Dúvidas - Transcrição de Dois Casamentos

Pessoal, boa noite!

Preciso transcrever o casamento do meu bisavô para o pedido de nacionalidade e estava com algumas dúvidas.

Ele casou duas vezes. Ele (português) casou com uma brasileira (que foi a óbito) e posteriormente casou com a minha bisavó (também brasileira)

  • Para a solicitação da transcrição eu posso solicitar em um único pedido as duas transcrições?
  • certidão de casamento na igreja é válida?
  • A primeira esposa do meu bisavô tem apenas o registro de nascimento nos registros da igreja, também serviria como certidão de nascimento?

att

Comentários

  • editado March 9

    @fabiosousaf

    Pode enviar junto no mesmo envelope, separe os documentos de cada transcrição e preencha os formulários separados (casamento 1, óbito da esposa e casamento 2).

    Provavelmente irão lhe cobrar 2 transcrições de casamento (óbito não tem custo).

    Documentos brasileiros da igreja (batismo e casamento religioso) até 1888 são aceitos. De 1889 (quando começou o registro civil) só as certidões (cartório).

  • @AlanNogueira obrigado pelos esclarecimentos!

    Uma última dúvida que eu queria esclarecer é se eu, na qualidade de bisneto, posso realizar o pedido de transcricao (ou seria somente filho/neto)?

  • editado March 9

    @fabiosousaf não sei, mas para garantir peça o parente mais próximo que estiver vivo pra assinar o requerimento.

  • Aproveitando a dúvida....

    Minha mãe portuguesa casou 2 vezes. Ambos vieram a óbito e estou fazendo a transcrição do casamento e óbito.

    Será necessário fazer 2 requerimentos? E se sim, terei que pagar 2 vezes?


    Obrigado

  • editado March 12

    @g0ham

    Um requerimento para cada transcrição, se for transcrever os 4 atos precisara preencher 4 requerimentos: Casamento 1, Obito 1, Casamento 2 e Obito 2 (este ultimo nao precisa transcrever obrigatoriamente).

    Pagará duas vezes (1 taxa para cada pagamento). Obitos sao isentos, voce só vai gastar com as certidoes/apostilamentos.

    Pode enviar tudo no mesmo envelope, mas dentro separe cada pedido grampeado com seus respectivos documentos.

  • editado March 13

    @AlanNogueira

    Existe um requerimento que é para casamento e óbito (abaixo). Nesse caso não seriam 2 requerimentos ?

    Apenas minha mãe é portuguesa.


    Obrigado mais uma vez pela auda

  • @g0ham se ja tem junto no formulario acredito que possa preencher casamento+obito mas em caso de duvidas consulte o consulado responsavel.

  • @AlanNogueira É possível fazer no caso de 02 casamentos o aviso de óbito da primeira esposa sem a certidão de óbito da mesma?

    Pergunto isso pq no meu caso é o único documento que não possuo e não encontrei. Na certidão do segundo casamento inclusive tem essa observação de que meu bisavô (português) era viúvo

  • @fabiosousaf acredito que não... o ideal é buscar este documento, provavelmente vao lhe exigir este obito em inteiro teor digitado e apostilado

  • @fabiosousaf Não é um documento difícil de conseguir.

    Você não tem a certidão de casamento? No próprio site do cartório você consegue saber se possuem ou não apenas buscando pelo nome.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.