Pasta da família no sistema de Portugal

Olá, pessoal!

Conheci esse fórum através de meus primos que já conseguiram a cidadania portuguesa com a irrefutável ajuda desse grupo. Mas, no meu caso, meu pai, filho da portuguesa, já é falecido e portanto, terei que solicitar a nacionalidade como neto de Português. O grande porém é que até então, a certidão de nascimento de meu pai ainda está por vir!!

Pergunto se alguém aqui no fórum pode dar alguma dica se caso já temos uma pasta no sistema de informação de Portugal, para que eu possa arriscar enviar outro documento do meu pai?

Dados de meu pai abaixo:

NOME UMBERTO AUGUSTO DA SILVA LISBOA

DATA DE NASC. 13 FEVEREIRO DE 1931

NA CIDADE DE GUANAMBI ESTADO DA BAHIA

FILHO DE OCTÁVIO BARAÚNA DA SILVA LISBOA

E DE MARIA DO CÉU MORAES LISBOA ( PORTUGUESA)

Agradeço.

Comentários

• @Ceuzinha ,

Pergunto se alguém aqui no fórum pode dar alguma dica se caso já temos uma pasta no sistema de informação de Portugal, para que eu possa arriscar enviar outro documento do meu pai?

Por favor refaça sua pergunta está um pouco confuso. Enviar documento do seu pai para onde? Pelo que entendi você ainda não enviou o processo de neto. Por acaso o que quer saber seria se você enviasse o seu processo faltando a certidão de nascimento de seu pai, e mais tarde enviasse a certidão para ser anexada ao processo?

• @texaslady, grata pelo tok!

Na verdade, Gostaria de saber se alguém sabe sobre tal coisa como " pasta da família" no sistema de informação de Portugal?

• @Ceuzinha ,

Pode até ser que um sistema automatizado link documentos familiares, para consulta interna deles. Não estou dizendo que tem, mas é possível. Mas com certeza não existe uma pasta de familia onde as pessoas possam simplesmente enviar documentos para arquivo. Isso é completamente absurdo.

• Essa coisa de "pasta da família" é algo que existe na cidadania italiana, principalmente quando feita em consulados (mas também em comunes).

Na cidadania portuguesa as coisas funcionam de forma diferente, cabe a cada requerente mandar os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania, eles não aproveitam processos anteriores (salvo caso de apensamento).

• @LeoSantos,

Você foi show com sua resposta gentil e rica em informação!

Te agradeço imensamente!

A pergunta se originou de um comentário de um advogado que cogitei em contratar ( desisti) para conseguir a nacionalidade para neto, já que ainda estou na busca pela certidão de nascimento do filho da portuguesa, no caso meu pai.

Grata!!

• @LeoSantos,

Por engano, entrei no perfil de minha prima que estava aberto no NB e respondi ao seu comentário e só agora ela me chamou atenção pra isso!

Arrazada!!

Desculpas à todos pela gafe!!

• @Ceuzinha

Tem o registro tardio de uma irmã Elizabeth, aparentemente nascida em 1928 mas só registrada em 1940. Talvez o mesmo tenha acontecido com Humberto:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:DCQ8-86PZ

Ao clicar na imagem para ler o documento em si, a imagem não está abrindo. Talvez haja restrição de copyright.

Se for o caso, duas sugestões para ter acesso ao conteúdo:

Esse documento está no Arquivo Publico da Bahia; entre em contato com eles.

Ir no Centro de Historia da Familia mais proximo, onde deve ter acesso ao documento. Busque aqui a localização:

https://locations.familysearch.org/pt/search

Com isso, saberá onde Elisabeth foi registrada e tentar buscar Humberto lá.

Eu dei uma olhada pelo Family Search e me parece (mas não estou 100% certo) que este registro de Elisabeth foi feito no cartório da Sé em Salvador:

https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/1-registro-civil-de-pessoas-naturais-cartorio-da-se/

Dados do Cartório:

Telefone:

(71) 3320-6877 / (71)3321-2851

E-mail:

rcpncartoriodase@gmail.com ;contato@cartoriodase.com.br

Horário de Atendimento:

De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.

Endereço:

Rua do Tingui, sala 16 - Téreo - Ed. do Fórum das Famílias

Bairro:

Nazaré

Salvador

Estado:

BA

CEP:

40040310

Nome Oficial:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - SUBDISTRITO DA SÉ

Nome de Fantasia:

Cartório da Sé - 1º Ofício

Area de abragência:

Município de Salvador.

Atribuições:

Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

Data Instalação:

19/11/1900

• @CarlosASP ,

Sem palavras pra te agradecer!

Você foi Show!

Grata!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.