RG e assinatura do Requerente - Ajuda!

Olá pessoal, tudo bem?

Estou coletando os documentos para processo de neto de português.

Eu sou a requerente e atualmente moro no Canadá. O Canadá passou a realizar apostilamento de Haia a partir de Janeiro desse ano, 2024.

Porém, eles não apostilam documentos estrangeiros.

O Consulado Brasileiro me informou que apostilamento de RG só pode ser feito no Brasil.

Nesse caso, como eu faço para mandar o meu RG se não tenho como apostilar? Outra coisa, poderia ao invés do RG, mandar meu passaporte Brasileiro sem o apostilamento?

Passaportes não são documentos internacionais?


Obrigada.

Comentários

  • @Taianemkd ,

    na época que fizemos nossos processos aqui nos Estados Unidos a CRC aceitou a çopia autenticada do passaporte pelo consulado brasileiro. Já fazem 6, 7 anos. Naquela época não se pedia apostilamento ainda, eu sugiro que você envie email confirmando se ainda aceitam desta forma. Tanto pode ser do RG ou passaporte. (registos.centrais@irn.mj.pt) ou (cnaim.lisboa@acm.gov.pt). Este último nunca tentei, mas pode ser que deem informação também.

    Só pode apostilar o país que emitiu o documento, e seu passaporte foi emitido pelo Brasil.

  • @texaslady


    Vou enviar email. E sera que serve passaporte do Canada? Seria um documento de identificação oficial da requerente (eu), e eu conseguiria apostilar aqui no Canada. :)


    Obrigada!

  • @Taianemkd eu mandaria o passaporte canadense apostilado.

  • @Alan@AlanNogueira

    É, vou fazer isso. Aí assino o formulário de requerimento e anexo o passaporte canadense apostilado e com cópia autenticada?

    Precisa ter a filiação no passaporte? Pq não tem, nem no Brasileiro.

  • @Taianemkd ,

    um de meus irmãos usou o passaporte americano, mas o processo dele ainda está em andamento. Penso que vão aceitar. Meus sobrinhos americanos não tem passaporte brasileiro ainda, acredito que não seja obrigado a apresenetar identidade brasileira. Deve haver muitos descendentes de português nesta situação. E aqui também não consta filiação em nenhum documento de identificação.

    Mas se a pessoa tem o passaporte brasileiro, eu mandaria o brasileiro autenticado pelo consulado brasileiro. Mas se enviar o canadense nos informe aqui do andamento.

  • editado February 15

    @Taianemkd, eu mandaria por email copias escaneadas tanto do passaporte quanto da RG para alguem de confianca no Brasil e pediria que essa pessoa imprimisse a cores, acho que papelaria faz, e entao fosse a um cartorio pedindo que autenticassem e apostilassem os dois. Faria inclusive ja os antecedentes da PF, imprimiria e essa mesma pessoa poderia ao mesmo tempo levar ao cartorio para apostilar, tem a questao de ter que ser mandado para voce pelo correio mas dependendo do caso.... por exemplo, eu nao tenho consulado perto e hoje em dia e dificil conseguir falar com alguem diretamente nos consulados, tudo e referido ao .gov, que nem sempre esclarece todas as duvidas.

    @texaslady

  • @texaslady, continuando, eles aceitam documentos americanos sim, fiz a do meu filho com os americanos dele, copia do passaporte americano "notorized num postnet e apostiladas pelo departamento do estado, no nosso caso, estado de Washington. A certidao de nascimento ja veio apostilada, e o formulrio 1C assinado e notorized numa UPS store, postnet nao fez por nao ser em ingles.

  • texasladytexaslady Beta
    editado February 15

    @AdeSFaria ,

    obrigada pelo relato. isso ajuda muito quem está no exterior e não sabe se pode usar o passaporte da segunda nacionalidade ou o brasileiro. Começo até a pensar que esta questão do passaporte brasileiro ter que ter obrigatoriamente que ter a filiação não procede.

    Quanto a mandar cópias do documento para o Brasil para autenticar e apostilar, não creio que o cartório autenticaria só com a cópia. Quanto ao atestado criminal brasileiro basta imprimir não necessita ser apostilado.

  • @Adelaide@AdeSFaria

    O Brasil não apostila por cópia, só original.

    Notarized seria autenticar uma cópia?

    E quanto ao reconhecimento da assinatura no formulário? Aqui não tem consulado perto.

    @Alan

  • @AdeSFaria ,

    você disse que apenas notarizou o formulário 1C. E foi aceito apenas com a notarização? O processo já doi terminado?

    Esta é uma informação importante, pois a notarização só tem valor se for certificada pelo secretário de estado, onde será impresso o selo que confirma que aquele notário é certificado e a certificação está na validade.

    Fizemos assim com os nossos formulários.

    @Taianemkd , não sei como funciona no Canada. Notarizar aqui nos EUA seria reconhecer a assinatura presencialmente. Aqui funciona como expliquei acima, o notário reconhece a assinatura, mas é preciso autenticar a assinatura do notário pelo secretário de estado, o que pode ser feito enviando pelo correio.

  • @Taianemkd Apostila sim cópia. Eu enviei cópias autenticadas do meu RG e procuração, apostiladas normalmente.

  • @texaslady

    Voltando aqui a este seu ultimo comentario...

    Sobre reconhecer firma do formulario 1D, acredito que pode ser qualquer 'Legal Notary Public' aqui no Canada, certo?

    Nao acredito que tenha que reconhecer a minha assinatura somente num consulado Brasileiro ou Portugues, sendo que o formulario nao eh um documento legal. Apenas um formulario, nao?

    Nao poderia ser qualquer Notary Public com poderes pra isso e validade em dia?

  • @Taianemkd .

    Acho que houve um mal entendido. Você tem 2 opcões, as duas tem que ser presencialmente.

    1. Notário, qualquer Public Notary. Porém precisa autenticar a assinatura do notário, aqui nos EUA é através do departamento de estado. Ai no Canada por uma breve consulta online encontrei. https://www.international.gc.ca/gac-amc/about-a_propos/services/authentication-authentification/step-etape-3.aspx?lang=eng
    2. Ir até um consulado português e assinar na frente de um funcionário, que vai autenticar a sua assinatura.

    Sei que outros sugerem que possa ir ao consulado brasileiro para reconhecer a assinatura, não concordo e aqui está o que diz no site do consulados:

    "Cabe ao Consulado-Geral reconhecer as assinaturas de brasileiros e de estrangeiros portadores de carteira RNE original e válida* em documentos como instrumentos particulares de procuração, declarações, contratos, termos de anuência, redigidos em português e a serem utilizados no Brasil".

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado March 23

    .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.