Dúvida Preencimento Formulário 1C Quadro 2 - Certidão de nascimento

Olá, Dando um pouco de contexto: Sou Neto de Português e meu pai já tem a nacionalidade por atribuição, portanto também português. Ele fez o processo aqui no Brasil em consulados e foi bem demorado e complicado. Portanto eu e meu irmão estamos seguindo o guia aqui da comunidade para solicitar diretamente por correio a Atribuição de Nacionalidade para filhos maiores (formulário 1C) enviando para o Arquivo Central de Porto.

Temos toda a documentação mas empacamos a certidão de nascimento do ascendente português.

Ao que consta poderiamos enviar "uma cópia simples do assento de nascimento, ou informar os dados no quadro 2 do formulário 1C."

Não sabemos como acessar esse documento, meu pai não parece ter recebido nada quando a sua certidão de nascimeto quando conseguiu sua cidadania, ele já tem o cartão de cidadão e eu tenho no número da inscrição consular dele.

  • Pergunta 1- Enviar copias simples dos documentos que temos seria o suficiente? Seriam a Certidão de nascimento brasileira, sua identidade brasileira, o cartão cidadão português e o Assento de nascimento do pai dele, que é português e comprovaria a atribuição.
  • Pergunta 2 - Acabei de solicitar a certidão de Nascimento dele pelo www.civilonline.mj.pt. Contudo não recebi uma estimativa de tempo para que seja gerado esse documento e como ele é natural do Brasil não sei se vou obter as informações que preciso para preencher o formulário. (identificar a conservatória, o ano e o número do registo em Portugal)
  • Pergunta 3- o numero da Inscrição Consular serve de algo nesse processo todo?

Agradeço des de já pela atenção de quem puder ajudar com essa nossa dúvida. Queremos resolver isso o mais rapido possivel para não termos que refazer a documentação minha e do meu irmão que já preparamos essa semana. 😫

Comentários

  • @Cauã ,

    é preciso cópia do assento ou a informação dos dados do registo. O civilonline é bem rápido para enviar o email com o assento anexo. No máximo no dia seguinte, aguarde 1 ou 2 dias e também cheque sua caixa de spam, muitas vezes vai para lá. Todos os dados que você precisa estarão no assento. Se não quiser preencher impima um cópia do assento e mande com a documentação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.