Certidão só tem nome e sem sobrenome

Pessoal, tenho uma dúvida: eu tenho certidões de nascimento feitas em paróquias nos anos 1887 e nelas só consta o primeiro nome da pessoa que está registrando o nascimento. Por exemplo o registro de minha bisavó que tem só o primeiro nome Luiza (parece que era assim que faziam) e depois os nomes completos dos pais dela e avós dela. Gostaria de saber qual o nome completo dela. Como posso saber? Como posso ter certeza do nome dela ? Tem alguma regra de formação do nome baseado nos sobrenomes dos pais dela? Obrigado.

Comentários

  • @Mafra


    Esse é o formato normal das certidões de batismo daquela época. Não há regra de formação do nome - na verdade até há, mas é tão flexível que não serve para muita coisa.

    A forma como funcionava era: você nascia, tinha apenas o seu nome próprio. Quando virava adulto e tirava o seu primeiro documento - fosse um passaporte para viajar, ou quando fosse se casar, você se apresentava com o seu nome de adulto, com os sobrenomes pelos quais você fosse conhecido.

    Então, essencialmente você precisa da certidão de casamento, por exemplo, para descobrir o nome que a pessoa passou a usar. E aí você utiliza as datas, locais, nomes dos pais, para verificar se é a mesma pessoa da certidão de batismo que você tem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.