Ajuda Localizar certidão de nascimento do bisavô Português

Olá Pessoal! Tudo Bem?

Já tem algum tempo que estou realizando pesquisas na internet em sites aqui do Brasil e também em Portugal para tentar desvendar onde meu bisavô português nasceu.

Infelizmente não possuo registros do local onde ele nasceu, porém de acordo com minha tia-avó ele dizia ser de Porto, ela também confirmou que ele tinha passaporte porém ficou inutilizável com o passar do tempo e acabou sendo descartado.

Aqui no Brasil a certidão (inteiro teor) de casamento e de óbito apenas fazem menção que ele era cidadão português.

Meu bisavô morou no Estado do Rio de Janeiro, na baixada fluminense, em São João de Meriti. Não consigo confirmar se necessariamente ele desembarcou no Rio de Janeiro ou se foi através de algum outro porto no Brasil.


Bisavô: Manoel Alves

Filiação - Mãe: Almerinda Ferreira Pai: Firmino Alves

Nasceu: 26/05/1900

Morreu: 16/05/1960 (São João de Meriti - Rio de Janeiro)

Casamento (aqui no BR): 15/04/1933 Esposa: Orminda Rodrigues Alves (Nome Solteira: Orminda Neves Rodrigues)


Obs: Curiosamente minha bisavó era filha de portugueses também.

Aceito qualquer tipo de sugestão, tentei fazer buscas a grosso modo porém não tive êxito.

A principio queria tentar encontrar algum rastro que direcionasse ou confirmasse minha busca para algum distrito/concelho.


Obrigado!

Comentários

  • Pessoal, Estou passando aqui para uma atualização.

    Através de algumas buscas, identifiquei que meu trisavô (Firmino) faleceu aqui no Brasil, com isso através do FamilySearch consegui uma referencia de registro e local onde meu trisavô teria nascido, porém ainda sigo sem encontrar a certidão de baptismo ou registro do meu bisavô.

    Outro ponto importante é que talvez meu trisavô Firmino não tenha sido casado com minha trisavó Almerinda, pois em seu atestado de óbito possui um outro cônjuge aqui no Brasil.

    Registro de Óbito Firmino: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77RS-9ZT2

    Registro de Baptismo Firmino: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829443

    Pais: Manuel Alves e Cacilda das Neves

    Data de nascimento: 1874-01-29

    Localidade: Santa Maria, Campanhã, Porto, Porto, Portugal

  • editado March 15

    @RomuloVB


    Outro ponto importante é que talvez meu trisavô Firmino não tenha sido casado com minha trisavó Almerinda, pois em seu atestado de óbito possui um outro cônjuge aqui no Brasil.

    Se a sua trisavó Almerinda faleceu antes do Firmino, é possível que ele tenha se casado novamente. Você sabe quando ela faleceu?

  • @RomuloVB

    O óbito de Almerinda Ferreira em Sao Joao de Meriti em 1950 foi declarado pelo próprio Manoel Alves; ele diz que ela era solteira:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67H5-KR?i=310

    O passaporte que consta na base de dados do CEPESE mostra Almerinda com 47 anos indo para o Rio de Janeiro e como solteira:

    ID / Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil

    370657 / Almerinda Ferreira / Porto / Porto / João Batista Moreira / Ana Ferreira / Doméstica / 47 / Rio de Janeiro / Solteiro

    O batismo de Almerinda na freguesia de Santo Ildefonso no Porto, ver tif 018:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830714

    Manoel, pela data de nascimento que consta em seu casamento, parece ter sido concebido pouco antes de Firmino casar com Raquel da Silva. E Firmino casou como solteiro aos 25 anos, e não como viúvo.

    Essa árvore aqui mostra o casamento de Firmino com Raquel (em outubro de 1899), os vários filhos que tiveram, inclusive alguns que vieram para o BR também, mais especificamente na mesma região: Baixada Fluminense:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G5Z1-YDC

    Tente ver com parentes mais velhos se eles sabem quem são esses outros possíveis meio-irmãos de Manoel, filhos de Raquel, que também viveram na Baixada, Maria, Humberto e José. O óbito de Almerinda diz que ela só deixou um filho maior (que seria o declarante, Manoel).

