Como tirar o Passaporte

Oi, pessoal, tirei minha cidadania atraves desta comunidade em 2008.
Até hoje nao fiz meu passaporte.
Gostaria de saber do que preciso. Tenho que pedir outra certidão portuguesa? Pois a que eu tenho é a que veio junto com a carta em 2008 dizendo que meu processo tinha se concluido.
E os passos para tirar o passaporte?
obrigado

Comentários

  • Gabriel,
    Voce deve entrar em contacto com o consulado mais proximo.
    Se mora em SP ou MS sera o consulado de Sao Paulo: www.consuladoportugalsp.org.br.
    A certidao que voce tem pode servir para tirar o cartao do cidadao e fazer o passaporte.


  • obrigado Denise, vou ligar no consulado de SP e agendar entao.
    para retirar depois tem q ir pessoalmente?
    é dificil eu ir pra SP rs.
    A certidão que tenho é aquela que veio grampeada junto com a carta dizendo que o processo esta concluido e ela diz tambem " a certidão em anexo serve para retirada do passaporte e BI ".
    Mesmo sendo em 2008, ela nao tem data, entao creio que vale sim né.
  • Gabriel,
    O consulado em Sao Paulo SO atende quem mora em Sao Paulo ou Mato Grosso do Sul.
    Voce pode ver o que precisa e como agendar entrando no site do consulado que coloquei acima. Eles preferem que tudo se faca por email.
    Leia bem as informacoes no site.
  • ok obrigado mais uma vez
  • Leve o sei BI ao Consulado Portugues de sua Cidade, pague as taxas e depois de 10 dias voce volta ao Consulado para buscar o passaporte ou ele é enviado peelo Correio.
    Por Belém ele está saindo a 187 Reais.
    Boa sorte Gabriel, feliz 2012 a voce e toda a família.
  • Oi José, muito obrigado ! Desejo o mesmo a toda sua familia.
    Eu nao possuo o BI ainda, mas ja vi que posso tirar ele ( cartao do cidadao) e o passaporte no mesmo dia, e retirar depois...
    abraço !
  • Pessoal uma dúvida, qual a diferença entre bilhete de identidade e cartao cidadao? Existem consulados que emitem cartao cidadao digital e outros nao? ou seja, existe diferencas no cartao cidadao?

    existe a possibilidade de solicitar ao mesmo tempo no consulado o bilhete de identidade + passaporte? ou tem que fazer cada um por etapas?

  • Oi Renato,

    Nenhum consulado emite mais bilhetes de identidades (pelo menos aqui no brasil) estes, foram substituídos pelo Cartão do Cidadão que tem um chip e etc. No site explica melhor: http://www.cartaodecidadao.pt/

    Por ordem emite-se primeiro o Cartão do Cidadão e posteriormente o Passaporte, porque para pedir o passaporte irá precisar do Cartão do Cidadão, válido. Se não o tiver deverá pedi-lo antes, mas poderá pedir ao mesmo tempo o passaporte. ( Consulado de São Paulo)

    Não sei se todos os consulados trabalham desta forma.
  • Só por curiosidade: o consulado de Manaus ainda emite o Bilhete de Identidade por falta do equipamento necessário para emitir o cartão.
  • Se tratando de um consulado Honorário até que não esta tão ruim não, porque os consulados honorários geralmente nem emitem documentos, apenas em circunstancias excepcionais.
  • imageHerмαηø Tor®ë§:
    Oi Renato,

    Nenhum consulado emite mais bilhetes de identidades (pelo menos aqui no brasil) estes, foram substituídos pelo Cartão do Cidadão que tem um chip e etc. No site explica melhor: http://www.cartaodecidadao.pt/

    Por ordem emite-se primeiro o Cartão do Cidadão e posteriormente o Passaporte, porque para pedir o passaporte irá precisar do Cartão do Cidadão, válido. Se não o tiver deverá pedi-lo antes, mas poderá pedir ao mesmo tempo o passaporte. ( Consulado de São Paulo)

    Não sei se todos os consulados trabalham desta forma.


    Hermano, obrigado pela resposta

    Mas foi como o Vitor falou, alguns consulados (talvez a maioria) nao estão informatizados. Aqui em Minas também não emite o cartão cidadão com chip, e emitem o bilhete de identidade.

  • Olá Renato, Fiz uma pesquisa aqui e acho que realmente, a maioria não faz.

    Os que fazem segundo o  "secomunidades.pt"  Brasil: Brasília,  Rio de Janeiro,Salvador da Bahia, São Paulo, Belém e Curitiba

    Agora...

    Alguém ai saberia me responder se o Porto tem exigido fazer transcrição de casamento, nem com a dica da Denise eu achei a tal certidão..    
  • Ah, e a certidão do Portugues eu não preciso mandar se eu souber preencher tudo certinho naquele requerimento rosa né? 
  • Catarina,

                     vc quis dizer Lisboa no lugar de Porto, correto? Vc já fez a atribuição do seu avo e agora vai fazer de sua mãe. (o Porto só faz para o filho/a do portugues nascido em Portugal)

                     Sobre a certidão, tire uma cópia simples e no formulário anote o nº do assento e o ano, assinale tb 'Conservatória dos Registos Centrais'.

  • Verdade Guilherme, errei, é Lisboa.

    Vou fazer assim então e mandar sem a transcrição de casamento... vai na sorte! 
  • valeu pela informacao Catarina, tenho parentes em BSB, de repente consigo utilizar aquele consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.