Passaporte português "de casal" em 1970 - Transcrição de casamento.

Possuo um passaporte português dos meus bisavós emitido em 1970 pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, que eles tiraram para poderem fazer uma viagem de turismo à Portugal - eles nunca se naturalizaram brasileiros.

À época, era um passaporte só para o casal", e não um individual para cada um. Envio cópia anexada.

Meus bisavós se casaram civilmente no Brasil, em 1933 - tenho cópia deste assento em livro.

Eu acreditava piamente que a transcrição do casamento deles já teria sido feita em Portugal por ocasião da emissão deste passaporte, de forma automática e obrigatória, já que era um documento português e especificamente "de casal".

Mas já estive pessoalmente na Conservatória de Cinfães, onde está o assento de batismo / nascimento do meu bisavô e me certifiquei que não há nenhum casamento averbado a este assento de nascimento dele!

Alguém me explica como isso seria possível|? Essa transcrição de casamento poderia ter sido feita em outro local e ainda não anexada ao assento de nascimento dele, que só foi informatizado em 2023?

Realmente não sei mais onde procurar...

P.S.: Há um erro nesse passaporte com relação ao ano de nascimento do meu bisavô, pois ele nasceu, de fato em 1903 (confirmado pelo assento de nascimento), e não em 1904 - porém todos os seus documentos brasileiros (exceto a certidão de casamento) constam 1904.


Comentários

  • @Glaucia_Marruá


    Minha sugestão: não perca tempo, faça logo a transcrição.

  • @eduardo_augusto, o problema é que o assento de batismo / nascimento da minha bisavó não é encontrado nem por genealogistas, pois simplesmente não está onde os documentos oficiais (brasileiros e portugueses) atestam! Provavelmente ela veio com um passaporte ou uma identificação falsa em 1925, e assim ficou. Portanto, eu não conseguiria fazer essa transcrição, e teria que pautar meu pedido pela linhagem do meu bisavô português, já que tenho todos os documentos dele e foi ele quem registrou minha avó, que ainda está viva. No caso, minha bisavó terá que ser retirada do assento português que for concedido à minha avó, infelizmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.