Sobrenome divergente no assento de batismo

Boa tarde, fórum!

Ano passado solicitei o assento de batismo da minha bisavó no CivilOnline, mas notei que o sobrenome de sua mãe e de seu avô materno vieram diferentes: o sobrenome é "Soutoza", como consta na cédula de identidade de estrangeiro da minha bisa, e veio escrito "Soltoza". Será necessário retificar?


Além disso, gostaria de perguntar se é normal, após 1911, não constar sobrenome nessa certidão. Minha bisa nasceu em agosto de 1912 e nem em sua certidão de casamento consta o sobrenome que utilizava enquanto era solteira, é como se ela não usasse nenhum até se casar e adotar o do marido.


Desde já, agradeço! :)

Comentários

  • @AnnaLivia Soltoza e Soutoza não altera a pronúncia, não precisa retificar.


    E sim, é normal as certidões antigas virem somente com o primeiro nome, nesse caso você usa a certidão de casamento para fixar o nome que o português adotou quando adulto.

  • Bom dia

    O nome do pai portugues está no assento assento como Avelino de Jesus, filho de Manoel Miranda e de Maria Rosa Rega mas na certidão de nascimento do filho do portugues, que és brasileiro a recorrer a cidadania, consta como pai Avelino de Jesus Miranda e avós paternos(No caso os pais do Avelino) Manoel Miranda e Maria Rosa(Sem o REGA).

    Portugues - AVELINO DE JESUS

    Filho de - MANOEL MIRANDA E MARIA ROSA REGA

    Filho do portugues que es brasileiro - MIGUEL DE JESUS CORRÊA DE MELLO MIRANDA - declarante o pai portugues

    Filho de AVELINO DE JESUS MIRANDA E OLYMPIA CORRÊA DE MELLO

    Neto de - MANOEL MIRANDA E MARIA ROSA

    Podes dar problema?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.