Registro do assento português com nome de casada

Bom dia.

Não encontrei discussão sobre o seguinte assunto: "Assento de nascimento com nome de casada"

O processo de atribuição 1C foi em 2022 e concluído em 2023 com o devido assento registrado. Porém o registro chegou com o nome de casada da pessoa (mulher portuguesa por atribuição).

O próximo passo seria a transcrição do seu casamento (mesmo sendo a declarante do nascimento do filho juntamente com o pai) para passar a cidadania para o filho.

Minha pergunta é: Houve erro da conservatória em colocar o nome de casada ou mudou alguma coisa e já simplificaram com a atualização do nome sem a necessidade de transcrição?

Estou confusa e precisando de uma luz para resolver esse assunto, não sei se telefono para a conservatória em Portugal e questiono, ou se enviamos os documentos do jeito que está para a cidadania do filho.

Alguém por favor para me ajudar?

Agradeço demais

Comentários

  • @Adelaide


    Se no assento de nascimento não tem a observação "passou a usar o nome xxxxx com o casamento", entendo que se trata de um erro.

    Você pode escrever para rcentrais@retificacoes.irn.mj.pt , enviando esse assento que você recebeu e a cópia da certidão de nascimento usada no processo, e pedir para que corrijam. Se o seu aplicativo de emails tiver a opção, peça a "confirmação de leitura". Geralmente eles respondem em até 15 dias, pelo que tenho visto aqui no fórum.

    Entendo que isso seria o correto a se fazer.

  • @eduardo_augusto oi. Acreditei ser erro também... Mas como seria bom a simplificação sobre os atos civis no estrangeiro, já que os documentos enviados para o processo constam o casamento. Porém...

    Obrigada por retornar

  • @eduardo_augusto oi.

    Acredita que só agora consegui retorno sobre a questão do registro?! Enfim...

    A resposta: " O assento de nascimento foi lavrado de acordo com os documentos apresentados no pedido de nacionalidade. Não se vê fundamento para qualquer retificação."

    Ou seja, a certidão de nascimento brasileira enviada com o nome de "solteira" significa o quê?!

    Foi enviado os documentos para o processo de cidadania do filho com o registro do assento com o nome de casada, mas foi anexado a cópia do e-mail enviado para Anadia com o pedido de retificação. Vamos ver no que vai dar!

    Entendeu essa? :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.