@Vlad Pen, encontrei o sobrenome Alves em uma certidão de casamento do bisavô dele de 1819. Vou enviar uma carta explicando tudo certinho e incluir nela as certidões para demonstrar o vinculo (cópias simples). Muito obrigado!
bom dia estou fazendo a atribuição de minha sogra e após vou fazer da minha esposa , minha dúvida
Minha sogra chama Mariza com Z mas todos os documentos de minha esposa , desde a certidão de nascimento até o passaporte está com S Marisa . Se for retificar terei um enorme gastos , vocês acham que passa na conservatório ? Não tem mais nenhum dado errado , tudo bate correto
@jefferson embora seja uma pequena divergência..ja vi ACP implicar com letras que mudam o som da palavra pq eles não entendem o "S" com som de "Z"., mas acho que não terá problemas.
Boa noite vou dar aqui meu testemunho sobre retificação de documento e vou fazer uma pergunta aos moderadores ou a quem souber me responder! A certidão de nascimento da minha vó (que vou fazer a transcrição) na 8 RCPN (tijuca) tinha nome de avós maternos e paternos diferentes (sim os dois! ninguem merece!). Então resolvi dei a entrada pra retificação no próprio cartório. Fiz um requerimento com base em um modelo que tem na própria pagina do 8 RCPN (acho que se fizer alguns ajustes pode valer para qualquer cartório do Brasil este modelo). Como se tratava de alterar pessoas e não apenas letras ou erros comuns. Teve que ser por via judicial, com parecer do MP,,,etc. Por incrível que pareça não durou 2 meses. O cartorio pediu mais 15 dias p a segunda via (acho que para averbar no livro) Agora ....minha dúvida pessoal!!! 1. Como devo apresentar essa certidão para a ACP para a transcrição.? 2. Reprográfica do livro antigo com a alteração escrita nele!? Cópia apostilada da inteiro teor digitada!? Não sei se vão escrever nele porque o livro é bem velho!!!. Pois bem, estou perdido em como solicito este documento agora para mandar pra ACP e comprovar a alteração! Alguem me ajuda!?
Pessoal, o Assento de nascimento do meu marido (português por atribuição) está com a naturalidade errada. Eles colocaram a cidade que ele foi registrado, e não a cidade que ele efetivamente nasceu. Nós vamos a Portugal agora em março. Vcs acham melhor nós tentarmos corrigir isso na Conservatória que mandamos os documentos dele (que foi o ACP) ou melhor direto na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, que é onde se emite o assento?
@Thais Af, isso é retificação de assento português e não brasileiro, ficaria melhor localizado se fosse no tópico da própria ACP e não deste sobre retificação de assentos brasileiros. Para retificação do assento português não precisa ir até a conservatória. Escreva para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explicar o ocorrido, normalmente em questão de alguns dias eles já te dão um retorno sobre a retificação.
Boa noite. Sou neta de avós portugueses falecidos e mãe também. O meu avõ foi o declarante no nascimento de minha mãe. No assento de batismo da minha avó foi registrado como THEREZA ALCINA VAZ . Verificando as certidões brasileiras, observei que a Certidão de Nascimento e casamento da minha mãe consta o nome da minha avó como ALCINDA VAZ . Na minha certidão de nascimento , o nome da minha avó está como ALCINDA SOUZA , e na Certidão de óbito do meu avo aparece como ALCINDA TEREZA DE SOUZA O sobrenome Souza é do meu avõ AUGUSTO JOSE DE SOUZA. A certidão de casamento dos meus avós não foi localizada. Em todas as certidões a filiação dos meus bisavós maternos e paternos estão corretos . Isso poderá ser um problema. Obrigada.
Vlad Pen,estou indo para Lisboa em abril de 2019. O ideal será fazer logo a retificação do assento de batismo de minha avó na PGR de Lisboa? Posso dar entrada no meu processo como neta na CRC de Lisboa , sendo o meu avô o declarante do registro de nascimento de minha mãe ? Obrigada pelas instruções.
@Vlad Pen , o cartório de Belém onde foi registrada a certidão de nascimento de minha mãe, falou que não poderá ser feita a retificação do nome da minha avó. O que fazer neste caso? Obrigada pelos esclarecimentos.
@Vlad Pen qual a lei que ampara neste tipo de situação? Eles alegaram que o nome da minha avó - Thereza Alcina como consta no assento de nascimento diverge muito da Certidão de Nascimento da minha mãe que consta como Alcindo Vá. O sobrenome Vaz é da minha bisavó, que consta na filiação materna.
O cartório do registro de casamento de Belém, também disse que só poderá ser feita uma retificação judicial. A certidão de casamento da minha mãe também consta o nome da minha avó como Alcinda Vaz. Aleguei que os assentos emitidos em Portugal antes de 1911 não constava o sobrenome.
Amigos....a certidão de nascimento do meu pai, a avó paterna foi colocada o nome da madastra do avô dele. Sendo que no livro está a mesma coisa. O avô dele vivia com ela quando ele nasceu.Terei algum problema em Tondela? O de posso ter a certeza.
Comentários
Minha sogra chama Mariza com Z mas todos os documentos de minha esposa , desde a certidão de nascimento até o passaporte está com S Marisa . Se for retificar terei um enorme gastos , vocês acham que passa na conservatório ? Não tem mais nenhum dado errado , tudo bate correto
A certidão de nascimento da minha vó (que vou fazer a transcrição) na 8 RCPN (tijuca) tinha nome de avós maternos e paternos diferentes (sim os dois! ninguem merece!).
Então resolvi dei a entrada pra retificação no próprio cartório. Fiz um requerimento com base em um modelo que tem na própria pagina do 8 RCPN (acho que se fizer alguns ajustes pode valer para qualquer cartório do Brasil este modelo).
Como se tratava de alterar pessoas e não apenas letras ou erros comuns. Teve que ser por via judicial, com parecer do MP,,,etc. Por incrível que pareça não durou 2 meses.
O cartorio pediu mais 15 dias p a segunda via (acho que para averbar no livro)
Agora ....minha dúvida pessoal!!!
1. Como devo apresentar essa certidão para a ACP para a transcrição.? 2. Reprográfica do livro antigo com a alteração escrita nele!? Cópia apostilada da inteiro teor digitada!? Não sei se vão escrever nele porque o livro é bem velho!!!.
Pois bem, estou perdido em como solicito este documento agora para mandar pra ACP e comprovar a alteração! Alguem me ajuda!?
Para transcrição do casamento basta a de inteiro teor digitalizada(que já deve sair atualizada) e apostilada
A reprográfica é para atribuição
Para retificação do assento português não precisa ir até a conservatória. Escreva para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explicar o ocorrido, normalmente em questão de alguns dias eles já te dão um retorno sobre a retificação.
Em todas as certidões a filiação dos meus bisavós maternos e paternos estão corretos . Isso poderá ser um problema. Obrigada.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12100.htm
https://www.google.com/amp/s/jus.com.br/amp/artigos/18649/1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3403/como-retificar-certidoes-brasileiras-via-cartorio/p1