Consolidação.

O que significa fazer processo de consolidação?

Comentários

  • Desculpem-me. Escrevi errado. Seria CONVOLACAO?

  • editado January 20

    @JANINE


    De forma bem resumida, convolação significa analisar com base em uma lei nova, um processo que já estava em andamento.

    Exemplo: alguns anos atrás, a nacionalidade de netos de português era por aquisição, ou seja, a pessoa se tornava portuguesa contando a partir da data do término do processo.

    Mas em um dado momento, o Governo português decidiu que a nacionalidade de netos passaria a ser por atribuição, ou seja, retroagindo a data de nascimento da pessoa. Essa é uma condição muito mais favorável.

    Nesse momento, as pessoas que estavam com o processo em andamento pela lei antiga, tiveram a oportunidade de manifestar o desejo de que seus processos fossem analisados pela lei nova. A isso se dá tecnicamente o nome de convolação.

    Aí você me pergunta... mas e os netos de portugues que já haviam obtido a nacionalidade por aquisição, não poderiam pedir para convolar para que a nacionalidade passasse também a ser por atribuição? O nome correto para esse pedido não é convolação, mas sim conversão.

    Na prática, o resultado é o mesmo, mas tecnicamente são coisas diferentes. A convolação se dá quando o processo ainda está em andamento, a conversão se dá quando o processo já terminou. Mas na linguagem popular, e aqui no fórum, costuma-se usar o termo convolação para ambos os casos.

    "Basicamente" é isso.

  • Agradeço imensamente a resposta

  • Agradeço imensamente a resposta E se me permite saberia me informar como proceder para retirar uma certidão em Portugal estando aqui no Brssil (via internet( contendo as averbações que possuo?

  • @JANINE


    Se é uma certidão sua, com certeza é um registro mais recente, de modo que já está no sistema digital.

    Peça pelo Civil Online: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.