Filha de português (falecido em 2016), com 22 anos agora, nascida e crescida em Moçambique.

submeti meus documentos no dia 20.07.2023, no consulado português em Moçambique de modo a fazer o registo de nascimento como portuguesa. No entanto disseram me que levaria em torno de 6 meses, mas que priorizam menores de idade, eu sendo maior (com 22 anos) levaria “talvez” um pouco mais de tempo, pois bem, já se passam 7 meses, e até hoje o consulado, diz que o meu processo ainda não foi integrado no CRC de portugual.

o que é suposto fazer neste momento? É normal que leve este tempo todo? Quanto tempo leva na realidade?

Comentários

  • editado February 27

    @juliadealmeida94 me encontro na mesma situação, dou moçambicano e estou em dúvida se envio pelo correio ou pelo consulado .

  • Sempre diretamente ao IRN , consulado somente irá atrasar o processo

  • E como faço? Porque meu pai só me registou aos 8 anos e tive que fazer uma declaração no consulado a explicar o porquê de terem me registado tarde. @marcelloamr

    outra, liguei para os CRC de Portugal e eles disseram me que o processo não foi integrado e nem a previsão.


    @Gfreitaj já trocaste e-mails com o consulado?

  • @juliadealmeida94


    Não há o que fazer. Os processos iniciados nos consulados são sempre mais lentos que aqueles feitos diretamente em Portugal. Além disso, o consulado não consegue fornecer muitas informações sobre o andamento do processo.

    Deve apenas aguardar a continuação do processo.

  • @juliadealmeida94 me encontro na mesma situação, dou moçambicano e estou em dúvida se envio pelo correio ou pelo consulado .

  • @Gfreitaj

    Se aceita um conselho, evite iniciar o seu processo de nacionalidade por consulados. São o caminho mais demorado e você não tem visibilidade alguma do andamento do processo.

  • @juliadealmeida94 Olá! Entretanto já recebeste alguma informação? Estou numa situação semelhante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.