Dúvidas

Boa noite,

estou tirando a nacionalidade do meu pai na conservatória de Lisboa e recebi essa solicitação deles. Alguém já recebeu? Se sim, que documento vocês enviaram?

1- Muito embora tenha declarado que o interessado não exerceu funções públicas sem carácter predominante técnico a Estado estrangeiro, constata-se que no impresso modelo legal, foi declarado que a profissão do interessado é funcionário público estadual, pelo que, deverá apresentar documento emitido pelas competentes autoridades no Brasil, o qual esclareça a natureza de todas as funções exercidas (ou seja se são de carácter técnico ou revestem a natureza de uma relação de confiança política ou outra equiparada para com o Estado estrangeiro), discriminando, os respectivos períodos de tempo, os cargos desempenhados.

2- Esclarecer qual/quais vocábulos do nome, constituem o seu nome próprio, e quais vocábulos são apelidos (nome de família).

Não sei o que enviar pra comprar essas coisas.

Obrigada

Comentários

• @mendoncaelide

1 - o processo do seu pai é pelo casamento?

qual cargo ele exerce?

2 - ele quer uma declaração para saber se ele tem nome composto

Ex.:

Caro senhor conservador,

Sobre o processo de Pedro Antônio Morais Silva de N° cxxcc/20xx, venho informar sobre sobre a notificação recebida a respeito do nome.

Declaro que são nomes próprios “ Pedro Antônio “ e apelidos de família “ Morais Silva”

data e assinatura

reconheça firma por autenticidade e não precisa apostilar

• Oiee!

Obrigada pelos esclarescimentos!

Sim, o processo dele é pelo casamento com a minha mãe. Eu tire a nacionalidade dela (que é filha de português), minha e da minha irmã. Agora falta a dele.

Meu pai é funcionário do fórum, ele é escrevente do Tribunal de Justiça.

• @mendoncaelide

pegue uma declaração no tribunal falando que o cargo dele é técnico sem caráter político e é de caráter civil.

se ele teve outro cargo deve enviar essa mesma declaração.

Ele não pode ter sido militar CONCURSADO, em nenhuma hipótese. A prestação militar obrigatória não conta.

apostile as declarações dos órgãos, essas tem que apostilar. se quiser mande para o Cartório JK No DF , é mais barato. Procure o João Guilherme, pode dizer que eu indiquei.

• Olá, muito obrigada pelas informações!

Ele foi guarda municipal, mas nem com arma ele andava.

Será que preciso puxar essa declaração também?

Muito obrigada messssmo por tudo!

Eu fiz todo o processo de cidadania sozinha, e esse forum sempre me salvou!

• Aproveitando, eles enviaram um modelo sugerindo que esse documento deveria ser assinado por um advogado. Existe essa necessidade?

Pº 61544/20 – NACA (Nome do advogado(a)) ___________________________________________________ na qualidade de mandatário do interessado, vem pronunciar-se sobre o(s) seguinte(s) facto(s) relativos ao seu constituinte (Nome completo do registando)_________________________________________________________, por pretender que o(a) mesmo(a) adquira a nacionalidade portuguesa, nos termos do nº 1do art. 3º nº 1 da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro: (Preencher os espaços em branco) Nome próprio: ________________________________________________________ Apelidos: ____________________________________________________________ _______/______/2024 (Data) Assinatura:____________________________________________ Documento de identificação (B.I., Passaporte, Aut.Resid. ou outro) nº_______________ Emitido em ____/____/_____ por _______________________________ (Juntar fotocópia se não constar do processo)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.