Ajuda a localizar certidão de nascimento e dicas

Bom dia pessoal, há muito tempo acompanho o fórum, e desejo iniciar o meu processo de cidadania. Sou neto de portugueses porém o meu pai é vivo. Diante disso, gostaria de saber se a minha situação é mais inteligente iniciar o processo como neto, ou primeiro realizar o processo para o meu pai como filho de português e quando finalizar o processo do meu pai, dar entrada no meu processo? (levando em consideração que não possuo urgência na obtenção da cidadania, então o tempo de análise do processo mais prolongado para netos não seria um problema muito grande).


Dito isso, gostaria de saber se é possível obter a certidão de nascimento dos meus avós com o número do assento pela internet. As informações que possuo deles é que foram nascidos em Santa Cruz, na Ilha da Madeira. Meu avô, João de Gouveia, nascido em 12/12/1926, filho de Narcisa Nunes (o nome dela em alguns documentos está grafado erroneamente como Narciza) e Manuel de Gouveia. Irei anexar os documentos que tenho de ambos para maiores informações que possam me ajudar na obtenção da certidão de nascimento de um deles.


Desde ja agradeço pela colaboração de todos.


Comentários

  • editado February 5

    @DiihMorell voce pode pedir como neto e seu pai como filho, ou ele pede como pai e voce pede em seguida... há pouco tempo os processos de filho demoravam em torno de 6 meses, entao valia mais a pena fazer 2 de filho que saia mais rapido que o de neto. Hoje estao demorando muito os processos de filho, logo nao ha mais tanta "vantagem" em termos de prazo. Outra opcao é voces entrarem com 2 processos de filho no mesmo momento e pedir o "apensamento" (porém nao se tem muita informacao de como funciona na pratica já que é algo novo... Veja as opinioes dos outros foristas mais experientes e decida qual caminho tomar.

    Quanto a certidao portuguesa voce já tem todos os dados, é só pedir pelo civilonline. Siga este tutorial: Como solicitar certidões pelo civilonline se ambos sao portugueses e nao houver divergencias de dados é preferivel seguir pela linha paterna...

  • Certo, entendi quanto aos prazos.


    Entendi também quanto a certidão, gostaria de saber se era possível obte-las de forma gratuita. Irei solicitar pelo civilonline mesmo. Muito obrigado Alan.

  • editado February 5

    @DiihMorell pelo civilonline tem custo de 10 euros. É o menor dos gastos que terá no processo de nacionalidade, vá se preparando... mas vale o investimento.

  • Bom saber rsrsrs, inclusive, falando nesse quesito custos, sabe me dizer uma média dos gastos que terei durante o processo, além dos 175 euros do protocolo, para eu ja ir me preparando financeiramente aqui.

    Uma média de custo com os cartórios brasileiros e outros custos habituais.


    Desde já agradeço

  • editado February 6

    @DiihMorell certamente deve ter algum tópico aqui sobre isso, se você buscar no fórum deve encontrar muita coisa. Mas em resumo:

    certidão português 10-20 euros

    taxa do processo nacionalidade 175 euros

    No Brasil vai gastar com:

    certidões inteiro teor (valor varia de estado para estado, no RJ por exemplo quando mais antiga mais cara… tipo de 100 a 250,00 não lembro bem).

    Todas as certidões precisam do apostilamento de Haia, valor tbm varia conforme o Estado, mais ou menos de 50,00 a 150,00 cada documento.

    Reconhecimento de firma do formulário uma média de 30,00 (conforme o Estado e se você tem ou não firma registrada no cartório que for fazer).

    Envio: correio uns 50,00, DHL por volta de 250,00

    Todos valores aproximados considerando que terá que fazer só o processo de nacionalidade mesmo e que sempre morou no Brasil. Se precisar de transcrever casamento em Portugal, retificar algum documento ou obter atestado de antecedentes em outro país os custos aumentam.

    Mas vá se organizando, como viu acima você nao precisa ter o dinheiro todo de uma vez, vai pagando conforme pedir cada documento. Se tem o direito a nacionalidade não deixe de investir para tê-lo reconhecido 🙏🏻

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.