    Como no seu casamento Manoel declarou que nasceu em maio de 1900, não acho que teria como ele ter sido batizado em PT como filho legítimo (naquele momento) de Firmino. Pois Firmino continuou casado com Raquel, tendo filhos pelo menos até 1911. Inclusive tem um filho também em 1900 (Joaquim, nascido em novembro). Todos esse filhos nasceram no Porto, na freguesia de Campanhã.

    Isso pode indicar que talvez Manoel tenha sido batizado apenas como filho de Almerinda, sem menção ao nome do pai (pai incógnito). Eu procuraria nas diversas freguesias do Porto por batismos de "Manoel", tanto tendo o nome de ambos os pais, ou só o de Almerinda.

    À princípio isso pode parecer uma tarefa gigantesca, pois o Porto é uma grande cidade, com várias freguesias bem populosas. Por sorte, essas freguesias tem um "Índice de Registos ou de "Batismos"; assim dá para olhar todos os "Manoel" batizados nela em um período de forma rápida. Só buscar por isso na página de cada freguesia:

    https://tombo.pt/f/prt03

    Eu começaria por Campanhã (a de Firmino) e Santo Ildefonso (onde Almerinda nasceu) e iria expandindo pelas freguesias vizinhas:

    https://geneall.net/pt/mapa/208/porto/

    Como a freguesia de Campanhã fica bem na divisa com o concelho de Gondomar. talvez seja necessário expandir para as freguesias vizinhas que já estão nesse outro concelho:

    https://geneall.net/pt/mapa/200/gondomar/

    Aqui o mapa do DISTRITO do Porto, com todos seus concelhos:

    https://geneall.net/pt/mapa/13/porto/

    Talvez a data do nascimento de Manoel que aparece em seu casamento não seja correta. Eu olharia uns anos antes e depois dela ao consultar esses índices. Tomara que funcione!

    Apesar de não ter grandes chances, eu arriscaria pedir ao cartório onde Manoel casou o "desarquivamento da habilitação do casamento" (para ver que documentos ele apresentou para poder casar - ali pode ter o local de nascimento dele). Isso funciona bem na maioria do BR, mas infelizmente o estado do Rio de Janeiro permitiu que os cartórios incinerassem isso sem antes microfilmar. Um ou outro cartório do Rio não incinerou tudo, por isso não custa tentar.

  • @eduardo_augusto Eu não sabia a data de falecimento até o @CarlosASP me ajudar.

    @CarlosASP Obrigado pelas informações. Em relação ao cartório eu já tentei anteriormente e fui informado que o cartório descarta após 10 anos, por desencargo irei novamente ao cartório questionar rs.

    Em relação aos parentes eu vou pegar as informações que reuni até agora e repassar para eles e ver se conseguem se lembrar de mais algum detalhe.

    Já fiz uma busca em Santo Ildefonso no ano de 1900 e 1901 porém não encontrei nada. Irei voltar aos registros de baptismo e procurar 1 ano antes da data de nascimento para ver se encontro algo.

    Em Campanha também cheguei a pesquisar bastante, indo até além de 1 ano além do nascimento (por conta do casamento que ele tinha com a Raquel imaginei que poderia ter batizado depois).

    Em relação ao Manoel (ou Manuel dependendo de como foi indexado) eu gostaria de pesquisar os passaportes emitidos pois existe a evidencia que ele tinha um passaporte e que acabou sendo descartado como mencionei anteriormente. Ainda não tenho evidencia de quando chegou no Brasil, sendo certo que foi entre 1900 e 1933 (data de nascimento e casamento respectivamente), precisaria refinar essas datas para conseguir pesquisar com mais foco.

    Vou seguindo as orientações dos post que seguirem e volto aqui em caso de novidades.

    Obrigado.


  • Achei esse registro em Santo Ildefonso.

    Alguns pontos que observei:

    • Os nomes do Avô e Avó Maternos batem com o registro de Óbito da Almerinda aqui no Brasil.
    • O dia e mes de nascimento de nascimento do Manoel batem com o documento de casamento do Brasil mas o ano correto seria 1899 e não 1900.
    • O nome da mãe está como Almerinda Ferreira Gomes e acredito que possivelmente ela pode ter adotado o sobrenome do cônjuge (apesar de constar como solteira no batismo).
    • E por fim...o que me deixou mais preocupado. A pessoa registrada como Pai, não é o Firmino, porém aparenta estar registrado como filho Ilegítimo de Antonio Gomes Bento.


    Se confirmado que esse realmente é o registro de batismo de Manoel, fico na duvida em qual seria os próximos passos...

