Autenticidade pelo e-notariado?

Boa tarde, pessoal. Estou em um dilema. Fiquei de emitir todos os documentos aqui no Brasil, de um tio meu que mora no EUA, o problema é que ele precisa assinar o requerimento 1C, mas onde ele mora não há consulados próximos. Procurei me informar acerca da assinatura digital do E-Notariado e me disseram que tem validade como se fosse por autenticidade, já que para a criação da assinatura é feita uma vídeo chamada. Com a assinatura há um qr code ou link para confirmação da autenticidade, onde consta o nome do funcionário do cartório que realizou. Meu medo é de não ser aceito em Portugal. O que vocês acham? Possuem algum conselho ou solução para meu dilema?

Comentários

  • @IsabelGuimarães Só saberá se vai ser aceito ou não quando o conservador for fazer as consultas externas, não temos o que te falar pois dependerá das consultas do conservador ou da I.A do novo sistema.

  • @IsabelGuimarães


    Você pode tentar o E-Notariado, mas como o @InimigoDaCLT disse, não sabemos se o IRN aceitará. Você pode fazer uma consulta ao IRN e aguardar a resposta. Se escrever para o IRN, seja objetiva, não precisa contar história de quem é ou para o que é.


    Mensagem curta e objetiva:


    "senhoras e senhores,

    bom dia.

    Em relação ao formulário de solicitação de nacionalidade portuguesa, gostava de saber se é aceita a autenticação de assinatura por meio do serviço E-Notariado (link do serviço)."


    Agora, se não quiser inventar e arriscar, pois mesmo com uma resposta positiva do IRN, as coisas podem mudar, recomendo seguir o processo normal, que sabemos que dá certo: Authentication Certificate Requirements (state.gov)

    Nos EUA, muitos funcionários de bancos e de agências postais (USPS) tem fé pública para autenticar assinaturas. Seu tio só precisa telefonar para o banco onde ele tenha conta, ou ir numa agência postal e se informar.

  • texasladytexaslady Beta
    editado January 21

    @eduardo_augusto ,

    este link que você passou é para autenticação de documentos federais, como por exemplo FBI background check.

    Para documentos como o formulário é preciso a authenticação da assinatura do notário que tem uma certificação estadual. Por isso perguntei para Isabel em que estado o tio dela mora, pois existe um website para cada estado.

    A não ser que o tio da Isabel more em Washinton, DC, neste caso ela poderá usar o link que você passou.

  • badejobadejo Member

    Estou no mesmo dilema, alguém já usou o E-NOTARIADO?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.