Certidao de Casamento Brasileira - Precisa informar o obito?

Boa noite,


Estou solicitando a certidao de casamento do meu avo Portugues, que casou no Brasil em 1941.

No requerimento do cartorio pergunta se ele eh falecido, a resposta eh sim.

O cartorio me ligou e disse que precisarei pedir ao cartorio onde tem a certidao de obito dele que comunique o obito para o cartorio onde se encontra a certidao de casamento.

Duvida:

  1. A certidao de casamento do Portugues eh necessaria? O casamento e obito dele ja estao transcritos no assento de nascimento/batismo em Portugal.
  2. So estou providenciando a certidao de casamento para provar o sobrenome dele, que nao consta no assento de nascimento. (Assento de 1900 e so consta o primeiro nome).
  3. Neste caso, posso solicitar apenas a copia de inteiro teor digitada e apostilada? Ou precisa ser tambem reprografica?


Obrigada!

Comentários

  • @Taianemkd


    Se o casamento e o obito dele já foram transcritos em Portugal, em tese significa que a certidao de nascimento dele já foi informatizada.

    Peça uma via no civilonline por 10 euros para se certificar. E basta nesse caso mandar a certidao do civilonline.

    Se por acaso a certidao de nascimento nao estiver informatizada, aí vc manda a certidao de batismo, acompanhada de uma cópia simples da certidao portuguesa de casamento, que tambem pode set obtida no civilonline, caso voce nao tenha.

  • @eduardo_augusto

    O casamento do Português foi feito no Brasil e o óbito também foi no Brasil.

    O assento dele de batismo em Portugal já está transcrito o casamento e o óbito.

    A única razão que eu queria usar a certidão brasileira dele de casamento, seria pra fixar o sobrenome.

    Ele não tem certidão de nascimento portuguesa, pois ele nasceu em 1900. Só assento de batismo.

    Quem está pedindo a comunicação do óbito é o cartório no Brasil que registrou o casamento, apenas.

    Devo providenciar esse comunicado para a certidão de casamento ter esse averbamento?

  • @Taianemkd


    Não há o que fixar, já está fixado. A transcrição já foi feita.

    Você está fazendo algo que não precisa fazer.

  • @Eduardo@eduardo_augusto


    Entendido, vou seguir sem essa certidão então.

    Muito obrigada Eduardo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.