Imigração, economia e etc.

Abri este tópico para separar por assunto e não atrapalhar demais os outros tópicos.

@ecoutinho Será mesmo que num futuro nem tão distante, irão acabar de vez com processos 1D - Netos Originários?

Talvez passem à mesma forma que é a cidadania dos EUA hoje: " filhos apenas ".

@bunker94 Curso superior acho difícil cobrarem. Até por conta da variável " idade ", onde filhos menores pedem o direito à Nacionalidade. O que possa se tornar realidade é como disse, excluir o 1D e só 1C.

@bunker94 Sobre a questão dos brasileiros que vão para o estrangeiro, principalmente os EUA, se legalizam pelo GC ou mesmo naturalização americana, percebo muito isso também.

Um sentimento " agora que estou de boas aqui num país de 1° mundo, não quero que venham mais conterrâneos concorrer comigo ". Afinal " o que quero pros outros, não quero para mim "

Comentários

• Acho difícil acabarem com o processo pois Portugal é um país que precisa muito de imigrantes e ele é um pais colonizador ao contrário dos EUA que não tem sentido ter descendentes espalhados pelo mundo sendo que foram colonizados, os países que fizeram as grandes emigrações que tem o Jus sanguinis, resto é jus solis. Portugal teve um aumento de PIB durante esses anos com a entrada de novos imigrantes (algo que surpreendeu até o Banco mundial que achou que o PIB ou estagnaria ou diminuiria), não foi tão significativo quanto Suíça e etc porque tem pouca fuga de cérebros e trabalhadores, mas ainda sim mostrou que o país precisa de imigrantes já que a população em Portugal esta velha).

• editado January 18

@jpvecchi

Boa iniciativa... Acho que realmente deixa de tumultuar o outro tópico.

Sobre sua "provocação": a cidadania de netos é algo relativamente recente (acho que começou lá por 2005) e foi mudando ao longo dos anos. Inicialmente era nacionalidade derivada, depois permitiu-se que netos que adquiriram por via derivada convertessem para originária pela tal "convolação". Depois mudou para nacionalidade originária, mas condicionada a apresentar "efetiva ligação com a comunidade portuguesa" (acho que em 2015 ou 2017). Só em 2021 alteraram a lei e realmente permitiram nacionalidade originária com poucas restrições para netos. Essas aberturas todas corresponderam ao período em que Portugal estava mais aberto a receber estrangeiros e a Europa e o mundo em geral vivendo ares mais cosmopolitas.

Infelizmente desde 2016 esse espírito vem mudando (Trump, Brexit, Covid etc). Esses eventos todos e uma circulação livre de desinformação está contaminando muito as sociedades, vejo isso claramente aqui na Europa. Eu realmente acredito (com tristeza) que Portugal vai em breve passar por um governo de extrema direita que vai ter como uma das metas dificultar ao máximo a vinda de imigrantes e a obtenção de nacionalidade. Os EUA já estão vivendo isso.

Cidadania de filhos acho muito difícil mexerem, mas para netos eu apostaria que já tem gente com proposta de mudança na mão... Nem precisariam eliminas essa opção, bastaria torná-la de novo derivada e os netos idosos já não poderiam "passar" para as gerações seguintes.

Enfim, espero realmente estar errado, mas minha leitura dos ventos não é boa.

• @ecoutinho O grande problema que são justamente as pessoas que conseguiram o direito que estão querendo agora dificultar os que estão a caminho.

Se duvidar o portugues nativo nao Esta se importando..

Mais é uma corrida contra o tempo

As próximas eleições acontecem quando?

• editado January 18

@bunker94

Acho que apenas os brasileiros com dupla cidadania não seria volume suficiente, mas sim, uma parcela relevante dos brasileiros com dupla cidadania vivendo em Portugal apoia a extrema direita. Saiu uma matéria no Correio Brasiliense esses dias falando sobre isso.

As eleições gerais são em março deste ano. O sistema de governo lá é parlamentarista, portanto, o partido com maior bancada no parlamento ou que consiga formar a maior coalisão nomeia o primeiro-ministro e governa. Não acredito que nessa eleição o Chega faça uma bancada que permita formar o governo, mas provavelmente vai crescer bastante e estará mais bem posicionado para as próximas.

