Dúvida - Validade dos documentos

MilenaSales06MilenaSales06 Member
editado January 4 em Outros assuntos

Amigos(a), boa tarde!

Nos ultimos anos, comecei a reunir os documentos (Brasileiros e Portugueses) para dar entrada na dupla cidadania da minha avó (filha de Portugueses). Entretanto,surgiram outras situações que precisaram de mais atenção e infelizmente, tive que deixar o processo de lado.

Em um determinado momento, li a informação de que os documentos Brasileiros só eram válidos por um 1 ano. Essa informação é certa? Os documentos Brasileiros já foram apostilados.

Comentários

  • editado January 4

    @MilenaSales06 Que eu me lembre não tem validade certidões apostiladas e o requerimento pago deve ter validade de 1 ano.

  • @MilenaSales06 ,

    Você pode usar as certidões que já tem, certidões não tem validade, a não ser a certidão de casamento no caso de pedido por casamento. Os documentos de identidade devem ter nmenos de 10 anos. E também atestados criminais brasileiros ou de outros países tem validade.

  • Boa tarde, @MilenaSales06.

    Estou à procura de resposta para uma questão similar. O mais próximo que cheguei a uma esclarecimento foi no documento do link a seguir, elaborado pelo IRN com a Ordem dos Advogados de Portugal, na questão 36: https://crlisboa.org/docs/publicacoes/on-line/2022/nacionalidade.pdf

  • Agradeço muito pelos comentários, amigos.

    @GuiSS, não encontrei nenhuma base séria falando sobre validade dos documentos, então seguirei o que foi dito na questão 36. Agradeço seu comentário e por me mostrar esse documento.

    @welinty Não cheguei a pagar o requerimento. Obrigada pelo seu comentário.

    @texaslady Obrigada por me falar sobre os documentos de identidade.

  • @MilenaSales06 @GuiSS ,

    A resposta da pergunta 36 confirma. Só certidões que tem validade expiram. E no caso de pedido de nacionalidade alguns advogados dizem 6 meses, mas ai faz sentido porque a pessoa pode não estar mais casada, por isso eles pedem uma mais recente. Caso a certidão fosse muito antiga, talbez fosse o caso de pedir um nova certidão, mas não sendo não tem porque.

    Consultei a CRC dobre validade um tempo atrás, quando estava enviando os documentos de um irmão. A resposta foi:


  • No meu caso, a pessoa continua no mesmo estado civil. Essas certidões são apenas de nascimento e divórcio. Obrigada pela ajuda!

  • @MilenaSales06


    No meu caso, a pessoa continua no mesmo estado civil. Essas certidões são apenas de nascimento e divórcio.

    Se a pessoa casou e divorciou, como pode ela ter o mesmo estado civil?

  • editado January 6

    @eduardo_augusto Pior que não entendi o que ela falou ai kkkkkkk se ela casou e se divorciou é divorciada e não solteira né?

  • MilenaSales06MilenaSales06 Member
    editado January 7

    @eduardo_augusto @welinty

    Falei no sentido da pessoa não ter se casado outra vez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.