A transcrição de casamento e/ou óbito é obrigatória?

Boa tarde a todos!

Poderiam me auxiliar em uma dúvida?

Estou dando entrada na cidadania para o meu pai (e depois para mim), o avô dele é portugues, nascido em Torgueda, vila real. Diante disso, tenho duas dúvidas

1 - No formulario 1D, existe um campo para que eu indique o local de nascimento do meu bisavô, logo, não seria necessario enviar a certidão de nascimento ele (isso esta escrito no prórprio formulario), alguem sabe me dizer se é isso mesmo?

2 - Caso eu esteja com a certidão de nascimento do meu bisavô em mãos, é obrigatório que eu faça a transcrição do casamento e do óbito? Estou vendo muita informação desconexa e estou ficando maluco rs

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado January 24

    @rodrigotaborda2808 ,

    Com relação ao formulário 1D, você poderia enviar uma cópia simples do assento de seu bisavô ou informar os dados do assento que eles consultam no sistema, desde que o assento seja de depois de 1911 e esteja no sistema. Caso contrário se o assento for de antes de 1911 é preciso uma certidão narrativa do arquivo distrital de onde ele nasceu. Cheque a lista de documentos para processo de neto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

    Com relação a transcrição de casamento depende de alguns fatores:

    Como está o nome de seu bisavô no registo de nascimento, apenas o primeiro nome, sem sobrenome?

    Quando e onde seu bisavô se casou?

    Ele se casou com uma brasileira ou portuguesa?

    Foi ele quem declarou o nascimento de seu avô/avó?

    E o registro de seu avô/avó foi feito na menoridade?

    Respondendo a estas perguntas é possível dizer se precisa de transcrever o casamento ou não.

  • Boa tarde!

    @texaslady


    Obrigado pela explicação a respeito da certidao de nascimento, ele nasceu antes de 1911, inclusive ja entrei em contato com o arquivo distrital.

    Ao seus questionamentos:

    Como está o nome de seu bisavô no registo de nascimento, apenas o primeiro nome, sem sobrenome?

    R: No registro consta somente o primeiro nome, Zeferino.

    Quando e onde seu bisavô se casou?

    R: Segundo informações da familia ele se casou aqui no Brasil.

    Ele se casou com uma brasileira ou portuguesa?

    R: Ele se casou com uma espanhola, natural de Almeria.

    Foi ele quem declarou o nascimento de seu avô/avó?

    R: Não tenho essa informação, voce saberia me dizer onde posso procurar?

    E o registro de seu avô/avó foi feito na menoridade?

    R: Não tenho essa informação tambem, acredito que vou consegui-la ao ter sua certidão de nascimento, a qual ja solicitei aqui na minha cidade.


    Agradeço imensamente mais uma vez a ajuda!

  • @rodrigotaborda2808 ,

    Cheque a lista de documentos que te passei, para solicitar as certidões corretas.

    No caso de seu bisavô você precisar enviar a certidão narrativa de nascimento dele de acordo com as instruções da lista. Você não vai poder simplesmente informar os dados no formulário, pois ele nasceu antes de 1911 e o assento dele não está no sistema.

    Depois que você tirar as certidões de nascimento de seu avô e de sei seu pai, verifique na certidão quem foi o declarante do nascimento e se este registro foi feito na menoridade. Faça o mesmo com a certidão de nascimento de seu pai.

    Se foi seu bizavô que registrou seu avô na menoridade, não é preciso trasncrever o casamento dele. Porém se você transcrever já vai ajudar a fixar o nome completo dele. Mas também é possível fixar com a certidão de casamento. Então de qualquer forma você vai precisar da certidão de casamento dele, a menos que você apresente outro documento para fixar o nome dele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.