Me ajudem!

Olá, pessoal!

Estou desde outubro de 21 numa luta para cidadania sozinha.

Encontrei a certidão da minha bisa portuguesa (e estava de 2018 procurando) e desde então, dei entrada na transcrição e nas retificações até hoje (uma trabalheira danada). Pois bem, cheguei na certidão da minha vó (filha do português) e me deparei com o auto registro. Isso mesmo, nenhum filho da minha bisa foi registrado. Eles todos se auto regiatraram quando completaram 18 anos! (Absurdo? Sim!). Eu e toda minha família perdemos o direito de cidadania? Ou caso eu encontre o registro de BATISMO, e conste lá o nome da mãe portuguesa, eu consigo dar seguimento?


Alguém consegue me ajudar? Estou tentando dar seguimento sozinha, visto que os escritórios e despachantes estão cobrando muito caro 🫠

Comentários

  • @carolinecantao


    Eles todos se auto regiatraram quando completaram 18 anos! (Absurdo? Sim!). Eu e toda minha família perdemos o direito de cidadania? Ou caso eu encontre o registro de BATISMO, e conste lá o nome da mãe portuguesa, eu consigo dar seguimento?


    Se sua avô nasceu antes da implementação do registro civil no Brasil (nao me lembro o ano agora, mas certamente antes de 1900... acho que por volta de 1889), o registro de batismi bastaria.

    Mas ela provavelmente nasceu depous disso, certo? Nesse caso, a certidao de batismo nao teria valor.

    Infelizmente, parece-me que voce nao tem direito à cidadania portuguesa.

  • O que pode acontecer (isso vai depender bastante da época, local, etc...) é que a criança era registrada, o documento se perdia e simplesmente faziam um outro registro.


    Não estou dizendo que aconteceu no seu caso, mas existe essa possibilidade, procure tentar achar outro registro da sua avó.

  • @carolinecantao nao perca as esperanças ainda isso que o @LeoSantos falou acontecia demais. Gente encontrar eventual registro mais antigo dos filho dos portugueses. Boa sorte tomara que encontre!

  • @carolinecantao Coloque aqui o nome e os dados do nascimento da filha do português e os locais em que a família viveu. Assim podemos te ajudar a fazer uma busca.

  • @carolinecantao vc já consultou um bom advogado? Na maioria das vezes eles não cobram para avaliar o caso. E profissionais de primeira linha, se disserem que tem como fazer, lhe darão garantias ou, se não derem, deixarão clara qual a fragilidade mas pq eles entendem que seria possível. Com essas informações você pode avaliar melhor que rumo tomar. Informação nunca é demais.

    Mas meu conselho nestes casos é fugir das assessorias. Procure um advogado experiente e bem estabelecido.

  • @carolinecantao

    Recomendo fazer exatamente o que o @viniciusmrocha sugeriu. Procure um advogado experiente em processos de cidadania portuguesa, e peça para ele avaliar o caso. A avaliação costuma ser gratuita. Como ele disse, fuja de assessorias, despachantes etc. É justamente em casos como o seu em que ter um bom advogado faz diferença.

    Boa sorte

  • Seu caso é igual do primo do meu esposo, passei uns 3 anos para achar a certidão do avó dele ,achei e ele pediu ano passado ok!

    Quando ele foi atrás da certidão do pai , o pai fez o auto registro , achei a certidão de batismo no familyseacher apenas isso .

    Mandei uma mensagem por e-mail para Lisboa ou uma outra conservatória , explicando a situação , eles me falaram que a certidão de batismo não vale , pois em 1929 já existia o registo . Infelizmente é uma situação que não tem muito o que fazer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.