Ajuda com renovação de passaporte!
Gustavo Mendes
Member
Boa noite pessoal, preciso renovar meu passaporte mas ele vence só em maio. Consigo renovar meu passaporte sem ele estar vencido?
Tentei agendar atendimento pelo site https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login mas não tem data em nenhum consulado do Brasil. Como faço pra conseguir? De preferência em São Paulo ou Curitiba.
É possível fazer a renovação nas permanências consulares? Alguém sabe me dizer se as datas dessa página são referentes a 2024? https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares
Muito obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gustavo Mendes
Sim, pode renovar antes de vencer.
Não tem outro jeito, tem que ficar tentando agendar, até encontrar uma data.
Olá, saberiam informar o tempo de espera para recebimento do passaporte renovado?
Outra dúvida, é qto tempo antes de vencer, posso solicitar a renovação?
Obrigado
@joaotma Olá, saberiam informar o tempo de espera para recebimento do passaporte renovado?
Depende de onde você for retirar obviamente, seja consulado no exterior ou loja cidadão em portugal.
Outra dúvida, é qto tempo antes de vencer, posso solicitar a renovação?
Pelo que consultei umas semanas atrás o passaporte somente pode ser pedido a partir de 6 meses antes de expirar a validade do passaporte anterior.
Consegui agendar numa Pernanência Consular, me responderam o seguinte:
OBS. 1 – Deverá comparecer munido(a) de seus documentos vencidos (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e Passaporte) e envelope A5, com o campo “destinatário” JÁ PREENCHIDO com o endereço a remeter os documentos solicitados.
OBS. 2 – A única forma de pagamento aceite será a de CARTÃO DE DÉBITO.
OBS. 3 – Em caso de nunca ter sido possuidor de Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade e Passaporte, deverá apresentar documento de identidade e Assento de Nascimento (português).
OBS. 4 – Deverá trazer preenchido o requerimento de forma DIGITADA do ato consular que solicita.
Alguém sabe quais os documentos que preciso levar pra renovar o passaporte? Tem que levar esse envelope A5 e fazer algum requerimento digitado?
Obrigado!!
@Gustavo Mendes https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#passaporte-eletr%C3%B3nico-portugu%C3%AAs-pep
Só ir na aba Passaporte Eletrónico Português (PEP)
@welinty obrigado!!
Pessoal, este site só aparece fora do ar pra mim :(
Também preciso fazer o passaporte português do meu filho menor.
Obrigada,
Olá,
Pelo https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login, não abre mais vagas para esse ano.
Será que não abrirá mais ou tem um dia e horário certe para agendar?
Obrigado pela ajuda!
Pessoal, boa noite.
Tenho a renovação do meu passaporte amanhã, ele vence em dez/24. Minha dúvida é se a partir da entrada no processo de renovação, o atual passa a não ter validade e terei que esperar o novo.
Tenho viagem e preciso do passaporte português para entrar nos EUA, assim se tiver que esperar o novo, tenho medo de não receber e perder a viagem.
Agradeço a ajuda.
Bom dia!
A renovação do passaporte tem que ser feita pelo consulado ou pode ser feito "por correio" com algum órgão de Portugal?
Obrigado!
@Marturg
tem que ir pessoalmente para colher a biometria.
na verdade, não existe renovação . Você vai tirar um passaporte novo. Não esqueça de levar o CC ainda válido e o passaporte vencido, ou a vencer (pode tirar um novo a partir de 6 meses antes da data de validade, mas eles vão cancelar o ainda vigente).
@CarlosASP Engraçado que não sei se é o " termo correto ", mas a questão da " renovação ", tem possibilidades como os EUA fazem via Correios pra quem mora fora do território americano.
Só ir na página da Embaixada/Consulados e lá tem informando.
Portugal e outros países poderiam fazer o mesmo!
Evitando o deslocamento das pessoas cidadãs!
@jpvecchi
Sim, isso é possível, mas mesmo assim se você prestar atenção nas instruções, o passaporte não é "renovado", embora seja esse o termo que eles usam. Você envia o seu passaporte atual, e algumas semanas depois recebe um novo passaporte.
E algo que nem todo mundo sabe, o Brasil também oferece esse recurso. Não sei se em todos os países, mas em alguns, você também tem a opção de mandar o passaporte para o consulado brasileiro e pedir a "renovação". Exemplo: Como renovar o passaporte brasileiro na Espanha - Carine Saenz
@eduardo_augusto Entendi. Mas o governo e consulados portugueses no Brasil oferecem este serviço em território brasileiro?
Claro que... devido a EXIGÊNCIA obvia de coleta de foto e demais dados biométricos, o 1° tem que deslocar ao consulado de minha jurisdição mais próximo, evidente!
Mas se for possível, pretendo renovar tanto o CC, quanto o PEP a partir da " 2 via " por correios.
O meu passaporte brasileiro eu “renovei” por correio no consulado daqui. Só permitiam fazer se vc já tivesse as impressões digitais cadastradas no sistema e pediam para vc mandar pelo correio uma foto atualizada naquele formato para passaporte.
Não sei se ainda oferecem essa opção ou se era apenas durante a pandemia.
@ecoutinho Sim sim. Poderiam fazer desta forma, pois nem sempre é fácil deslocar-se até uma cidade que tenha consulados.
Por "sorte", Portugal detém muitos consulados nas principais cidades do Brasil.
Mas mesmo assim, se puder por correios igual os EUA fazem com seus cidadãos que aqui residem! Seria ótimo!
A propósito, esqueci de dizer: despachei o envelope pelo correio numa terça-feira pela manhã, sexta chegou o passaporte em casa. Fiquei surpreso com a agilidade da seção consular da embaixada brasileira aqui.
A galera que é nativa daqui leva meses para emitir o passaporte do próprio país (meses para conseguir um agendamento e depois 20 dias úteis para emitirem o documento) rsrs
@jpvecchi
eu procurei na página do Consulado Português do país onde moro atualmente, eles só falam de "concessão de passaporte", mas não de "renovação". Então não sei se dispõem de um serviço via correios. Concordo contigo que seria a coisa mais prática.
É outro exemplo do que o @Destefano costuma dizer, que o Brasil em algumas coisas tem serviços públicos de qualidade superior. Os consulados Brasileiros no exterior oferecem essa possibilidade...
@eduardo_augusto bom dia!!!
Quase tudo que é ruim é mais criticado e faz mais barulho do que aquilo que é bom. Em um perfeito, nada hoje estaria bom. Ou quase nada. Eu não sou hoje funcionário público, mas conheço vários e já fui durante a alguns anos. E o perfil dele é cada mais diferente. E como em todo lugar, tem gente super qualificada e tem gente que deixa a desejar. TMJ.
Olá, moro em Brasília DF e necessito renovar o meu passaporte português. É só me dirigir à Embaixada de Portugal, com o passaporte vencido e o cartão cidadâo? É viável agendar atendimento e obter informações via telefone da Embaixada? Ou o caminho ainda é chegar lá às 5h da manhã para ficar na fila de atendimento ? Se sim, gostaria saber de antemão, se possível, os documentos certos para levar e se conseguirei ser atendida. Agradeço toda informação possível a respeito.