Como começou sua jornada de cidadania .

bunker94bunker94 Sha
editado January 19 em Outros assuntos

Minha jornada começou no final da década de 80 , por volta de 1989 na época deveria ter uns 14 ou 15 anos. Isso era um sonho. A jornada começou em 2020

Foram 3 anos de busca , hoje eu levo minutos no F.S para achar algo.

Na decada de 90 Meu pai sempre falou que era neto de português mesmo sem conhecer o avô sempre falava em ir para Barcelos e sempre falou isso comigo.

Me recordo que perguntei a ele por volta de 1992

Pai porque vc não tira cidadania ?

Ele me respondeu : Trabalho pra caramba aqui , vou fazer oque la , o pessoal está saindo de Portugal vindo para cá. Quando você for adulto (EU) você tirá e assim eu fiz .em 1995 estava no consulado português no RJ me informando como tirar ..

Devido a isso eu Sempre quis tira essa cidadania mesmo sem saber de qualquer tipo de benefícios, isso antes de Portugal entrar para zona do euro..

Em 2018 tinha visto uma propaganda do [removido], mais ele não sabia localizar aonde tinha nascido meus bisavós de Coimbra.

Só em 2021 no Famili seach com ajuda de um colega começou a andar tudo.

De 2021 a 2023 eu tomei uma surra para achar a certidão do meu avô, que minha avó queimou por ideia de uma vizina.

Meus antepassados portugueses uma parte e dos Açores e outra parte e de Coimbra, Cantanhede.

Por volta de 2020/21

A certidão do meus bisavos dos Açores eram as mais fáceis, pois tinha escrito o local de nascimento deles com a data e nome dos pais ..

Fiz isso coloquei no google e fui parar na vila da praia nos Açores e fiquei nisso uns 9 meses , ate que um colega achou o assento em 1 minuto.

Meu avô foi mais de um ano , no geneall net foi achada em 02 minutos.

O fórum cidadania portuguesa me ajudou muito na duvidas e passoa passo Hoje sou craque no F.S .

o siteeu já conhecia a muitos anos , mais nunca tinha achado nada , podia ser que o banco de dados deles fossem menor.

Os meu bisavós por parte de mãe achei tudo em menos de cinco minutos. meu bisavô de Coimbra foi rápido no FS.

Levei procurando uns 9 meses procuranso o.manoel dos acores, se tivesse feito os de coimbra eu terminado meu processo em 2021.

Só em 2023 tive a ideia de procurar meus outros bisavô de Coimbra no Family seach

Comentários

  • Nossa, @bunker94 que história top. Resgatar essa herança familiar é algo que me toca.

    Em dezembro de 2021, mais preciso no dia 4 de Dezembro, um amigo me atentou sobre isso perguntando se eu tinha alguma ascendencia europeia. Respondi que meu bisavô era português e sua esposa espanhola, mas que eu não sabia nada além disso. Ele me atiçou a buscar as origens e fiquei animado para saber sobre isso.

    No dia 28/12/2021, peguei covid e não podia sair de casa, foi aí que comecei a pesquisar mesmo. Foram 11 dias sem sucesso até que minha esposa encontrou esse forum. [Não sei quem é o "admin", mas ele foi um anjo na vida de muitos.] Eu postei minha demanda aqui e logo no dia seguinte dois colegaas postaram o assento. Fui uma alegria impar.

    No dia 08/04/2022, o processo do meu pai foi recebido em portugal e está até hoje na espera. Alias, nem ligo para a espera, pois era um direito que eu nem sabia que tinha, então esperar é coisa normal. E de quebra, também dei entrada na cidadania espanhola pela LMD.

    Posso dizer que iniciei esse processo todo com fim de querer ter um status europeu e ir embora do país, mas conforme eu fui entrando, me aprofundando nas raízes da família, eu fui ficando encantado em conhecer cada um deles através do meu bisavô João Baptista de Souza (GQ1G-TKR pra quem quiser ver), sua esposa e os demais ascendentes.

    No fim, eu acabei aprendendo muito sobre o FamilySearch e achando muitos primos nessa caminhada.

  • editado January 19

    Muito bacana conhecer as histórias de vcs!

    Semana que vem eu completo 31 anos de idade, e minha jornada da cidadania só começou há 7 meses, em junho de 2023, quando fiz minha primeira viagem internacional (e segunda viagem de avião 😆) e acabei me encantando com a Europa totalmente sem querer, pois sempre fui muito mais ligado à cultura norte-americana.

