Início de processo pelo Canadá

Boa tarde grupo,


Comecei o meu processo de coletar os documentos para cidadania de neto.

Já consegui algumas informações sobre os documentos que tenho, porém tenho muitas dúvidas e o consulado aqui não tem como fazer perguntas. No meu desespero, venho perguntar aqui.

Nasci no Brasil, porém moro no Canadá.

O resumo do meu processo é:

Sou neta de português (meu pai brasileiro e avó português já faleceram).

Consegui o assento de nascimento pelo CRAV (pedi certidão narrativa e analógica para entrega no Canadá, assento de 1900).

Precisa de apostilamento? Se sim, tem como apostilar no Canadá?

Tenho a certidão de nascimento do meu pai brasileiro, porém não diz "foi declarante o pai".

Achei o cartório brasileiro onde tem a certidão de casamento do avô português com a avó brasileira. Que tipo de cópias eu preciso?

No assento de nascimento do meu avô, tem uma anotação no canto da página que informa quando meu avô se casou e quando ele faleceu. Isso é a transcrição?


Estou muito perdida. Qualquer ajuda é bem vinda. Muito obrigada.

Comentários

  • @Taianemkd ,

    Consegui o assento de nascimento pelo CRAV (pedi certidão narrativa e analógica para entrega no Canadá, assento de 1900). Precisa de apostilamento? Se sim, tem como apostilar no Canadá? Não precisa apostilar.

    Tenho a certidão de nascimento do meu pai brasileiro, porém não diz "foi declarante o pai". Alguém foi o declarante, se não o pai ou mãe, um terceiro. Verifique com cuidado e esta informaçao deve estar lá.

    Achei o cartório brasileiro onde tem a certidão de casamento do avô português com a avó brasileira. Que tipo de cópias eu preciso? Para o processo de neto a certidão de casamento do português não é necessária, a menos que seja para fixar o nome. Se for necessária a transcrição de casamento do português, aí sim será preciso uma certidão de casamento de inteiro teor e apostilada.

    No assento de nascimento do meu avô, tem uma anotação no canto da página que informa quando meu avô se casou e quando ele faleceu. Isso é a transcrição? Não está claro aqui se você quiz dizer assento do seu avô ou bisavô. Se for do seu avô não será necessário nada referente a casamento ou fazer transcrição. Se for assento do bisavô então o casamento já foi transcrito. E sim isso seria a transcrição.

    Se o casamento de seu bisavô não foi transcrito, é preciso verificar a necessidade da transcrição. Primeiro é preciso verificar se foi o bisavô que declarou seu avô na menoridade, neste caso a transcrição seria dispensada. Se seu bisavô casou no Brasil com uma portuguesa depois de 1911, é necessária a transcrição.

    Leia este link para saber o

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

  • Ola @texaslady ,


    Muito obrigada por responder as minhas perguntas.

    Fiz mais alguns avancos nas minhas pesquisas...

    Consegui confirmar que o assento de batismo (estava me referindo errado, como assento de nascimento) do meu avo (Portugues) esta transcrito. La no livro do registro de batismo de 1900, no canto da pagina tem uma pequena anotacao feita em 2004, informando que meu avo Portugues se casou no Brasil com (Nome da avo, data e local), e faleceu no Brasil em (data e local).

    Agora precisarei das minhas certidoes de nascimento e de casamento, todas do Brasil, (pois troquei meu sobrenome) e estas devem ser copias de inteiro teor, autenticadas e reprograficas. Tambem devera ter o apostilamento de Haia.

    Estou correta?

    Isso tambem serve para a certidao de nascimento do meu pai? Inteiro teor, autenticada, reprografica e apostilada.

    Sobre a perfilhacao, na certidao do meu pai brasileiro, so tem essa anotacao:

    ATO REGISTRADO NO LIVRO N-000, À FOLHA 00 SOB O No 0000. ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO (NASCIMENTO) - CPF: NOS TERMOS DO ART. 6o DO PROVIMENTO 63/2017 CG-CNJ, FAÇO CONSTAR QUE O REGISTRADO ESTÁ INSCRITO NO CPF No 000-000-000-00. BELÉM, 18 DE JANEIRO DE 2024. (substitui os numeros reais por 0's para privacidade).

    Sera que na copia reprografica eu consigo essa informacao de "foi declarante..."??


    Muito obrigada pela ajuda! 🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.