Divergência de nome

Olá pessoal,

Com a ajuda do @AlanNogueira consegui encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, para dar prosseguimento ao pedido de obtenção de nacionalidade para o meu pai, que é neto de português.

Com umas anotações em uma caderneta de meu avô, consegui alguns dados que eu precisava para que fosse localizada a certidão e confirmar que realmente se tratava de meu bisavô.

Os dados que eu tenho na caderneta são:


Nome: João Augusto Ferreira

Mãe: Theresa de Jesus

Pai: José Ferreira

Que teria saído de São Thiago de Cassurães (Portugal) em 1884

Casou-se no Brasil em 18/12/1886 com Amélia Candida Nogueira (bisavó brasileira)

Meu bisavô tinha o apelido de “João pintor”, sendo que no passaporte dele consta a profissão de “caiador”.


Então, foi localizado o passaporte exatamente com esses dados, salvo por um detalhe, o nome que consta no passaporte e no registro de nascimento em Portugal é apenas “João Ferreira”, mas, aqui no registro de nascimento no Brasil do filho do português (meu avô brasileiro) está como “João Augusto Ferreira” e o nome dos pais exatamente igual.

Aqui no Brasil, ele se casou em 18/12/1886, com minha bisavó brasileira, na cidade Conselheiro Lafaiete – MG (Antiga Queluz) ou em Santana dos Montes – MG (que pertencia a Queluz), nessa época ainda não existia registro civil, apenas o da Igreja Católica, então, fiz um pedido de busca na Cúria de Mariana – MG, onde se encontram arquivados esses registros, eles informaram que não possuem esse registro.

Como proceder nesse caso? (Que o nome na certidão em Portugal é diferente no Brasil)

Devo continuar a procura da certidão em Portugal?

Devo tentar retificar a certidão aqui no Brasil? 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.