[AJUDA] Encontrar certidão de óbito em Portugal
Boa tarde, queridos
Venho pedir uma orientação, mais uma vez. Já tirei algumas dúvidas aqui e só para relembrar: meu bisavô (português) foi casado em Portugal com uma portuguesa e ficou viúvo. Posteriormente, veio ao Brasil e casou-se com a minha bisavó (brasileira).
Para fazer o averbamento do casamento dele no Brasil, preciso dissolver o casamento português e fazer essa anotação na certidão de nascimento dele, uma vez que ele era viúvo. No entanto, não tenho tantas informações para buscar o óbito da primeira esposa, chamada Margarida. Sei a data que ele casou, tenho as informações dos pais dela, a freguesia em que eles nasceram, mas não tenho ideia da data do óbito. ]
Sei que ele casou-se novamente no Brasil em 1946 e o primeiro casamento, em Portugal, aconteceu em 1911. Vou listar as informações que tenho
Nome do bisavô português: Manoel Lopes Estevão
Esposa portuguesa (preciso localizara certidão de óbito): Margarida da Silva
O casamento deles foi na Egreja Parochial São Vicente do Pinheiro, em Penafiel, Porto.
Seguem as informações da Margarida da Silva
Natural: desta mesma freguesia em que casou
Data de nascimento: não possuo, mas na certidão de casamento dos dois, em 1911, consta que ela tinha 21 anos (não sei se completos naquele ano, ou se completaria 22 em 1911). Sendo assim, suponha que ela tenha nascido entre 1889 e 1890.
Nome do Pai: Antonio Correa Pinto
Nome da mãe: Rosa da Silva
Como sempre, muito obrigada desde já!
Comentários
@Lorenavarella
Eu acredito que o óbito é esse aqui.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTG3-VW3?i=149
O registro de óbito foi lavrado erroneamente como "Margarida Estevão" mas na lateral consta uma retificação dizendo que é de "Margarida Silva", filha de Antonio Correa Pinto e Rosa Maria da Silva.
E no seu estado civil diz "casada com Manoel Lopes Estevão".
Caso precise, aqui o batismo dela em PT; ver tif 004
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=753135
E o casamento; tif 031:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1503735
@CarlosASP, você, como sempre, cirúrgico nas informações e nos dados! MUITÍSSIMO OBRIGADA!
Eu já tinha encontrado a certidão de casamento deles, mas precisava da de óbito. E olha que coisa, minha avó sempre acreditou que o pai dela veio para o Brasil viúvo e, com essa certidão de óbito, vemos que não! A primeira esposa veio com ele para o Brasil e faleceu aqui no Rio de Janeiro!
Se possível, você saberia me dizer se eu preciso de uma certidão de inteiro teor ou uma certidão de breve relato serve para fazer o averbamento e a transcrição?
Não sei se vocês que tem essa expertise têm noção do quanto fazem a diferença no grupo e na vida das pessoas que estamos aqui perdidas em algum sentido. Gratidão demais!
@Lorenavarella
Os requisitos para fazer transcrição variam um pouco de consulado para consulado.
Supondo que seja no do Rio de Janeiro (preste atenção na parte que fala do cidadão PT caso tenha nascido há mais de 100 anos):
Óbito da primeira esposa:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a
Transcrição do segundo casamento:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Se for fazer em outro lugar, tem que procurar o procedimento e requisitos de lá.