Naturalização - Sem certidão / apenas número de assento
FátimaSMaga
Member
Olá pessoal,
Graças a ajuda de vocês minha mãe conseguiu a naturalização dela em 2021.
Soubemos apenas por e-mail que o processo tinha sido concluído e nos enviaram o número de assento dela.
Porém, agora, que estou dando entrada na minha naturalização, como filha, vejo no formulário que eles pedem alguns dados como Freguesia e Concelho, assim como cópia da certidão de nascimento (que ela só tem a brasileira). Como só tenho a informação do número de assento estou confusa com qual caminho seguir. Alguém poderia ajudar?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@FátimaSMaga ,
Esclareça melhor a sua situação. Sua mãe conseguiu naturalização ou atribuição? Quantos anos você tem? Pois se você for maior de 18 anos e sua mãe é naturalizada, você não pode pedir como filha.
Quanto ao assento de sua mãe peça uma via do assento pelo civil online:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@texaslady , obrigada pelo link! vou solicitar a via do assento.
Ela tirou a nacionalidade portuguesa por atribuição (pais portugueses).
@FátimaSMaga peça pelo civilonline, custa 10 euros - aqui como fazer: Como solicitar certidões pelo civilonline
Se ela tirou como filha, o seu processo também será de filho (1-C): Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C (presumindo que você seja maior).
Avalie eventual necessidade de transcrição do casamento dela antes de ingressar com seu processo (sendo a portuguesa do sexo feminino geralmente é necessário).
Boa sorte!