Dúvidas - Transcrição de Dois Casamentos
Pessoal, boa noite!
Preciso transcrever o casamento do meu bisavô para o pedido de nacionalidade e estava com algumas dúvidas.
Ele casou duas vezes. Ele (português) casou com uma brasileira (que foi a óbito) e posteriormente casou com a minha bisavó (também brasileira)
- Para a solicitação da transcrição eu posso solicitar em um único pedido as duas transcrições?
- certidão de casamento na igreja é válida?
- A primeira esposa do meu bisavô tem apenas o registro de nascimento nos registros da igreja, também serviria como certidão de nascimento?
att
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@fabiosousaf
Pode enviar junto no mesmo envelope, separe os documentos de cada transcrição e preencha os formulários separados (casamento 1, óbito da esposa e casamento 2).
Provavelmente irão lhe cobrar 2 transcrições de casamento (óbito não tem custo).
Documentos brasileiros da igreja (batismo e casamento religioso) até 1888 são aceitos. De 1889 (quando começou o registro civil) só as certidões (cartório).
@AlanNogueira obrigado pelos esclarecimentos!
Uma última dúvida que eu queria esclarecer é se eu, na qualidade de bisneto, posso realizar o pedido de transcricao (ou seria somente filho/neto)?
@fabiosousaf não sei, mas para garantir peça o parente mais próximo que estiver vivo pra assinar o requerimento.
Aproveitando a dúvida....
Minha mãe portuguesa casou 2 vezes. Ambos vieram a óbito e estou fazendo a transcrição do casamento e óbito.
Será necessário fazer 2 requerimentos? E se sim, terei que pagar 2 vezes?
Obrigado
@g0ham
Um requerimento para cada transcrição, se for transcrever os 4 atos precisara preencher 4 requerimentos: Casamento 1, Obito 1, Casamento 2 e Obito 2 (este ultimo nao precisa transcrever obrigatoriamente).
Pagará duas vezes (1 taxa para cada pagamento). Obitos sao isentos, voce só vai gastar com as certidoes/apostilamentos.
Pode enviar tudo no mesmo envelope, mas dentro separe cada pedido grampeado com seus respectivos documentos.
@AlanNogueira
Existe um requerimento que é para casamento e óbito (abaixo). Nesse caso não seriam 2 requerimentos ?
Apenas minha mãe é portuguesa.
Obrigado mais uma vez pela auda
@g0ham se ja tem junto no formulario acredito que possa preencher casamento+obito mas em caso de duvidas consulte o consulado responsavel.
@AlanNogueira É possível fazer no caso de 02 casamentos o aviso de óbito da primeira esposa sem a certidão de óbito da mesma?
Pergunto isso pq no meu caso é o único documento que não possuo e não encontrei. Na certidão do segundo casamento inclusive tem essa observação de que meu bisavô (português) era viúvo
@fabiosousaf acredito que não... o ideal é buscar este documento, provavelmente vao lhe exigir este obito em inteiro teor digitado e apostilado
@fabiosousaf Não é um documento difícil de conseguir.
Você não tem a certidão de casamento? No próprio site do cartório você consegue saber se possuem ou não apenas buscando pelo nome.