    A minha família é uma salada de frutas de etnias e eu sempre tive uma vaga noção das minhas ascendências: sou neto de negro, bisneto de indígena e de portugueses, e trineto de italianos (origem do "Azzi"), mas meu pai e minha mãe nunca se interessaram por essas coisas e tbm não tinham recursos pra ir atrás disso.

    Pois foi quando voltei dessa viagem que uma tia minha me contou que um primo dela e do meu pai tirou a cidadania portuguesa em 2020, e foi ela que marcou para mim um encontro com esse primo que eu não via desde que eu era criança, para conversarmos sobre esse processo da cidadania. Ele acabou fazendo com advogado e gastou uma nota nos processos de sua família toda. Mas ele me passou os dados do assento de batismo do meu bisavô português que eu não cheguei a conhecer (falecido em 1975), e esse foi o pontapé inicial. Comecei as pesquisas, encontrei o fórum e alguns grupos no facebook, e aí vi que daria pra fazer o processo por conta própria gastando muito menos do que eu podia imaginar!

    Agora estou na saga, com o processo 1C de minha avó paterna. Minha esposa é neta de portuguesa, e há alguns anos meu sogro chegou a começar a reunir documentação para dar entrada no 1C dele, mas acabou desistindo por não saber que dava pra fazer por conta. Resgatei essa história e o processo dele chegou no ACP em dezembro de 2023! Estamos otimistas que em uns 2 anos minha esposa tenha a cidadania dela pronta.

    E somente mês passado descobri que um primo meu de segundo grau por parte de mãe tirou a cidadania italiana em 2012! Localizou documentos, fez diversas retificações... mas essa acaba saindo muito cara, pois é por via judicial.

    Tudo isso tem sido muito emocionante pra mim, pois fui descobrindo muitas histórias de família, resgatando muitos documentos e fotos... pretendo conseguir conhecer os locais onde viveram todos os meus antepassados conhecidos!

  • bunker94bunker94 Sha
    editado January 19

    Meu vizinho ficou uns 15 anos ou mais procurando documentos do avô dele , para fazer processo de filho para mãe.

    A pior parte foi quando ele ligou para a conservatória pedido a emissão das certidões, o atendente disse um não, que não queria brasileiro por lá... dentre as ligações um xingava o outro.. nesse stress e o colega denunciou o funcionário que foi forçado a fazer o envio do papel....

    Na época não existia site das bolinha

    Nesse período entre 2010 e 17 o meu vizinho me falava que eu não tinha direito de pular uma geração no processo de neto.

    E o tempo passou até que em 2018 eu vi que tinha direito.

  • Acredito que eu, como muitos aqui, se beneficiaram com a lei que alterou o processo de atribuição de netos em 2020. Bisnetos que ainda possuem pais vivos, que antes viam a nacionalidade portuguesa um sonho distante e difícil, conseguiram ter uma oportunidade de se tornarem portugueses originários.

    Meu bisavô português veio ao Brasil em 1900 e aqui se estabeleceu. Minha avó nunca teve interesse em tirar a sua nacionalidade portuguesa como filha e a vida no século XX tornava tudo muito mais difícil. Não tínhamos tanta informação como temos hoje ter uma dupla nacionalidade não era prioridade naqueles tempos. Quando estava com 20 anos já nos anos 2000 infelizmente veio o falecimento da minha avó e, com ele, a chance de ter a nacionalidade portuguesa através dela, com um processo mais facilitado.

    Quando recebi a informação que a lei iria mudar, beneficiando os netos, e retirando todos aqueles vínculos. Comecei a busca pela documentação. Não foi fácil. Na verdade foi extremamente trabalhoso.

    Com a ajuda deste incrível fórum pude reunir todos os documentos que precisava, trilhei os inúmeros caminhos tortuosos, e consegui tirar a nacionalidade da minha mãe em 04/2023. Agora estou na fila no ACP para tirar a minha nacionalidade através do artigo 1-c. Falta pouco, mas falta o principal.

    Eu espero que consiga, através daqui, ajudar. Eu acesso todos os dias, leio vários tópicos, respondo alguns. Assim como a ajuda que recebi aqui foi fundamental, espero também contribuir com o processo de alguém. Um desconhecido. Alguém que precise. :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.