Certidão de nascimento emitida por país diferente do país de cidadania?

Sou um cidadão naturalizado e não vivo mais no meu país de cidadania. Quero solicitar a cidadania portuguesa e penso apresentar uma certidão de nascimento emitida no meu país de nascimento, O problema é que alguém está me dizendo que a certidão de nascimento tem que ser emitida pelo mesmo país de cidadania.

Alguém tem experiência presentando uma certidão de nascimento emitida num país que era diferente do país de cidadania? Gostaria saber se isso é verdade. Obrigado pela confirmacão.

Comentários

  • @Soon ,

    Para o processo de cidadania portuguesa a sua certidão de nascimento é a do país em que você nasceu. Não importa quantas nacionalidades ou naturalizações você tenha. Agora pode haver excessões e outras situações como a perda da nacionalidade por vontade própria ou por exigência do país da nova nacionalidade. Não sei o que acontece nestes casos com a certidão de nascimento original do país que a pessoa nasceu.

    Talvez @CarlosASP , @AlanNogueira , @LeoSantos possam opinar.

  • @Soon @texaslady mesmo com a perda da nacionalidade brasileira o registro de nascimento brasileiro não é “apagado”. A autoridade portuguesa irá requerer a certidão do país de nascimento pois é o documento onde poderá aferir a perfilhação etc. Ter outras nacionalidades pode implicar basicamente na necessidade de apresentação das certidões dos demais países onde residiu, se for este o caso (pois em alguns casos é possível a naturalização sem nunca ter saído de seu país de origem).

  • @texaslady @AlanNogueira Muito obrigado pelos commentarios 🙏🙏🙏

  • Concordo com a @texaslady , a certidão que você deve apresentar é a certidão do país onde nasceu e não onde foi naturalizado, pois pra conservatória não importa quais outras cidadanias adquiriu e sim a filiação, etc...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.