• O presidente pediu demissão em novembro . O cargo dele deveria ser até 2026

• @ecoutinho O grande mal do povo brasileiro é a cultura mesmo. Não há outra explicação que ser dada.

Veja... citei a fala do @bunker94 com minhas ponderações: " Quando eu estou bem, é o que importa. O problema dos outros, fiquem com os outros. "

O caso de vários brasileiros vivem muito bem nos EUA(claro, não todos 100%) vivem fazendo propaganda que " EUA não valem a pena, Brasil é melhor tals ". Ressalvadas as proporções e caso a caso, eles tipo: " Não quero outros compatriotas aqui competindo comigo. Que fiquem por LÁ."

Só observar outro exemplo do que ocorre nas GRANDES COMUNIDADES de Zucas no exterior. É literalmente, um puxando o tapete do outro.

O " gringo em si " no geral, tá " pouco ligando ", desde que não os dê problemas!

• Marcelo vai decidir se o tempo de espera por título de residência contará para obtenção de nacionalidade

https://www.dn.pt/98159894/marcelo-vai-decidir-se-o-tempo-de-espera-por-titulo-de-residencia-contara-para-obtencao-de-nacionalidade/

• @bunker94

Acho que há uma confusão.

O presidente Marcelo Rebelo continua no cargo até o final do mandato. O sistema lá é parlamentarista. O que ele fez ou demitir o conselho de ministros e convocar eleições para o parlamento.

Além disso, quem sofreu acusação de corrupção, que depois foi provado que era falsa pois o suspeito era um homônimo, foi o Primeiro Ministro Antônio Costa.

Assim como a Laja-Jato no Brasil, a tal “cruzada contra a corrupção” está derrubando governos com notícias falsas plantadas e abrindo caminho para grupos de extrema direita tomarem o poder. Já vimos esse filme no Brasil e ele termina mal…

Essa matéria do G1 dá um bom resumo.

https://g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2024/01/16/eleicoes-em-portugal-acontecem-em-marco-votacao-foi-convocada-apos-dissolucao-do-parlamento.ghtml

• @bunker94 ,

o presidente Marcelo Rebelo não pediu demissão. Quem pediu demissão foi o primeiro ministro Antonio Costa em novembro passado. Com isso Maecelo Rebelo decidiu dissolver o parlamento e convocar eleições para dia 10 de março. Com o resultado destas eleições será nomeado o novo primeiro ministro do partido que vencer as eleições. Que na minha opinião continuará sendo do PS ou quem sabe do PSD que é o partido de Marcelo Rebelo. Qualquer outro resultado para mim seria uma grande surpresa, mas vamos aguardar. E a curto prazo não vejo mudanças na atribuíção para netos, mas vejo sim esta idéia crescendo, e num futuro mais a médio e longo prazo acredito que a nacionalidade para netos será removida ou bastante restringida, como está acontecendo com a via sefardita.

Quem acompanhou os debates em 2019, pela última alteração da lei da nacionalidade deve se lembrar que já havia uma enorme preocupação com a concessão aos sefardita pela óbvia conclusão de um aumento exponencial desta concessão. Na época decidiram por deixar a questão sefardita para outra ocasião para poder votar o restante das alterações. Mas a idéia já estava lá, a de restringir. E com relação aos netos naquela ocasião, apesar de ter removido os vínculos, isto também não foi tão façil assim, houve muitos parlamentares contra.

Enfim, vamos ver como será a composição do próximo parlamento e qual a posição do mesmo com relação a nacionalidade.

• O partido CHEGA esta com uma crescente forte depois de a comunidade brasileira votar neles, para se tornar a 3 maior bancada é algo grande para um partido ultraconservador e cheio de polêmica de xenofobia com brasileiros, acredito que é por conta de bolsonaristas bravos que ele perdeu no Brasil e estão tentando pegar o erro dos esquerdistas no poder e colocar os ultraconservadores no poder, e se milagrosamente acontecer de o Ventura virar primeiro-ministro veremos um Portugal com maiores restrições para emigrantes e provavelmente muito conflito com a assembléia já que a maior bancada é do PS.

• Que atualmente é a maior bancada* pode ser que isso mude com uma aliança entre o PSD/IL/CH, mas com o que falei com uma amiga portuguesa e ela confirmou que em comunidades do Reddit os tuga mais jovens estão entre CH ou PS... vamos ver como será essa eleição em Março, provavelmente a bancada do Chega pode diminuir depois desses conflitos internos.

