Dúvidas
Boa noite,
estou tirando a nacionalidade do meu pai na conservatória de Lisboa e recebi essa solicitação deles. Alguém já recebeu? Se sim, que documento vocês enviaram?
1- Muito embora tenha declarado que o interessado não exerceu funções públicas sem carácter predominante técnico a Estado estrangeiro, constata-se que no impresso modelo legal, foi declarado que a profissão do interessado é funcionário público estadual, pelo que, deverá apresentar documento emitido pelas competentes autoridades no Brasil, o qual esclareça a natureza de todas as funções exercidas (ou seja se são de carácter técnico ou revestem a natureza de uma relação de confiança política ou outra equiparada para com o Estado estrangeiro), discriminando, os respectivos períodos de tempo, os cargos desempenhados.
2- Esclarecer qual/quais vocábulos do nome, constituem o seu nome próprio, e quais vocábulos são apelidos (nome de família).
Não sei o que enviar pra comprar essas coisas.
Obrigada
Comentários
@mendoncaelide
1 - o processo do seu pai é pelo casamento?
qual cargo ele exerce?
2 - ele quer uma declaração para saber se ele tem nome composto
Ex.:
Caro senhor conservador,
Sobre o processo de Pedro Antônio Morais Silva de N° cxxcc/20xx, venho informar sobre sobre a notificação recebida a respeito do nome.
Declaro que são nomes próprios “ Pedro Antônio “ e apelidos de família “ Morais Silva”
data e assinatura
reconheça firma por autenticidade e não precisa apostilar
Oiee!
Obrigada pelos esclarescimentos!
Sim, o processo dele é pelo casamento com a minha mãe. Eu tire a nacionalidade dela (que é filha de português), minha e da minha irmã. Agora falta a dele.
Meu pai é funcionário do fórum, ele é escrevente do Tribunal de Justiça.
@mendoncaelide
pegue uma declaração no tribunal falando que o cargo dele é técnico sem caráter político e é de caráter civil.
se ele teve outro cargo deve enviar essa mesma declaração.
Ele não pode ter sido militar CONCURSADO, em nenhuma hipótese. A prestação militar obrigatória não conta.
apostile as declarações dos órgãos, essas tem que apostilar. se quiser mande para o Cartório JK No DF , é mais barato. Procure o João Guilherme, pode dizer que eu indiquei.
Olá, muito obrigada pelas informações!
Ele foi guarda municipal, mas nem com arma ele andava.
Será que preciso puxar essa declaração também?
Muito obrigada messssmo por tudo!
Eu fiz todo o processo de cidadania sozinha, e esse forum sempre me salvou!
Aproveitando, eles enviaram um modelo sugerindo que esse documento deveria ser assinado por um advogado. Existe essa necessidade?
Pº 61544/20 – NACA (Nome do advogado(a)) ___________________________________________________ na qualidade de mandatário do interessado, vem pronunciar-se sobre o(s) seguinte(s) facto(s) relativos ao seu constituinte (Nome completo do registando)_________________________________________________________, por pretender que o(a) mesmo(a) adquira a nacionalidade portuguesa, nos termos do nº 1do art. 3º nº 1 da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro: (Preencher os espaços em branco) Nome próprio: ________________________________________________________ Apelidos: ____________________________________________________________ _______/______/2024 (Data) Assinatura:____________________________________________ Documento de identificação (B.I., Passaporte, Aut.Resid. ou outro) nº_______________ Emitido em ____/____/_____ por _______________________________ (Juntar fotocópia se não constar do processo)