Busca de Registro de Nascimento/Batismo do Bisavós Portugueses - Bragança/Failde

Olá, boa tarde.

Estou em busca da certidão de nascimento/batismo dos meus bisavós em Portugal para dar início ao processo de cidadania da minha mãe - que é a neta e eu bisneta.


Quando eu faço as buscas com essas informações que tenho sobre o nascimento deles, nada consigo encontrar:

Freguesia (bairro) Failde

Concelho (cidade) Bragança



As informações que eu tenho:

Da minha bisavó consegui encontrar um registro de passaporte dela de saída de Portugal em 04/03/1929. Mas não encontrei o registro de nascimento/batismo nos livros de Bragança/Failde.

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1375182


Certidão de casamento deles no Brasil 25/09/1930: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6V-Z9JC-F?cc=2765317&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPRX-FQGS


A mesma localidade aparece na certidão de casamento deles.

Quando fui atrás do desarquivamento do processo de casamento deles no Brasil pra tentar encontrar mais informações do bisavô em Portugal, o que eles tinham no cartório era um Ato declaratório na hora do processo de casamento. E tinha apenas um Documento de boletim de nascimento.

Armada da república portuguesa

Conservatória de registro civil de Bragança

Freguesia de Failde

Boletim de nascimento dele 28 de janeiro de 1909



Sei também que eram primos, pelo que a família conta.


Os dados deles:

Nome completo: Alexandre do Rosário Fernandes

Data/ano de nascimento 28/01/1909

Nome do pai Manuel A Fernandes 

Nome da mãe Maria Ignacia Martines

Freguesia (bairro) Failde

Concelho (cidade) Bragança


Nome completo Felicissima das Merces Fernandes

Data/ano de nascimento 28/01/1906

Nome do pai Francisco Antônio dos Santos

Nome da mãe Maximina Bellizandra

Freguesia (bairro) Failde

Concelho (cidade) Bragança


Tenho também esses registros de família aqui do Brasil:


Estou no escuro, fiz a busca nos livros de Bragança/Failde mas não consigo encontra-los.

Alguém consegue me dar um direcionamento, se estou procurando de forma errada?


Muito obrigada

Comentários

  • @luanearruda

    Felicissima n.º 3 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1186075 imagem m004.tif - Freguesia de Failde, Conselho e Distrito de Brangança.

  • @luanearruda

    O dele já tentou ver com a Conservatória de Bragança ou pedir pelo civilonline com os dados que informou?

    Armada da república portuguesa

    Conservatória de registro civil de Bragança

    Freguesia de Failde

    Boletim de nascimento dele 28 de janeiro de 1909

  • @AlanNogueira

    Muito obrigada pelo auxílio na busca da minha bisavó Felicissima. Imensamente agradecida.


    Pelo civilonline quando tentei não pude avançar, o ano de nascimento dele tem mais de 100 anos.


    Sobre a Conservatória de Bragança, que tipo de busca você recomenda no Crav?

    • Pedido de certidão
    • Pedido de Reprodução


    Eu já havia tentado um pedido de pesquisa, (foi a primeira vez tentando, não sabia bem como pedir)


    Eles responderam:

    Resposta ao Pedido de Pesquisa

    Informo V.exª, que os livros já se encontram disponíveis online, pelo que poderá fazer a sua pesquisa pelos seus próprios meios.

    Link: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/results?t=bgc14


    Olhei os livros essa semana, mas não consegui encontrá-lo.

    Vou tentar de novo.

  • editado February 29

    @luanearruda sugiro que mande um e-mail para a Conservatória de Registo Civil de Bragança com os dados que possui. O CRAV é só para pedidos de atos que estão no Arquivo Distrital.

  • @AlanNogueira

    Bom dia Alan, segui sua recomendação e mandei um e-mail para eles.


    Tive a seguinte resposta:

    Informo Vº Exa que esta Conservatória só tem assentos de nascimento a partir do ano de 1911, os anteriores já se encontram no Arquivo Distrital de Bragança, onde deverá dirigir o seu pedido. 

    Rua de S. Francisco, nº 63, 5300-050, Bragança, PORTUGAL

     Telefone: (+351) 273 001 300 - Fax: (+351) 273 001 301

     E-mail: mail.adbgc@adbgc.dglab.gov.pt - Website: http://adbgc.dglab.gov.pt

     Com os melhores cumprimentos,

    A Oficial de Registos

     Eugénia Mandim

    _______________


    Acionei uma pessoa na família que também está atrás disso, para ver se teria alguma nova informação do registro de nascimento do Português.

