Informatização de assento apresenta apelido da mãe e não do pai.

Boa noite. Minha avó nasceu em 1918, então solicitei a conservatória, via e-mail, a busca do seu assento. Me retornaram um numero de assento informatizado do ano de 2024, com a cota de informatização de assento xxx/1918.

Ao obter o assento via CivilOnline, veriquei que o apelido registrado para minha avó é o da mãe e não do pai. Porém todos os documentos emitidos no Brasil, de RNE, casamento, óbito da minha avó e de seus 2 irmãos que nasceram em Portugal e vieram com a família para cá, constam o sobrenome do pai.

O único documento que tenho de Portugal, o qual consta o apelido do pai, foi o da lista de passaportes concedidos, no qual existe registro da mãe e da irmã mais velha com o apelido do pai. Minha avó e o irmão mais novo constam apenas como números nos acompanhantes do pai, provavelemente pela a idade que tinham.

Será que existe a possibilidade de terem definido isso na informatização, visto que na época do registro em 1918, não existia no código de registro civil regra para definição de apelidos e até 1911 os registros feitos no batismo só definiam o primeiro nome, sendo a primeira regra definida apenas em 1928 no artigo 213?

Baseado nesta hipótese, gostaria de saber se é possível obter a certidão de nascimento em cópia integral do português, com os dados completos originários do registro do assento e como fazê-lo. Pergunto pois tentei solicitar à conservatória o registro XXX/1918 em cópia integral e me retornaram que já existia versão informatizada e que poderia ser obtida via CivilOnline. Argumentei que a informatizada eu já tinha e por conta de inconsistência de apelidos gostaria do originário para subsidiar possíveis correções em documentos, mas não tive resposta.

Se nao for possível. Que outra opção tenho? Será que consigo seguir com um argumento no pedido de cidadania ou ainda em um pedido inicial de transcrição de casamento da minha avó?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.