Transcrição de casamento

Olá, pessoal !

Sou brasileiro e , recentemente, me foi atribuída a nacionalidade portuguesa . Agora, quero fazer a transcrição de meu casemento, com brasileira, ocorrido em 1994, no Rio de Janeiro. Dado que esses processos mudam constantmente, gostaria de saber se o seguinte procedimento está certo e, ainda , dirimir algumas dúvidas indicadas por perguntas, entre parênteses, abaixo:

1) Enviar os seguintes documentos a uma conservatória, desde o Brasil :

Certidão de casamento - cópia atualizada, digitalizada e apostilada ;

Certidão de nascimento de minha esposa - cópia atualizada, digitalizada e apostilada ;

Formulário de requerimento de transcirção de casamento - Preenchido e apostilado;

Via original de minha certidão de nascimento registrada em Portugal;

2) Enviar para a CRC (ou ACP???) do Porto (qual é o endereço?) ou Ponta Delgaa (?) e aguardar contato por e-mail com link para pagamento da taxa de 120 euros

Por favor, quem pode me ajudar ?

Grato,

Sérgio H. L. Cabral

Comentários

  • @Scabral

    A resposta depende de onde você mora (qual estado no BR ou em outro país?)

    Se por acaso morar nos estados do RJ ou ES, o consulado do Rio é de longe o melhor lugar para fazer isso; manda por sedex para lá. No site do consulado tem a lista de documentos exigidos lá.

  • Interessante, @CarlosASP ! Muito obrigado. Acabo de ver os procedimentos. Moro em SC, mas acho que pelo Rio vai ser mais simples. Vou tentar , sim.

  • @Scabral


    o consulado portugues no Rio tem responsabilidade apenas pelos processos de residences no RJ e ES.

  • Distração minha, @eduardo_augusto, pois não levei ao pé da letra a dica do @CarlosASP. Muito obrigado. O jeito vai ser por Portugal, mesmo. Acho que pelo Porto, né?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.