Ajuda para Procurar Assento/Certidão de Casamento para Pedido de Cidadania por Neto

Olá,

Estou auxiliando minha avó na busca dos documentos para dar entrada na cidadania portuguesa, porém estamos enfrentando dificuldades para localizar o registro de casamento em Portugal.

Já temos todos os documentos, porem, na certidão de nascimento dos Portugueses, não consta qualquer averbação a margem do assento.

Nos documentos de óbito deles, consta que eram casados, e no documento do Português quando chegou ao Brasil também consta que era casado, porem a esposa dele que é a avó da minha avó, nunca alterou o nome dela.

Acreditamos que eles se casaram por volta de 1922, já que tiveram a primeira filha em 1923 ainda em Portugal.

Temos as seguintes informações dos Portugueses:

  • Aurelina da Cruz, natural de Botao - Portugal, nasceu em 1894.
  • Joaquim Batista Novo, natural de Botao - Portugal, nasceu em 22/04/1900.

Se possível poderiam nos ajudar com alguma orientação ou ajuda nessa pesquisa? Essa informação de casamento é necessária para o processo? Na certidão de nascimento da filha do português (Adelina, mãe da minha avó) consta que o declarante foi o pai em 1929.

Agradecemos profundamente desde já.


Comentários

  • @ka_almeida certidão de casamento dos portugueses em regra não é necessária, especialmente se o casamento ocorreu em Portugal. Eu sugeriria que no formula´rio de nacionalidade indique como "portugues originário" apenas o homem, juntando sua certidão de nasciemnto/batismo portuguesa. Como ele foi o declarante pode ser suficiente para o processo.Porém paralelamente contacte a Conservatória (Coimbra) para verificar se acham o registro do casamento, como é posterior a 1911 provavelmente o registro deve estar com eles, se estiver você pode inclusive pedir pelo civilonline (custa 10 euros e chega online em poucos dias).

  • @AlanNogueira Perfeito, farei isso. Muito obrigada pelas informaçoes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.