    Verificar se foi feito alguma alteração nesse registro em Portugal? Talvez na emissão do Passaporte tenham as informações atualizadas?

  • @RomuloVB

    Me parece que esse é o batismo de Manoel pelo conjunto de informações, apesar de algumas divergências. A questão de ano diferente de nascimento entre documentos em PT e no BR é relativamente comum.

    O fato de ele ter um "outro pai" (que aparentemente nunca se casou com Almerinda) realmente foi um "plot twist" que não tinha imaginado. O que levou Manoel a depois "virar" e se declarar filho de Firmino talvez só algum parente mais velho saiba. Muitas vezes essas histórias "não convencionais" são omitidas pelas famílias dado os tabus da época. Pode ser que Antonio Gomes Bento tenha morrido depois, ou pode o ter abandonado (mesmo depois de ter perfilhado o Manoel, como aparece no final do batismo); são coisas que só os envolvidos devem saber.

    Ao não saber o que aconteceu. fica mais difícil tentar entender que documentos provariam que Manoel Alves (que consta como filho de Firmino no seu casamento) é esse mesmo do batismo.

    Firmino pode ter de alguma forma "adotado" Manoel, ainda em PT ou já no BR. Pode ser que tudo tenha sido "de boca", que em algum momento se foi em algum lugar, levaram 2 testemunhas e foi declarado assim. No limite, o próprio Manoel pode ter feito isso ao casar, levando testemunhas para "provar" quem ele era, ao invés de apresentar documentos (a legislação permitia isso). O casamento de Manoel fala da habilitação e o que foi apresentado, mas sem ver a habilitação, não dá para saber se foi algum tipo de registro ou documento de identificação ou apenas a declaração com 2 testemunhas.

    O casamento faz menção ao Código Civil (o de 1916; ficou em vigor at´2002), o artigo 180 é o que trata da habilitação:

    https://www.vademecumprevidenciario.com.br/legislacao/art/lei_00030711916-180

    Tente reconstituir com a família a vida dessas pessoas (Manoel, Almerinda, Firmino, Rachel), se há ideia quando chegaram no BR etc. Pode ter fragmentos da história oral que ajudem a solucionar isso tudo.

    Só como exemplo da "loucura" em alguns documentos, essa semana mesmo vi um caso onde se tinha um batismo de uma pessoa em PT (sem erros nem dúvidas de quem era). Mas também há um registro de nascimento bem tardio dessa mesma pessoa feito no RJ por um terceiro, dizendo que ela tinha nascido em SP, dando datas, filiação - tudo batendo com o batismo em PT (com exceção do lugar, é obvio). Tudo feito apenas na base da corroboração de 2 testemunhas. Por alguma razão, quiseram que a pessoa "nascesse" no BR.

    Vamos ver se alguém do fórum tem mais sugestões; minha capacidade de achar mais caminhos acho que se esgotou infelizmente. Se ninguém do fórum der mais ideias, tente outros fóruns bem similares na internet e em rede social. Em alguns há gente bastante séria e informada (mas vai ouvir muita bobagem também, rs; não é um caso feijão com arroz).

  • @CarlosASP obrigado pela ajuda, sabendo dessa possibilidade de alteração de sobrenome e erro no ano de nascimento ajudará em pesquisas posteriores.

    Eu encontrei o passaporte do Manoel e de sua mãe tb, mas como eu mencionei antes, o sobrenome do Manoel está diferente, vou seguir com a tese que ele pode ter trocado ao ser reconhecido pelo Pai legitimo aqui no Brasil.

    Tentarei encontrar algum registro em cartório/embaixada por documentos de Manoel Gomes Bento que evidencie a troca do sobrenome para Manoel Alves ou que descarte essa hipótese (afinal de contas ainda é uma tese).

    Abaixo os documentos que encontrei de Manoel Gomes Bento (suposto Manoel Alves).



  • @RomuloVB

    Notei que o passaporte de Manoel Gomes Bento tem uma fotografia dele. Será que algum parente mais velho ainda vivo conseguiria reconhecer essa foto? Ou alguém teria alguma outro foto dele para tentar comparar?

    Nesse processo de passaporte, em algum lugar tem a assinatura de Manoel Gomes Bento? Para comparar com a assinatura de "Manoel Alves" no casamento dele no RJ.

    Boa sorte nas pesquisas!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.