Pais da bisavó

Tentando descobrir nomes, mais, me perdi e nao achei nada a respeito. No caso os pais da bisavó alguém sabe como eu consigo achar? Ela se chama vicencia pinto Garcia. Soube que nos pais pode haver o sobrenome Fialho.

Comentários

• @Rezzito

Se for a Vicencia Pinto Garcia casada com Veriano Garcia, segundo o que aparece no casamento de seu filho Paulo, ela nasceu em Corumbá em 09/08/1922.

Ao obter a certidão de nascimento dela, verá o nome de seus pais e avós.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6X-M9C9-D

• Eu confundi na hora de digitar os nomes é do Veriano Garcia que estou a procura do documento. Ele era casado com Vicencia Pinto Garcia. Pouco se sabe sobre ele.

• Estou a procura de informações do pai de meu Bisavô para eu continuar o caminho da minha árvore genealógica. A certidão de nascimento é peça chave uma vez que quem sabia a data de nascimento já não se encontra entre nós. Se chama Veriano Garcia foi casado com Vicencia Pinto Garcia. Qualquer ajuda ficarei grato!

• @Rezzito

O mesmo conselho vale para o Veriano. Ele nasceu em Aquidauana em 16/05/1921, como pode ver na certidão no link já mandado.

• editado January 2024

Obrigado. Agora descobrir dos pais dele João Garcia e Sebastiana Santa Garcia. Não sei nem por o de começar qualquer ajuda é de grande valia. Muito obrigado!

• @Rezzito

Topico repetido https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24998/procura-se#latest

Sugiro que mantenha tudo no mesmo topico. Abrir varios topicos com o mesmo assunto só tumultua o forum e dificulta os colegas entenderem o seu caso, ou seja, mais atrapalha que ajuda a voce obter o que precisa. Boa sorte!

• Se caso eu não conseguir a certidão, qual caminho devo seguir?

• @Rezzito

Você procura através de outros parentes dele. Converse com os familiares mais antigos para obter dados.

Um exemplo: tem uma irmã de Veriano chamada Ruth Garcia; segundo seu óbito ela também é de Aquidauana:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFR-49N5-X

você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

• Consegui a certidão de meu bisavô Veriano Garcia seus pais são João Garcia e Santa Garcia. Na certidão consta como avós Caetano Garcia e Maria da Silva Garcia. Passei dias atrás de algum dados ou algum documento mais não encontrei como: Registro de Casamento, certidão de nascimento, óbito nada relacionado. Qual caminho devo seguir?

• Estou a procura de informações como certidão de nascimento, casamento etc de meus antecedentes. Se chama João Garcia natural de Santa rita do passa quatro só que não encontram sua certidão de nascimento no local pelos cálculos 1987 segundo um registro de batismo. Seus pais eram Caetano Gracia que era portugues e Maria da Silva ou dos anjos que era portuguesa.

Como devo proceder para encontrar essa certidão? Já não tenho alternativas. Qual caminho devo seguir?

• Theo DutraTheo Dutra Member
    editado August 2024

@Rezzito

Seria este?

Joao Garcia

Nascimento: 15 de julho de 1897

Batizado: 8 de agosto de 1897

em Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brazil

Pai: Caetano Garcia

Mae: Maria dos Anjos

Aqui mais detalhes:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66GF-WN8X

• Sim, este mesmo só que entro em contato com o cartório e os mesmos me retornam que não foi possível localizar a certidão de nascimento.

• editado February 5

Gostaria de ajuda para encontrar uma certidão ou alguém que consiga achar para mim.

Encontrei fontes que João Garcia nasceu em santa Rita do Passa Quatro e também outra que nasceu em Bauru. Encontramos a certidão de casamento que fala que seus pais eram portugueses mais nao diz de onde. Precisamos da certidão de nascimento, já entrei em contato com cartórios mais não localizaram. Preciso de ajuda.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9T1-1DB6?lang=pt&cid=fs_copy

[removido] desde já grato!

• editado February 6

@Rezzito já entrou em contato com o cartório de Bauru (provavelmente este casaemnto deve ser do 1o subdistrito) e solicitou certidao de inteiro teor deste casamento? Solicite também o desarquivamento do processo de habilitacao de casamento (pode ser que o processo nao exista mais ou nao tenha documentos que lhe sejam uteis). Ambos sao serviços que tem custo no cartório mas acredito que seja o melhor caminho para voce começar sua busca.

Outro caminho que pode seguir é tentar achar este registro de nascimento de Anália, que pode ser uma irma dele. A data parece estar mal indexada no Family Search, apesar de aparecer 1721 é de uma série de documentos do registro civil de SP que inicia em 1889, aparentemente é de Pirassununga. Tente pedir o inteiro teor desta certidao no cartório de lá, se ela for mesmo irma de Joao Garcia seu registro pode revelar o nome dos avós ou até mesmo alguma indicaçao melhor da origem deles.

• @Rezzito

Tente ver também esse casamento em Bauru de uma possível irmã. O registro também está mal indexado (a leitura geralmente é feita por computador e gera muitos erros) mas menciona que ela seria da "Comarca de Barras" o que abre varias possibilidades como Barra Bonita, Sao Joaquim da Barra ou até Morungaba - que se chamava Conceição da Barra Mansa) https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9YM-788V?lang=pt - se for seguir essa pista igualmente peça certidao inteiro teor e desarquivamento do processo de habilitacao de csamento

• editado February 7

@Rezzito

Outra pista, há um Caetano Garcia com dois passaportes para o Brasil listados no Cepese:

• IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil
    • 132661Caetano GarciaPenafielPenafiel&bnsp;&bnsp;Trabalhador41Rio de JaneiroCasado3
    • 65009Caetano GarciaPenafielPenafiel&bnsp;&bnsp;Trabalhador40Rio de JaneiroSem Indicação

Em Penafiel (Freguesia dePaço de Ferreira) encontrei batismos de possiveis filhas deste Caetano, que podem (ou nao) ser irmãs de Joao nascido no Brasil:

Nestes batimos menciona que os pais eram da freguesia de Irivo e casados na de Galegos, todas do mesmo concelho de Penafiel. O casamemento (n. 1/1874) https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/05b8c5a8007b4c3db01728bd07d03979?isRepresentation=false&selectedFile=63020203&fileType=IMAGE mostra noivo com 25 e mae com 22 anos, a idade dela seria um pouco elevada mas cabe pesquisar pois nem sempre as datas estao certas...

Se os pais dele forem este casal, aqui estao os documentos deles:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.