Bisneta de português e minha mãe já tirou a cidadania

Boa tarde, gostaria de obter ajudas e informações para tirar minha cidadania portguesa.

Sou bisneta de portugues e minha irmã tirou a cidadania dela e, para facilitar o processo da minha irmã, minha mãe tirou cidadania também. Ou seja, sou filha de uma pessoa com cidadania portuguesa e bisneta de português. Posso entrar no processo como filha de portugues?

Comentários

  • @erica_de_sa


    Sim, você é filha de uma mulher portuguesa. Só seguir as instruções:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa


    Apenas uma observação quanto ao seu texto, você diz " irmã tirou a cidadania dela e, para facilitar o processo da minha irmã, minha mãe tirou cidadania também". Na verdade, se sua mãe não obtivesse a cidadania primeiro, a sua irmã não teria direito. Assim, não foi para "facilitar", mas era uma condição necessária.

  • Muito obrigada pela orientação e observação !

  • Olá, gostaria de tirar dúvidas de como iniciar o processo de tirar a cidadania.

    Minha mãe é bisneta de português, e há um tempo atrás a minha irmã conseguiu dar entrada no processo para tirar a cidadania para a minha mãe, para assim, conseguir tirar a cidadania dela.

    Minha mãe possui certidão de português. Dessa forma, eu posso solicitar a minha como filha de português? Pois acredito que como minha irmã já conseguiu a dela, provavelmente já deve ter sido feita a convolação.

    Obs: não tenho como perguntar a minha irmã pois ela não fala comigo.

  • editado April 24

    @erica_de_sa


    Minha mãe é bisneta de português, e há um tempo atrás a minha irmã conseguiu dar entrada no processo para tirar a cidadania para a minha mãe, para assim, conseguir tirar a cidadania dela.

    Pelas suas postagens de janeiro eu havia entendido que a bisneta do português era você, mas de qualquer forma se sua mãe já conseguiu a cidadania dela, esqueça os avós e bisavós. Você é filha de portuguesa, é só isso que interessa.

    Minha mãe possui certidão de português. Dessa forma, eu posso solicitar a minha como filha de português? Pois acredito que como minha irmã já conseguiu a dela, provavelmente já deve ter sido feita a convolação.

    Tem duas informações aqui: 1 - se sua mãe precisou fazer convolação é pq ela tirou nacionalidade por aquisição na "versão antiga" da nacionalidade de netos, que não daria o direito aos filhos pedirem cidadania por atribuição. 2 - Se sua irmã conseguiu tirar cidadania pela sua mãe é pq provavelmente a convolação foi feita. Essa informação é fundamental para poder seguir com seu processo.

    Considerando que você não tem contato com sua mãe, a primeira coisa que você precisa fazer é solicitar o assento de nascimento dela no civil online. No assento vai constar nos averbamentos se ela teve a nacionalidade por atribuição ou aquisição e se houve realmente a convolação também vai constar lá.

    O guia para solicitar cópia do assento está no link abaixo. Você vai precisar informar algumas informações sobre sua mãe para localizarem o assento (nome completo, nome dos pais dela, local e data de nascimento). Vai precisar pagar uma taxa de 10 euros via cartão e disponibilizam o assento em 1 ou 2 dias. Se realmente sua mãe teve a nacionalidade por atribuição ou mesmo se houve a convolação você poderá usar esse mesmo assento para seguir com seu processo.

    O fato de você e sua mãe não se falarem pode ser um problema apenas se você depender de uma declaração de maternidade dela para seu processo seguir (isso geralmente ocorre quando a pessoa é filha de portuguesa, foi registrada pelo pai brasileiro e os pais não eram casados). Para saber precisa checar quem consta como declarante na sua certidão de nascimento e com que idade você foi registrada. No link que o eduardo_augusto forneceu em janeiro tem o caminho das pedras.

    Boa sorte

    Como solicitar certidões pelo civilonline

  • @ecoutinho


    a @erica_de_sa não tem contato é com a irmã, pelo que eu entendi.

  • @eduardo_augusto verdade, li uma coisa e entendi outra!!! Ela escreveu irmã!

    Melhor assim, pois se ela precisar de uma declaração de maternidade da mãe (caso os pais não tenham se casado) ela consegue!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.