    Ela disse "O da minha avó andando, o de todos andam". (A vó dela, filha dos portugueses ainda é viva).

    "Realmente, ela por ter idade, talvez tenha prioridade na fila", disse à ela.

    "Deveriam ter prioridade, mas o dela parou".

    Achei a resposta nebulosa, pq se parou, eles podem ter dado entrada. Questionei que se deram entrada e constar alguma informação do bisavô, consigo começar o processo da minha mãe. (não preciso esperar o da vó dela finalizar) mas não tive retorno ainda sobre esse questionamento.

    __

    Então tentei saber informações do registro civil da portuguesa, pq caso tenham dado entrada, se protocolaram o casamento deles em Portugal, talvez eu descubra.

    Então pesquisei aqui no fórum como tentar descobrir isso e enviei um e-mail para a rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, pedindo informação sobre o estado civil da portuguesa.

    Tive resposta e "Nada consta".

    __

    Sinto que estou andando em círculos, que falta alguma informação sobre o nascimento dele.

    Estou olhando em todos esses livros, estendendo a pesquisa entre 1900 até 1911

    https://adbgc.dglab.gov.pt/2022/05/15/arquivo-distrital-de-braganca-disponibilizou-10-000-imagens-registos-paroquiais/

    Olhei três vezes: 1901 até 1911 em Bragança/Failde 

    França 1900 até 1911

    Mas ainda não encontrei.


    Não vou desistir.

  • @luanearruda

    Poderia por gentileza anexar aqui o documento que consta no processo de casamento que você mencionou, o tal “boletim de nascimento” de 1909?

  • @AlanNogueira

    Bom dia, essa informação consegui por telefone com o cartório em 2021.

    Quando fiz a busca, a atendente do cartório me retornou exatamente com essa informação:

    Armada da república portuguesa

    Conservatória de registro civil de Bragança

    Freguesia de Failde

    Boletim de nascimento dele 28 de janeiro de 1909


    Como era a mesma informação que eu já tinha em mãos, não solicitei o documento.

    =/

  • editado March 5

    @luanearruda sugiro que peça o desarquivamento do processo de habilitacao de casamento no cartorio brasileiro onde se casaram (é um serviço pago do cartorio), este documento pode ter alguma indicacao mais precisa para você, poste-o aqui para que o pessoal do forum possa ver se tem pista nele que pode ter lhe passado despercebida. Paralelamente tente expandir a busca para as freguesias proximas a Failde.

  • @AlanNogueira


    Acabo de falar com o cartório, ela fez a busca comigo por telefone e me informou o seguinte:

    Armada da República Portuguesa

    Distrito de Carocedo 

    Concelho de Bragança


    Essa informação não foi passada anteriormente em 2021.

    Agora, para ter essa certidão de inteiro teor, o direcionamento dela foi: procurar o cartório onde foi dada a entrada o óbito, para eles encaminharem para eles o documento e por fim ter acesso ao documento, que no caso é minha mãe que deve solicitar o pedido.


    Vou correr com isso essa semana.

    Mas pelo menos tenho um novo caminho para procurá-lo em Portugal.

  • @luanearruda

    Deve ser Freguesia de Carrazedo, Concelho Bragança, Distrito Bragança - veja se acha nos livros aqui https://tombo.pt/f/bgc07

  • @AlanNogueira

    Bom dia

    Tenho boas novidades.

    Enquanto fazia a busca pelo link que me enviou, fui tentando conseguir mais informações com a família. Aquela pessoa que comentei anteriormente realmente tinha dado entrada no processo da avó. Então consegui algumas novas informações.

    O Alexandre nasceu em 1909, mas foi registrado em 1912. O registro não foi feito conservatória. Mas, sim no arquivo distrital.


    Quanto a Felicíssima, ela foi registrada em Portugal como Fellecipima. O lugar que está fazendo o processo da avó, fez uma certidão narrativa de nascimento e acho que já contestaram o erro no registro do nome. O casamento também já foi registrado em Portugal.


    A partir daqui, consigo fazer as buscas de documentos de minha mãe para dar entrada no processo dela.

    Você sabe me dizer se essa contestação do registro do nome, deverá ser anexada também aos nossos processos? Ou uma vez que foi feita, não há necessidade de contestar novamente?


    Muito obrigada por toda ajuda.

  • @luanearruda bom que conseguiu encontrar, então agora acredito que tenha tudo. Boa sorte em seu processo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.