Busca de registro de nascimento de portugues em Sertã

Olá, tudo bem? Me chamo Gabriel Sertã, meu trisavô era portugues, do concelho de Sertã.

Seu nome era Antonio Lopes, adotou o sobrenome "Sertã" quando veio para o Brasil, dado sua origem. Se alocou em Nova Friburgo, no estado do Rio, onde casou e constituiu familia.

Estou procurando registro portugues de nascimento dele, para dar entrada no processo de cidadania portuguesa (irei fazer para o meu avô e posteriormente para mim).

O que tenho de informação:

Nome: Antonio Lopes (depois que veio para o Brasil se tornou Antonio Lopes Sertã)

data de nascimento: ano de 1849 (vi em um caderno antigo da família que teria nascido em 10/set/1849, mas não tenho absoluta certeza se a documentação estaria nessa data)

Nome do pai: João Lopes

Nome da mãe: Joaquina da Conceição

Em tese nasceu no concelho de Sertã (já ouvi que teria sido na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, mas também não tenho absoluta certeza)

essas são as informações que possuo em relação à Portugal, mas tenho mais informações referente à sua vida no Brasil.

Obrigado!

Comentários

  • @gserta

    Acredito que seja este Antonio (último da primeira página) https://digitarq.adctb.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1048081 imagem m0136.tif Freguesia de Aranhas, Concelho Penamacor, Distrito de Castelo Branco. Não explica o sobrenome Sertã mas os demais dados são condizentes e a região é relativamente próxima.

  • @gserta desconsidere a mensagem acima

    Agora sim

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1050224 imagem m081.tif último da página da esquerda

    Freguesia de Cabeçudo, Concelho de Sertã, Castelo Branco. Data e nomes dos pais conferem melhor.

  • editado February 27

    Olá, tudo bem?

    Descobri depois de muita procura que o meu antepassado portugues, Antonio, foi exposto (abandonado pelos pais), e possuia pais educadores (adotivos). Descobri isso por sua certidão de casamento no Brasil, que dizia "pais incognitos, e pais educativos João Lopes e Joaquina da Conceição"

    Encontrei o batismo de um Antonio, exposto, em data muito próxima da que tinhamos como referencia do nascimento/batismo dele (setembro/1849), e no mesmo lugar (Sertã).

    Tendo como base o registro do batismo do exposto + certidão de casamento no Brasil, que indica que é portugues, e de pais incógnitos + documentação dos descendentes, acham que é o suficiente para tirar a cidadania?

    Meu receio é que no Brasil ele é "Antonio Lopes Sertã", e em Portugal apenas "Antonio", dado que era exposto.


    Obrigado!

  • respondi, mas aparece como se o moderador precisasse aprovar!!

    de qualquer forma, respondendo por aqui: achávamos que de fato era ele, mas descobrimos posteriormente, via certidão de casamento dele no Brasil, que ele foi abadonado pelos pais (na certidão de casamento constava como "pais incognitos").

    E descobrimos também que ele teria nascido em setembro/1849, na Villa de Sertã, e não em Cabeçudo (de onde era o que vc enviou no outro post!).


    O que batizado que mencionei segue abaixo

    A grafia não ajuda, mas diz que, em 16 de setembro de 1849, foi batizado na Igreja de São Pedro a Villa de Sertã, Antonio, que tinha sido exposto na "Roda desta Villa". A data que tinhamos achado como de nascimento era 10/setembro/1849

    referencia: PT-ADLSB-PRQ-PSRT12-001-B8_m0382

    link: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4831512


    O ideal com certeza seria encontrar algum documento com a adoção de Antonio por João e Joaquina. Mas ainda não conseguimos encontrar.

    Saberia dizer se existe algum caminho das pedras para esse ponto?

  • @gserta Cabeçudo é uma Freguesia de Sertã, fica a 6km da sede, não é impossível de ser ele. Mas com a informação adicional que você trouxe hoje (de que ele era exposto) o registro que você encontrou na Sede está mais condizente. Talvez o casal que o criou sejam os proprios pais do outro Antonio...

  • é possível sim! para fins de pedido de cidadania, acha que é estritamente necessário o registro de adoção? Ou daria sem isso, apenas com os demais documentos indicando que ele era exposto?

  • editado February 27

    @gserta é preciso que você avalie o "conjunto da obra", ou seja, todos os documentos que vai enviar. No batismo consta ele como exposto, sem pais declarados. No casamento aparece a informação de "pais incognitos", que coincide com a informação. Como está no nascimento do filho dele no Brasil, constam os nomes dos avós ou não? Se constarem como "não declarados" ou "desconhecidos/incognitos" é um bom sinal, mas se aparecem os nomes dos pais "de criação" talvez seja caso de retificar... O Conservador irá avaliar esses pontos para checar se são a mesma pessoa... talvez no seu caso seria interessante transcrever o casamento dele em Portugal para fixar que se trata do mesmo individuo...

    Mas não sou a pessoa mais adequada para respondê-lo, vamos ver o que os colegas mais experientes nisto lhe sugerem.

  • muito obrigado, Alan! ficarei no aguardo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.