• @Destefano

Você está clandestino na Europa? Qualquer hotel te pede isso. Hoje em dia, até o AirBNB pede cópia do passaporte. É tudo é registrado no governo. É tudo acaba sendo integrado. Por mais que a polícia não peça documentos de forma regular, vc precisa dele para um monte de coisa ou tudo fica mais caro pela irregularidade o que torna a estadia fora de Portugal muito mais difícil. Ou quase impossível.

Não, não estou clandestino. Nem estou recomendando que ninguém tente entrar na Europa clandestinamente, só para deixar claro.

Sim, para quem quer viver legalmente, as burocracias da vida exigirão a apresentação do visto e do passaporte em vários momentos. Abrir conta no banco, ficar em um hotel, ter um telefone celular... mas quem vem para ficar clandestinamente, para quem vem para "arriscar tudo", isso é o de menos. o importante é botar o pé na porta. O CPLP de uma certa maneira, facilita essa travessia...

Você pega um angolano, por exemplo. Para entrar na União Europeia, mesmo como turista, ele precisa de um visto, que pode ser negado. Se é um homem, solteiro, de seus 20 e poucos anos, desempregado, tem boas chances de isso acontecer. Mas, Portugal oferece a ele um visto CPLP - pronto, ele entrou na Europa. Se ele quiser ir para a França, Alemanha, Holanda, ou seja, um dos países ricos da UE, basta entrar em um ônibus ou trem. Já tá dentro da UE.

Eu não estou dizendo que esse seja um bom plano, talvez seja um péssimo plano. Mas o acordo Schengen é claro, se não é cidadão da EU, não pode ficar circulando na EU depois dos 90 dias usuais de um visto de turista. O visto CPLP abre uma brecha para facilitar esse trânsito intra-EU - quer seja com propósito de se estabelecer clandestinamente em outro país da UE, quer seja apenas para fazer um turismo de fim de semana. Desde que a pessoa fique em Portugal, não há problema. E como você mesmo disse, o visto CPLP não autoriza a pessoa a sair de Portugal. Mas fica uma coisa "na consciência" de cada um, pois se a pessoa quiser ir para outro país, não encontrará resistência.

De novo, não estou dizendo que seja um bom plano. Mas é uma possibilidade, e é por isso que a UE questiona Portugal.

• @eduardo_augusto Bem isso mesmo.

Muito delicado esse cenário dos vistos CPLP.

Ao meu ver, isso deveria ser revisto.

Portugal não tem sequer capacidade de fiscalizar todos os potenciais imigrantes dentro de seu território, imagine os que usam a via terrestre para os demais países da UE.

Isso vai é causar transtornos e problemas ao governo Português

• @eduardo_augusto imaginei que não tivesse... foi uma pergunta retórica. O ponto é que se a pessoa estiver de maldade, ela entra com o visto de turista e faz a mesma coisa. Então, não acho que seja o CPLP quem vai tumultuar...

• Uma dúvida pertinente:

Com o uso do passaporte português, mas tendo a Carteira Nacional de Habilitação do Brasil, há algum risco de dirigir seja na UE ou mesmo em países que normalmente exigem visto dos brasileiros, como Canadá, EUA e Austrália?

O que fazer neste caso?

Melhor levar os TRÊS docs ? Passaporte Português para imigração, a CNH para alugar o carro e poder dirigir somado ao passaporte brasileiro para justificar a CNH do Brasil ?

@texaslady Consegue dar uma luz ?

• @jpvecchi por via das dúvidas, solicite ao Detran a PID (Permissão internacional para dirigir).

• @jpvecchi ,

A CNH é aceita na UE, America do Norte, bem como em inúmeros outros países que fazem parte da convenção de Viena. Mas é necessário a PID conforme o @Gutto disse, você apresenta os 2 documentos. Embora se você só for dirigir em Portugal a CNH apenas é aceita.

• @jpvecchi nesses países vc pode dirigir como turista apenas com a sua CNH,sem a necessidade de PID,porém como sua cnh vai constar como brasileiro acho aconselhável levar passaporte ou rg(documento que mostre nacionalidade brasileira),para evitar problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.