Avo portuguesa foi a propria declarante na certidao de nascimento!

Olá pessoal, 


Estou em busca da minha cidadania portuguesa e fiz a pesquisa pelo family search, descobri que a avó do meu pai era filha de portugueses, encontrei uma certidão de nascimento dela mas consta que a mesma foi a declarante quando alcançou a maioridade. 


Então entrei em contato com uma advogada para me ajudar, ela fez a busca pelo registro da avó do meu pai nos cartórios porem só encontrou a certidão negativa. 


Minha duvida é: seria possível dar entrada na cidadania com a certidão negativa ou eu preciso comprovar de outro jeito a filiação?

Comentários

  • @jessicamorais11

    Em alguns casos, a pessoa fez um novo registro (no caso, auto registro), mas já existia um registro anterior feito pelos pais que a pessoa não sabia onde estava. Era mais fácil fazer outro, indo no cartório com 2 testemunhas e pronto.

    Às vezes aparece um batismo que pode dar pistas de onde estaria um registro anterior.

    Se quiser, deixe o link para a árvore da família no FS para ver se alguém aqui acha algo. O link tem que ser para algum parente já falecido, pois os vivos só são visualizados por quem criou o registro dessa pessoa no FS.

    Comentário geral: não é só "pesquisa" que faz aparecer certidões no FS. É importante criar e "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito. O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.