Certidão de Nascimento da Minha Bisavó

Boa tarde, pessoal. Tudo bem?

Estou procurando a certidão de nascimento da minha bisavó. Eu tenho algumas informações como: data de nascimento, nome dos pais dela e sei que ela nasceu em Portugal. Porém, no Brasil, teve meu avô com meu bisavô, mas não eram casados (de acordo com a certidão de nascimento do meu avô, eles eram solteiros).

Nome da bisavó: Maria Rosa Ferreira

Nascimento: 17 de Maio de 1900

País de Nascimento: Portugal

Pai: Antônio Rodrigues

Mãe: Maria Rosa Rodrigues


Alguém consegue me ajudar com alguma orientação/informação? Obrigado!!

Comentários

  • editado February 16

    Boa tarde! @alebessa29

    Na certidão de nascimento do sua avó não indica a naturalidade dela? Já fez pesquisas em cartórios na cidade em que ela viveu aqui no Brasil para encontrar a certidão de óbito? Pode indicar a naturalidade lá, assim fica mais fácil de realizar a busca do registro paroquial!

    Já fez pesquisas no familly search? Lá possui muitos registros semelhantes, porém teria que ir garimpando e verificar com outros tipos de dados. Como a exemplo do registro abaixo de nascimento da "Maria Rosa Ferreira" de pai "Antonio Ferreita" e mãe "Maria..." com nascimento em 1900 no Porto.

    O curioso é que o nome dela não possui o "Rodrigues" do pai. Indica que ela tenha se casado antes de ter o seu avô e contraiu do marido o nome "Ferreira". Talvez ela tenha ficado viúva, o que era comum na época as mulheres casarem cedo e os homens falecerem por volta dos seus 50 anos. Ou ela fez a adoção desse sobrenome ao chegar no Brasil, o que também era comum. Você sabe a origem desse nome "Ferreira"? Caso ela tenha se casado antes de ter o seu avô, você pode fazer a pesquisa em cartórios do lugar em que ela viveu para encontrar essa certidão de casamento. Isso se ela se casou aqui no Brasil também. Mas você pode ter uma noção, sabendo do ano que ela nasceu(1900) e o ano que ela teve seu avô. Talvez não sobrem tantos anos antes do registro do seu avô para poder solicitar uma pesquisa de certidão, contanto que ela tenha se casado maior de idade. Mesmo que a maioridade penal no Brasil antes de 1920 era de 9 a 14 anos hahaha...

    Acredito que a pesquisa cartorial na cidade onde ela viveu aqui no Brasil seria o passo mais importante quando você não possui todos os dados, pois mesmo que você ache o registro paroquial agora, muito provavelmente você terá que possuir algum documento que mostre como ela contraiu um sobrenome diferente dos pais. O principal documento seria a certidão de casamento com o "Ferreira".

    Outro passo é fazer a pesquisa com o sobrenome dos pais, como "Maria Rosa Rodrigues", pois ela deve possuir passaporte para o Brasil com esse nome, no lugar de "Ferreira". Isso se ela não se casou ainda em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.