Como pedir Certidão de Nascimento italiana?

Para a transcrição do casamento de minha sogra precisarei de uma certidão de nascimento do meu sogro que é italiano. Tenho uma via dessa certidão de 1986, mas acredito que será necessário uma via mais recente. Já enviei email para o cartório em que ele foi registrado mas não obtive resposta. Não falo italiano e meu sogro não escuta, então uma chamada telefônica não é uma solução. Alguém saberia me dizer se existe outro caminho que não implique em custos muito altos?

Comentários

  • @RaissaCervone na Itália as certidoes sao emitidas pelas "comunes" (mais ou menos equivalentes as nossas "prefeituras municipais") e por lei eles tem o prazo de 180 dias para emiti-las. Já ouvi dizer que escrevendo carta pelos correios para eles e mandando junto um envelope selado com selo europeu para resposta eles enviam... mas... no caso da minha familia acabei contratando uma pessoa para fazer este serviço. Algumas comunas são bem "complicadas" e dei azar de estar em uma dessas... a propria pessoa contratada teve dificildades e levou um bom tempo para conseguir. Se você tiver tempo para esperar, nao custa muito arriscar dessa forma e se der errado aí sim parte para investir em um profissional para fazer este serviço. So lembrando, aqui no fórum é proibida a indicacao de serviços, então você precisará buscar por conta propria caso opte por contratar alguem. Boa sorte!

  • @RaissaCervone na Itália quem emite as certidões de nascimento são as "comunes" - equivalente a prefeituras do Brasil.


    Lá os órgãos oficiais usam uma coisa chamada "email PEC" que é uma espécie de email "oficial" certificado por uma entidade pública. Então seu email normal provavelmente nem será lido, o email PEC serve inclusive para contagem de prazos, pois marca oficialmente a data do envio e leitura.


    Você pode fazer um email desse aí, existem várias entidades certificadoras (digite no google "email PEC Itália") custa uns 10 euros/ ano o mais barato. Com isso fazer um pedido oficial e receber uma resposta.


    O que eu acabei fazendo quando precisei (cidade pequena), foi entrar na comunidade da Cidade no Facebook e pedir auxílio a algum habitante local. Quem me ajudou, nem cobrou nada, porém eu acabei gratificando a pessoa pelo trabalho e ainda assim saiu muito mais barato que esses "buscadores" que tem nas comunidades de cidadania por aí, que queriam me cobrar 400 euros ou mais pela certidão.

  • editado February 6

    @LeoSantos caramba 400 euros por uma certidão? Da minha família precisei de 3 (um casamento e os dois nascimentos do casal que imigrou para o Brasil) e ainda tinha que apostilar na Itália pois precisava usar para processo de retificação. Me cobraram esse valor pelas 3 certidões apostiladas e já com o envio DHL para o Brasil… sem apostilamento acho que era bem mais barato mas eu não podia pedir assim… mesmo assim eu ainda achei caro 😬

    Certamente pedir por conta própria economizará muito. Essas certidões lá na Itália são gratuitas mas bem complicadas de obter, especialmente para nós estrangeiros que não dominamos o idioma.

  • @AlanNogueira cara, pior que chegaram a me pedir até mais, nessas comunidades de cidadania italiana (muitos brasileiros trabalham como 'buscadores' na Itália).


    Tudo bem que era uma comune pequena e um pouco longe dos grandes centros, mas ainda assim achei muito caro.


    Fiz contato com uns italianos da cidade, falei sobre a minha família e tal, no final o italiano que pegou a certidão pra mim nem queria me cobrar nada, acabei dando uma gratificação de 100 euros pela gentileza.

  • @LeoSantos e @AlanNogueira Adorei as sugestões. Vou considerar todas. Obrigada

  • @LeoSantos pessoal enfia a faca mesmo kkkk ainda bem que hoje atraves da internet existem sites como este forum nos quais as pessoas podem buscar informaçoes valiosas de forma gratuita.

  • @AlanNogueira kkkkk enfiam a faca mesmo.


    É por isso que eu digo, esse fórum aqui é uma preciosidade, informação clara, direta e gratuita.

  • @LeoSantos , tudo bem?

    Uma dúvida: a obtenção de e-mail PEC não se restringe apenas aos italianos e as demais pessoas com residência na Itália?

  • @Ricosne isso é lenda que se propaga por aí, qualquer pessoa pode fazer um email PEC sendo cidadão/residente ou não.


    O que acontece é que ao fazer o cadastro do email a empresa pode pedir o seu codice fiscale, porém esse é calculado de acordo com os seu primeiro/último nome e data de nascimento.


    Algumas empresas até dão a opção para você gerar o codice fiscale caso você não tenha, sei que o site do pec imprese tem isso, os outros não sei.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.