Certidão de nascimento de bisavô

Oi pessoal, tudo bom?


Estou com dificuldades em localizar o local de origem do meu bisavô. Quero entrar com o pedido de cidadania para o meu pai, que é neto. O meu bisavô não passou para a minha avó, então, pulou uma geração. Pelo o que vi não se pode pular duas, certo?

Enfim, no atestado de óbito da minha avó tem o nome dele (António José Leite) e dos pais dele. No entanto eu só consigo encontrar, no máximo, o nome dele e do pai (Francisco José Leite). O nome da mãe ou não aparece ou nunca bate.

A mãe dele se chamava "Catharina Maria de Jesus" (Eu encontrei pelo Family Search um registro de batismo onde o nome do pai e do filho estavam iguais, no entanto, o da mãe era outro. Só que nesse mesmo registro de batismo aparece o nome de uma tal Catharina Maria Cassota (?). Então estou bem desconfiado desse último.

Fiz uma lista de possível candidatos. Não são muitos. E graças ao que alguns familiares vão me contando, estou conseguindo filtrar, mas mesmo assim muitas da lista de passageiros dos vapores só tem o básico.


Alguém poderia me auxiliar? Estou quebrando minha cabeça nisso já faz anos!


Abraços,

Rodrigo Araújo de Lima

Comentários

  • @Rodrigo_Lima para busca é importante fornecer mais dados, como as datas prováveis, nome dos filhos dele, e principalmente os documentos que já possui… você também mencionou um provável batismo seria bom compartilha-lo para que o pessoal do fórum ajude a analisar.

    Sugiro que crie sua árvore familiar no family search com todos os documentos encontrados devidamente anexados lá e na sequência compartilhe aqui pois isso irá ajudar bastante.

  • @AlanNogueira obrigado pela resposta! Eu tenho uma árvore fechada no Ancestry, tenho uma certa reserva com alguns documentos por conterem informações constrangedoras (muita bobagem da minha parte?). Mas vou tentar fazer uma árvore (ou exportar a que eu tenho) para o Family Search.

  • editado February 11

    @Rodrigo_Lima nao há nada de mal em manter uma árvore fechada… porém neste caso você terá que buscar tudo por conta própria ou com auxílio de profissionais pagos que lhe assegurem o tão desejado sigilo. O fórum é público e gratuito; se busca auxílio o mínimo que precisa é fornecer informações básicas/elementares para que as pessoas possam te ajudar… infelizmente não dá pra ter tudo na vida :-)

    Lembrando que no family search somente são públicas as pessoas marcadas como falecidas, as pessoas vivas só são visíveis por quem cadastrou.

  • @AlanNogueira Obrigado pelas dicas, já comecei a montar minha árvore, agora preciso anexar os documentos e colocar as datas.

    Aqui está minha árvore: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/L1R7-KTG

    Há alguma forma de conseguir visualizar todas as pessoas da árvore pelo Family Search? Estava procurando, mas não encontrei nenhuma forma em nenhum dos modos de visualização.

  • @Rodrigo_Lima ao compartilhar por favor envie o link de seu ascendente falecido mais próximo pois as pessoas vivas só são visíveis para quem cadastrou. O link que enviou provavelmente deve ser o seu e por isso ninguém vai conseguir acessar, só você mesmo.

  • @AlanNogueira ah desculpe, ainda estou me acostumando com o FamilySearch e como ele funciona.

    Segue os links


    Do bisavô

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GPF4-VXJ

    O nome dele é Antonio José Leite

    Os pais se chamam Catharina Maria de Jesus e Francisco José Leite.


    O documento que contém essas informações está no perfil da minha avó

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/L1R7-212

    O nome dela inicialmente era só Maria (Por conta da decisão dele em não reconhecê-la)

    Posteriormente, ela passou a se chamar Maria do Rosário Lima (Depois de casada).


    Esse registro de nascimento dela mostra que ele não reconheceu a filha (Aliás, esse é um dos dramas familiares).

