Transcrição

Olá , por favor, preciso de ajuda .

Meu irmão tem cidadania portuguesa , através da mãe portuguesa. Agora ele quer fazer da filha de 9 anos e da esposa que são brasileiras, como fazer a transcrição? É possível fazer direto da filha? Todos moram no Brasil, mas pelo Consulado de São Paulo é extremamente demorado . Como ele deve proceder para ser mais rápido , seria através de Portugal?

OBS: Ele pretende ir com a família para a Irlanda em Fevereiro.

Grata.

Comentários

  • @Lu_11


    Meu irmão tem cidadania portuguesa , através da mãe portuguesa. Agora ele quer fazer da filha de 9 anos e da esposa que são brasileiras, como fazer a transcrição? É possível fazer direto da filha? Todos moram no Brasil, mas pelo Consulado de São Paulo é extremamente demorado . Como ele deve proceder para ser mais rápido , seria através de Portugal?

    1) Fazer a transcrição do casamento;

    2) Fazer o pedido de nacionalidade da filha menor;

    3) Fazer o pedido de nacionalidade da esposa;

    Todas as instruções e dicas você encontra aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

    O melhor é fazer tudo via Portugal. O consulado de São Paulo, como você disse, é muito demorado.


    OBS: Ele pretende ir com a família para a Irlanda em Fevereiro.

    Lamento arruinar a expectativa, mas a obtenção da cidadania portuguesa é um processo que tem levado entre 1 e 3 anos, dependendo do tipo de processo e de onde cada processo está sendo tratado.

    Ele consegue ir para Portugal e levar a família - ele como cidadão português, a filha e a esposa como acompanhantes (terão que solicitar uma autorização de residência). Isso desde que seja providenciada a transcrição do casamento.

    Já ir para a Irlanda com a família, antes que a filha e a esposa obtenham a nacionalidade, não sei dizer.

  • editado January 8

    Muito obrigada pelas informações!!

  • Olá meus amigos(as) tudo bem? Mandei as documentações para transcrição de casamento agora só esperar o e-mail? Para pagar? Pelo tempo que receberam será que demora muito para eles entrarem em contato comigo? O e-mail é o que coloquei no formulário que iram entrar em contato comigo correto?

    Desde já agradeço a todos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.