Onde é mais rápido o processo de cidadania portuguesa

Olá Grupo, estou terminando de aprontar os documentos para o meu processo e gostaria de conselhos sobre onde pedir. Na página " https://justica.gov.pt/.../Nacionalidade-portuguesa... " existe uma lista de locais onde se pode pedir a nacionalidade portuguesa. Existe alguma diferença de velocidade do processo de acordo com o local onde se pede? Se sim, onde devo pedir para que ande mais rápido?

Comentários

  • @Frederico_Affonso


    Muito antigamente, anos atrás, sim, existia uma diferença considerável no tempo de processamento dos pedidos, entre uma conservatória e outra.

    Hoje, isso não existe mais. Todas as conservatórias estão completamente entupidas de processos. Além disso, a maior parte das conservatórias tem apenas um ou dois conservadores. É um risco mandar para essas conservatórias porque "ouviu dizer que tá rápido lá", pois se o conservador tira férias, se afastar por doença, é transferido, morre, ou qualquer coisa, fica tudo absolutamente parado até que alguém resolva tomar uma providência. Há inúmeros casos assim.

    Assim, a recomendação no fórum costuma ser de mandar para as grandes conservatórias: CRC Lisboa, ACP Porto... mas isso também depende do tipo de processo! Por exemplo, se for um processo de neto, obrigatoriamente deve ser enviado para CRC Lisboa.

  • @eduardo_augusto , muito obrigado pelo esclarecimento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.