Busco a certidão da minha avó

Olá! Tudo bem?

Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento da minha avó, mas tenho poucas informações, poderiam me ajudar, pfv!

A minha avó (Maria dos Reis Souza Ramos) veio para o Brasil com 9 anos de idade com a minha bisavó (Ermelinda dos Reis).



Comentários

  • @samaraorra2003 como ela nasceu apos 1911 você pode fazer o pedido diretamente através do civilonline. Siga este tutorial: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • editado January 15

    @samaraorra2003 como a mãe dela era de Abrantes, eu tentaria informando uma dessas duas localidades do Distrito de Santarém, pela proximidade. Mais provavel Rio de Moinhos, em Abrantes, que tem como orago Sta. Eufémia.

    Fonte da tabela: https://www.academia.edu/11919127/O_culto_%C3%A0_virgem_m%C3%A1rtir_santa_Santa_Euf%C3%A9mia_em_Portugal

  • Obrigada Alan! Acabei de realizar o pagamento, assim que receber aviso aqui se deu tudo certo.

  • editado January 16

    @samaraorra2003

    Meu palpite é que pode ser em Chancelaria, no concelho de Torres Novas, pois ali existiu uma localidade com o nome de Casal da Videira. Essa freguesia antes se chamava Santa Eufemia. Desconfio que esse "Casal de Videira" foi absorvido pelo atual lugar (subdivisão de freguesia) de Rexaldia.

    "A Freguesia de Chancelaria, ou Santa Eufémia, como era chamada..."

    Tem um inventário de um Manuel Maria de Sousa lá, que deve ser o pai do Antonio Maria de Sousa, já que a inventariante é Maria de Jesus Cavalheiro, sua esposa:

    https://digitarq.adstr.arquivos.pt/details?id=1163588

    Se o civilonline responder que não achou, tente com Chancelaria.

  • Muito obrigada pela ajuda! Hoje mesmo recebi a chave do acesso à certidão e deu tudo certo.

  • Fiquei com uma dúvida ao olhar os documentos da minha avó mostra que ela foi casada, mas não com o meu avó (pai do meu pai) será que mesmo assim consigo tirar a cidadania?

  • @samaraorra2003 isso precisa ser mais bem analisado... ela se casou posteriormente com o seu avô? Se sim, é mais simples, mas provavelmente terá que encontrar o obito de seu falecido esposo. Forneça mais informações para que o pessoal do forum posssa te ajudar melhor.

  • Quero obter a cidadania da minha avó (Maria dos Reis Souza) que teve 6 filhos sendo 3 com António Ramos e outros 3 com o meu avô (Ali Mustapha) mas com o meu avô ela não foi casada

  • E por sinal nem meu pai e nem eu temos o sobrenome dela teoricamente e a única coisa que comprova a relação é a certidão de nascimento do meu pai e a minha

  • Poderiam me ajudar pfv

  • @samaraorra2003 não sei te ajudar vamos aguardar a resposta dos membros mais experientes do fórum

  • editado January 18

    @samaraorra2003

    Olhe a certidão de nascimento de seu pai. Veja quem foi o declarante do nascimento. Em geral é o pai (que no caso é o cidadão não PT). Eu olhei no FamilySearch e vi a certidão de um Ahmed e uma Fatima, filhos desse casal, e em ambos os casos aparece o pai como declarante.

    Caso Maria e Ali nunca tenham se casado, e o pai não PT tenha sido o declarante do filho, você vai ter que provar via documentos assinados pela Maria que ela participou ativamente na vida do filho na menoridade dele.

    O que as pessoas costumam usar para isso são matrículas e boletins escolares, carteiras de vacinação etc desse filho, pois são coisas que normalmente a mãe que fazia. Mas pode ser outros tipos de documentos; outras pessoas aqui podem dar mais sugestões. É preciso ser um documento que a cidadã PT (a Maria) tenha assinado. Converse com seu pai, veja quem pode ter esses documentos, ou entre em contato com as escolas onde ele estudou etc.

    Não precisa ter o sobrenome. O elo com PT é provado pela cadeia de documentos descritos aqui que terá que enviar para fazer um processos de neto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Caso seu pai vá fazer primeiro processo como filho, aqui a lista:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • Muito obrigada pela ajuda!

  • Ola, tudo bem?? você conseguiu?? Eu estou procurando informações do Manual, que é irmão dela, ele é meu avô, provavelmente nós somos parentes distantes haha

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.