Certidão de nascimento Portuguesa

Oi boa tarde!

Estou a procura da certidão ou qualquer outro dado do meu avô que veio para o Brasil ainda criança. O que temos é que ele é da região de Amarante e se chama Manoel José de Souza, nascido em 07 de setembro, mas o ano temos dúvidas, acho que era 1913. Estamos procurando algum documento dele para pegar pelo menos os nomes dos pais.

Agradeço a ajuda.

Comentários

  • @f_marins forneça mais informações, como nome da esposa, filhos, local onde viveu etc. Filiação seria o ideal, mas você já informou que ainda não tem. Entenda por favor, o nome "Manoel José de Souza" deve ter centenas de homonimos, apenas com essa informação a busca fica muito dificil.

  • @f_marins

    Além das sugestões do colega, você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum (vai ter homônimos com certeza), é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Olá, consegui os dados dos pais do meu avô. Mãe: Maria de Jesus e Pai Antonio Jose de Sousa. A mãe nasceu em 12 de outubro de 1887 em Amarante.

    Já joguei no Family Search e não achei. Agradeço a ajuda.

    @CarlosASP @AlanNogueira

  • editado February 5

    @f_marins

    já tentou solicitar...

    ....informações/pesquisa do registro na CRC de Amarante?

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Espaco-Registos-de-Amarante

    ...o registro no civilonline?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Indique a freguesia de Amarante (São Gonçalo)

    Casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-GQS2

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.