    E esse mesmo registro também mostra que o cartório o identificou tanto ele quanto a esposa como brasileiros. No caso, sabemos que ela era brasileira, mas de acordo com minhas tias, minha avó (já falecida) e meu pai, ele era "um português, já com certa idade, que tinha aparecido do nada na vida da minha bisavó quando ela ainda era muito nova".


    É isso! Espero que essas informações sejam úteis!


    Abraços,

    Rodrigo

  • editado February 12

    @Rodrigo_Lima

    Acho que sua família nao precisa se preocupar com este "drama familiar" em relação à sua avó Maria. A certidão que você encaminhou https://www.familysearch.org/photos/artifacts/191737271 é bem típica da época, onde alguns cartórios ainda seguiam o costume antigo de registrar apenas o prenome da pessoa e posteriormente na vida adulta é que os sobrenomes seriam fixados. Também não procede a informação que Antonio Jose Leite "não reconheceu a filha". Do registro consta que ele compareceu ao cartório e a declarou como sua filha no momento do registro.... veja "... a qual é filha ilegitima do declarante e de Dona Maria Veronica, religiosamente casados.". No caso ela foi considerada filha "ilegítima" por ter sido concebida fora do casamento civil, embora tenha sido mencionado que os pais eram casados religiosamente, isto não trazia pela regra civil a condição de filha legitima por nao haver casamento civil dos pais. Se ele não tivesse reconhecido a filha Maria, seu nome não figuraria como pai e provavelmente ela seria registrada como "filha natural" apenas de Maria Veronica.

    No Family Search há alguns registros bloqueados de Minas Gerais que podem lhe dar alguma luz sobre o restante da história. Voce pode visualiza-los em um "Centro da Historia da Familia" vinculado a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, que mantem o site do Family Search. Os endereços e contatos voce acha no site do FS, os horarios sao limitados pois é um servico prestado por volunta'rios, veja um local perto da sua residencia e agende com eles. Dentre os registros bloqueados esses sao os mais relevantes no meu entender:

    Obito de Catharina (mae de Antonio): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:62K9-P7K8 veja especialmente a nacionalidade dela e do esposo (se houver). Possivelmente terá o nome dos pais dela e isso irá lhe ajudar a expandir sua árvore familiar.

    Nascimentos de filhas de Antonio: Conceicao https://www.familysearch.org/tree/person/sources/GPF4-VXJ#:~:text=https%3A//familysearch.org/ark%3A/61903/1%3A1%3ADFD3%2DPJ2M e AntoniA https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:DFKK-JGN2 - observe qual foi a nacionalidade declarada do pai Antonio. Atente-se também a grafia dos nomes dos avós, nessa epoca era comum haver divergencia entre um e outro documento, anote todas as grafias para expandir sua busca...

  • @AlanNogueira muito obrigado pelas informações vão ser muito úteis! Obrigado pelos esclarecimentos sobre a questão de legitimidade. Já serviu de conforto para meu pai.

    Interessante descobrir que a mãe desse bisavô faleceu em Minas. Tudo está me levando a crer que ela era nascida já no Brasil. Engraçado é que todos os parentes que tem a memória dele diziam que ele era português, bom vai ser um desafio tentar entender o que aconteceu.

    Vou ver de ir em um desses centros, tem um próximo da minha residência.

    Muito obrigado de novo, vou te deixar informado sobre essa questão!


    Abraços,

    Rodrigo

  • @Rodrigo Lima infelizmente em materia de genealogia muitas histórias tidas como verdades absolutas as vezes se revelam “fake news” que vão se perpetuando entre as gerações. É preciso investigar, nem sempre os documentos confirmam as histórias, porém os relatos são um bom guia para ajudar no início da pesquisa.

    Uma linha paralela que pode tomar é tentar achar o casamento religioso do Antonio Leite, pois os casamentos religiosos por vezes mencionam a paróquia onde os noivos foram batizados. Isso lhe dará uma informação mais fidedigna sobre a real origem dele.

