Dificuldade em encontrar registro de batismo

Bom dia,

Tenho a informação sobre a família de meu antepassado português Antonio Costa, nascido em 24 de setembro de 1892, filho de Manoel Ferreira da Costa e Emilia Luiza de Jesus, ter origem em Oliveira de Azeméis, mas estou com muita dificuldade em encontrar o registro de batismo nas paróquias das freguesias da região. Teriam alguma sugestão para ajudar?

Comentários

  • editado January 20

    @mbd79

    Não sei se vai funcionar, mas não custa tentar. Pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro se eles tem o PROCESSO de emissão desse passaporte abaixo. Ver tif 781, passaporte 2546:

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314167

    O passaporte é de março de 1895 e Antonio é listado como acompanhante de seu pai, com 2 anos e meio, o que bate com o período que você tem para o nascimento. No processo de emissão, o pai normalmente teria que apresentar o batismo do filho. Contudo, só para alguns distritos e períodos que os processos estão disponíveis. Em outros, só sobreviveu esse registro de emissão no link.

    As pessoas às vezes emigravam em grupos; vai notar que os 2 passaportes seguintes são de pessoas do mesmo concelho, mas morando em "São João da Madeira" - que hoje em dia é um concelho separado:

    https://geneall.net/pt/mapa/1/aveiro/

    Outra ideia seria ver se acha um possível processo de naturalização dele; o verso da ficha de imigração parece indicar que ele fez isso:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99DK-36PV?i=552

    Ele teria que ter apresentado documentos para se naturalizar. Eu consegui no Arquivo Nacional esse processo para alguns antepassados,

    Caso não tenha visto ainda, abaixo o casamento dos pais em 1888, e o batismo de dois irmãos (Manoel em 1889 e Maria em 1890). Tudo na freguesia de São Roque, concelho de Oliveira de Azemeis. Não vi outro filho desse casal na mesma freguesia depois.

    casamento tif 003

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1185369

    batismo Manoel tif 147

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1185363

    batismo Maria tif 180

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1185363

    Pelo jeito, os pais moraram (e batizaram Antonio) em outra freguesia entre o batismo de Maria em 1890 e a partida para o BR em 1895.

    Caso não tenha o mapa do concelho:

    https://geneall.net/pt/mapa/32/oliveira-de-azemeis/

    A mãe de Manoel (avó paterna de Antonio) é da vizinha freguesia de Nogueira de Cravo,

  • Caro, muitíssimo obrigado! Vou explorar cada uma das suas sugestões e retorno aqui!

  • Boa tarde. Me chamo Sônia sou brasileira do Rio de janeiro, estou tentando localizar o assento de batismo do meu bisavô português. Ele é natural de alto do Douro em traz os montes. Meu bisavô se chama Alfredo Soares de Almeida Filho de Manoel de Almeida Soares e Maria de Assumpcão Soares. A data do seu nascimento seria aproximadamente em 1864.

    Gostaria muito de localizar essa certidão e a sua conservatória em Douro.

    Gratidão

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.