Ajuda para procurar certidão de nascimento do meu avô

Olá boa noite, preciso de ajuda para procurar a certidão de meu avô, ou pelo menos algo próximo, visto que não consigo encontrar quase nada em relação a ele...

Tudo que tenho é:

Nome do meu pai: José Guimarães Martins nascido em 31/JULHO/1924 casado com Ana Batista Martins (C CAS 9949 LV 31 FL 271 - CART NEME-APUCARANA PR). Ele tinha dois irmãos gêmeos (nomes desconhecido) e uma irmã de nome Eunice.

Filho de Firmo Martins de Andrade (português possivelmente de Lisboa), e também de Maria José de Andrade. Meu pai nasceu em Pirassununga-SP.

Meu pai fez uma viagem enquanto menino com o seu pai para conhecer os familiares em Lisboa em Portugal, tentei encontrar também registros da viagem porém infelizmente foi infrutífera.

Encontrei também um registro de óbito da Maria José Guimarães https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDC-KQC5-C?view=index

Que bate com as informações que meu pai me disse, do sobrenome da minha avó sendo Guimarães, dele apenas pegando o Martins e não o de Andrade, etc..

Comentários

  • editado January 7

    @ninice12 procure o local do casamento do seus avós (possivelmente Pirasununga?... ou talvez Pedregulho/Rifaina, onde foram padrinhos de várias crianças por volta de 1915) e solicite no cartório: a) certidão de inteiro teor de casamento + b) desarquivamento do processo de habilitação de casamento. Possivelmente terá uma melhor indicação do local de nascimento do Firmo em Portugal. Depois nos conte. Boa sorte!

    Edit: casamento de uma das filhas do casal em SP menciona que os pais eram paulistas... pode ser erro... de todo modo verifique o casamento deles! https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDL-594L-9?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7688-DS2M&action=view

  • @ninice12

    Além das sugestões acima, você não tem a certidão de nascimento de seu pai? Ali vai aparecer o nome dos avós dele (ou seja, os pais do Firmo). Isso pode ajudar muito na busca.

    A Maria José tem mais indícios de ser do estado de São Paulo, além do que consta nas certidões já encontradas.

    Aqui parece ser o óbito do pai dela:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:65LF-2SXN

    Está travado, Precisaria contatar um Centro de História da Família para destravar (é grátis). Aqui como achar o mais próximo:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/#

    Esse aqui me parece ser o possível batismo de uma irmã (Anna) de Maria José:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-7CN1-M?i=103

  • @AlanNogueira @CarlosASP encontrei a certidão de casamento dos meus avós, nela diz que meu avô é natural de Franca, porém meu pai me disse enquanto vivo que meu avô veio pra cá enquanto menino, procurei os registros de nascimento do Firmo na região de Franca, igreja etc e não encontrei nada... É possível alguma coisa além disso? Talvez tenha sido uma mentira do meu avô pro meu pai? Ou talvez ele tenha sido batizado no Brasil invés de Portugal?

    (certidão de casamento deles abaixo)

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-F6SH-R2

  • @ninice12

    Pode ser, afinal são muito comuns essas “fake news” em matéria de genealogia… não seria o primeiro caso.

    Pediu o desarquivamento do processo de habilitação de casamento dele como havia sugerido? Ele apresentou certidão de nascimento para casar? Quais os nomes dos pais dele como sugeriu o @CarlosASP ?

  • @ninice12

    Como pode ver no casamento de Firmo, os pais dele são Antonio Martins de Andrade e Maria Martha da Conceição.

    Com isso, apareceu o batismo de Firmo em Franca em 1874:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-F6SQ-W8?i=33

    E de vários outros irmãos; todos batizados em Franca, inclusive uma irmã Anna anos antes de Firmo nascer. Isso torna menos provável que Firmo tivesse nascido em PT e só batizado no BR (mas não impossível). Sem um batismo em PT, não há pedido de nacionalidade por essa via. Talvez os pais dele é que sejam de PT.

    Como ele nasceu em 1874, não havia registro civil no BR ainda. Um possível registro civil pode ter sido feito muito mais tarde, inclusive em outro município. Talvez a habilitação do casamento de Firmo mostre esse documento. Talvez Firmo tenha até se registrado em Rifaina logo antes de casar; isso era comum. Já achou o casamento civil de Firmo?

    Essa árvore aqui tem muita coisa da família:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GC9K-MFL

    Aqui está o registro de nascimento de seu pai José. Está travado; ver o comentário anterior sobre como destravar grátis a imagem:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4K-TBM1

  • @ninice12 diante dos batismos encontrados pelo @CarlosASP tambem acho muito improvável que Firmo tenha nascido em PT…

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.