Cidadania portuguesa para menor de 18 anos com mãe e irmã com cidadania

Olá,

tenho uma duvida, tenho cidadania portuguesa por casamento com português. Tenho 2 filhas, uma do meu primeiro casamento e a outra do casamento atual e estamos pensando em ir para Portugal. Eu e minha filha mais nova já temos a cidadania mas a mais velha, segundo uma consulta que fiz tentando solicitar cidadania dela a uns anos, ela somente teria direito caso morasse em Portugal, então como vamos nos mudar para lá gostaria de saber como devo proceder, se já posso pedir este visto e esta entrada no pedido antes de ir ou se ela vai como turista e lá que é feito o pedido? Estou com muitas duvidas, se alguém puder me ajudar.

Obrigada

Comentários

  • @Luana_BH ,

    Qual a idade de sua filha?

    Você só pode pedir a nacionalidade dela se ela for menor de idade. E ela deverá estar não apenas morando em Portugal mas também estudando lá. Não da para pedir se não estiver em Portugal por 5 anos. Sua filha teria que ir como turista e depois de 3 meses, pedir o cartao de redidência na AIMA.

    Leia as instruções para a cidadania no link abaixo.

    https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Tem-menos-de-18-anos-ou-e-maior-acompanhado-e-nasceu-antes-de-a-sua-mae-ou-o-seu-pai-adquirir-a-nacionalidade-portuguesa

  • Já estamos em Portugal e ela já está estudando. Ela terá que morar por 5 anos para ter a cidadania então?

  • @Luana_BH ,

    No link que te passei acima diz:

    A ligação efetiva à comunidade portuguesa é automaticamente reconhecida se, quando fizer o pedido: 

    • tiver residência legal em Portugal há 5 anos
    • provar que está a estudar em Portugal (se tiver menos de 18 anos).

    Pelo que entendo é um ou outro, se não estiver estudando tem que morar por 5 anos e se tiver estudando basta apresentar uma declaração da escola que frequenta em Portugal ou o boletim de vacinas.

    Como você já está em Portugal, vá ate uma balcão da nacionalidade e pergunte para confirmar. Fora isso no link acima tem todas as infromações que você precisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.