Documentação para cidadania/ neto de português

Boa noite. Inicialmente iria fazer o processo como filho, mas meu pai faleceu em 2023. Sendo assim vou dar entrada no pedido em meu nome pois sou neta do Português. Tenho em mãos certidão de batismo, casamento e óbito do meu avô português, porém a certidão de nascimento do cônjuge dele, no caso minha avó que é italiana eu não tenho...Já pedi pesquisa nos cartórios na Itália e até no Brasil, levando em consideração o fato dela ter vindo muito pequena para o Brasil, mas NADA foi encontrado. Achei todas as informações dos pais dela e dos irmãos mas dela NADA. Poderiam me orientar como devo proceder... Essa certidão é dispensável? tem como justificar a falta dela de alguma forma? pois tenho receio de mandar e o processo todo ser perdido. No aguardo, desde já agradeço.

Comentários

  • Elaine_2021portugal 7:20PM

    Boa noite. Inicialmente iria fazer o processo como filho, mas meu pai faleceu em 2023. Sendo assim vou dar entrada no pedido em meu nome pois sou neta do Português. Tenho em mãos certidão de batismo, casamento e óbito do meu avô português, porém a certidão de nascimento do cônjuge dele, no caso minha avó que é italiana eu não tenho...Já pedi pesquisa nos cartórios na Itália e até no Brasil, levando em consideração o fato dela ter vindo muito pequena para o Brasil, mas NADA foi encontrado. Achei todas as informações dos pais dela e dos irmãos mas dela NADA. Poderiam me orientar como devo proceder... Essa certidão é dispensável? tem como justificar a falta dela de alguma forma? pois tenho receio de mandar e o processo todo ser perdido. No aguardo, desde já agradeço.


  • @Elaine_2021portugal


    Verifique na certidão do seu pai, se o seu avô foi o declarante do nascimento. Se foi ele, ótimo, a principio nao precisa de nada da sua avó. Se foi a avó, aí voce precisaria da certidao de nascimento dela, para fazer a transcricao do casamento.

  • @eduardo_augusto Boa noite.... Meu avô português não foi o declarante do nascimento do meu pai. Senso assim preciso fazer a transcrição do casamento em Portugal, porém para isso preciso também da certidão de nascimento do cônjuge do Português, que no caso era italiana, e essa certidão até agora é um mistério. Vasculhamos no Brasil e na Itália, mas até agora nada.... Me disseram que tem um processo chamado supressão do documento, mas não sei como é feito.... se souber algo que possa ser feito desde já agradeço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.