  • @AlanNogueira tudo bem, Alan?

    Alan, pedi o óbito do Antônio José, a naturalidade dele consta como Alterosa em Minas Gerais.

    Meu pai e minha tia acharam muito estranho, pois eles juram que minha avó falava que o pai dela era português.

    No óbito dele consta que morreu em uma fazenda. Existe alguma possibilidade do declarante ter falado o que achava por falta de familiares?

    Eu agora vou em busca da certidão de casamento com a Maria Verônica, pois parece que ele era viúvo.

    Um abraço,

    Rodrigo


    Envio o óbito em anexo

  • editado February 20

    @Rodrigo_Lima os óbitos infelizmente são os documentos menos confiáveis pois declarados verbalmente por terceiros (nem sempre familiares) que muitas vezes desconhecem a história da família. Os casamentos e nascimentos dos filhos são mais fidedignos pois declarados pela própria pessoa… Vale a pena continuar investigando se ele realmente era português ou se era desta localidade em MG.

    Porém estou achando que este Antonio José Leite do óbito pode ser um homônimo. Veja que os nomes dos pais e da esposa não coincidem, nem a informação de que deixou um filho de nome Antonio.

  • Pois é @AlanNogueira, acabamos achando muito estranho por não constar nada relativo a minha avó (Maria Verônica) sendo que nessa época ela já era casada com ele e estava viva.

    Hoje tive uma resposta do cartório de Alterosa que só nos deixou com menos certeza sobre esse óbito.

    Segue a mensagem abaixo:

    --

    Bom dia Rodrigo.

    Analisando a certidão de óbito, consta que ele tinha 70 anos quando faleceu. 

    A data do óbito foi 16/07/1937. Voltando 70 anos para trás seria o ano de nascimento dele em 1867.

    Este cartório possui registro a partir de 1879.

    Portanto o registro de nascimento do Ar. Antônio não foi aqui.

    Att.

    Eduardo

    --

    Alan se não for abusar muito da sua boa vontade, você poderia, por favor, me explicar como funciona a questão dos registros paroquiais? Esse é um tema que me confunde porque não entendo se uma cidade como Guaxupé (que é relativamente nova) já tinha uma paróquia antes da emancipação dela de Muzambinho. De Guaxupé só conheço a catedral da cidade, que foi finalizada em 1960 (eu acho), mas antes dela deveria haver uma paróquia menor, certo? Quando a a construção de uma catedral como aconteceu, os registros das igrejas menores vão para lá ou continuam na mesma igreja?


    Um abraço,

    Rodrigo

  • editado February 20

    @Rodrigo_Lima como dito anteriormente, acredito que este obito nao seja o dele, mas de outro homonimo (pessoa com o mesmo nome) uma vez que nao coincidem os nomes dos pais, nao coincide o nome da esposa e nao coincide o nome do filho. Sobre registros paroquiais eram feitos nas igrejas das localidades, voce precisa pesquisar no local onde ele viveu quais as igrejas que existiam e para onde foram levados estes arquivos, em muitos casos os registros mais antigos vao para as Dioceses. De todo modo ao buscar tenha em mente que o que hoje é territorio de determinado municipio pode nao ter sido no passado, uma vez que a area pode ter sido emancipada, desmembrada ou incorporada a outro municipio. Nao há uma "regra" unica para isto, conversando nas igrejas da regiao e na diocese correspondente podem te ajudar a encontrar onde podem ter ido os registros. Voce conseguiu olhar os documentos que te sugeri no post de 12/fev acima?

  • @AlanNogueira, infelizmente ainda tive tempo de ir ao Centro da Família. Vou me agendar melhor para fazer algumas buscas lá nessa ou na outra semana.

    Obrigado pelas explicações sobre os registros paroquiais, enviei uma mensagem para a Diocese de Guaxupé, explicando a situação e qual poderia ser o melhor caminho, com base nos documentos que temos, para ter sucesso em localizar essa certidão de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.