Certidão cartório Rio de Janeiro

Gente, há anos eu tento achar 2 certidões (lado paterno e materno) sem sucesso, a certidão da minha avó materna, filha do português não já buscamos exaustivamente, livro por livro, não sei mais o que fazer. Encontrei de todos os irmãos dela, tenho em mãos a certidão de casamento, óbito e identidade e em todas aparece o nome do pai português:

Nome: Aristotelina Costa Silva (solteira)

Data de nascimento: 25/12/1916

Nome do pai: Domingos Luiz da Silva

Nome da mãe: Durvalina Costa da Silva

Queria achar a certidão que deu origem a habilitação de casamento, pelas observações que fiz juntando as certidões dos irmãos dela, acredito que ela tenha sido registrada na época do casamento dos pais dela.

@Kleber Silva Aguiar @GuilhermeAugusto

Comentários

  • @Ericapov1 note que no casamento que voce enviou o noivo era natural da capital (cidade do rio de janeiro) e a noiva do "estado do rio de janeiro", o que quer dizer que ela nasceu em outra cidade do Estado. Voce precisa ver onde os pais dela se casaram e tentar procurar no cartorio da localidade, acho que é o caminho mais direto.

  • @Ericapov1

    O ponto que Alan levantou é importante, pois ela aparece no casamento como "do estado do Rio de janeiro", que na época não incluía o atual município do Rio de Janeiro. Talvez conversando com a família você descubra alguma conexão com outro município do estado onde ela poderia ter sido registrada.

    O casamento dos pais dela (Domingos e Durvalina) infelizmente não trará pistas, pois eles casaram só em 1923 (no município do Rio de janeiro), depois do nascimento dela. Não há menção a filhos anteriores ao casamento nessa certidão. Imagino que já tenha visto:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62HQ-9K3?i=62

    Olhando a árvore da família no FS, notei que no batismo de um filho desse casal, Alcides, a mãe aparece como "Durvalina Maria da Costa":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSD-BR?i=197

    Não sei se é coincidência, mas na mesma região de Jacarepaguá (igreja N.S. do Loreto) há um batismo de uma Aristotelina, filha natural de

    Durvalina Maria da Costa e Albino de Souza Pimenta:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSF-3V?i=64

    Se por acaso for a mesma pessoa, talvez tenha acontecido uma "adoção à brasileira", com ela sendo depois registrada civilmente como filha de Domingos em algum outro lugar do estado. Pois, no seu casamento, ela aparece como filha legítima de Domingos e Durvalina.

  • @CarlosASP muito interessante este achado. Tentei achar o casamento mas nao consegui, e tinha partido da premissa que o casamento seria anterior e revelaria o local. É muito provavel que tenha acontecido isto mesmo que você citou, ela ter sido registrada posteriormente como filha de Domingos ao inves de Albino, com quem Durvalina nao foi casada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.