Posso alterar meus sobrenomes ao dar entrada na nacionalidade por tempo de residência?

No novo formulário disponível no site do IRN para preenchimento da nacionalidade por tempo de residência há a seguinte opção: "Pretende ser identificado com o seguinte nome:". Queria saber se é possível cortar um dos meus sobrenomes para deixar meu nome completo mais curto (tenho 4 sobrenomes). Se for possível, devo apresentar algum documento? Há alguma burocracia a mais no processo caso eu faça essa mudança?

Comentários

  • @gusdestro

    Os relatos antigos existentes aqui no fórum são que as conservatórias simplesmente ignoram esse campo.

    No entanto, nada impede que você indique a sua preferência.

    Ao que parece a "regra" é que os nomes próprios não podem ser alterados e que os sobrenomes usados devem ser aqueles da própria família, ou seja, não pode pegar um sobrenome aleatório qualquer.

    Mas para você se certificar, recomendo que entre em contato com o IRN. Se o fizer, por favor depois poste aqui a resposta para que outras pessoas possam aproveitar a informação.

  • @gusdestro ainda que seja possível, aconselharia não fazer. Ter um nome no Brasil e outro fora pode eventualmente lhe trazer algum transtorno desnecessário, no seu lugar manteria igual, mas é só uma sugestão.

  • @AlanNogueira: Obrigado pelo comentário. Vivo em Portugal desde os meus 18 anos e estou aqui a quase 10 anos, não tenho nenhum grande vínculo com o Brasil, já há muitos anos que não vou pra lá, por isso talvez não seja um problema. Mas obrigado na mesma pela sugestão.

    @eduardo_augusto: Se for possível fazer a alteração eu iria mesmo só retirar um dos meus sobrenomes, não quero acrescentar nada porque já tenho um nome muito comprido. Já enviei um email a algumas conservatórias, agora só estou a espera da resposta.

  • Recebi a resposta da conservatória e ao que parece a mudança pode ser feita. A resposta que obtive:

    "Pode suprimir um apelido, mas terá de ter noção que vai ser identificado com um nome diferente do seu nome originário em Portugal."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.