Transcrição do casamento (da minha mãe) e nacionalidade (minha) ao mesmo tempo

Bom dia,

me surgiu uma duvida e não estou encontrando a resposta. Se entendi bem tenho que fazer a transcrição do casamento da minha mãe, pois o declarante do meu nascimento é meu pai, antes de dar entrada no meu pedido de nacionalidade como filha de mãe portuguesa. Isso procede? Não a meios de enviar os dois pedidos juntos e no mesmo envelope? Ouvi relatos de pessoas que não fizeram a transcrição, por isso minha questão.


Agradeço quem puder ajudar.

Comentários

  • @Gislaine De Aguiar Guimaraes ,

    Sim, procede. Você terá que fazer a transcrição de casamento de sua mãe. Não é possível enviar no mesmo envelope, pois precisam ser enviados para locais diferentes.

  • editado December 2023

    @Gislaine De Aguiar Guimaraes no mesmo envelope não, até porque a transcrição do casamento e o pedido de nacionalidade geralmente são feitos por lugares diferentes (CRC do Porto para transcrição e ACP para nacionalidade, por exemplo).

    O que algumas pessoas fazem - e não estou dizendo se é certo ou errado - é enviarem os dois processos ao mesmo tempo para os seus respectivos órgãos, já que a transcrição do casamento costuma ser concluída enquanto o pedido de nacionalidade ainda está na fila e nem foi analisado (ainda na bolinha 1 ou 2).

    Obs: acredito eu (não tenho certeza) que esse método não funciona para os casos em que se utilizam certidões de batismo, pois aí fica de fora do sistema informatizado.

  • @arthur_azzi e @texaslady agradeço as informaçoes, realmente havia pensado nisto, em enviar os dois ao mesmo tempo, pois creio que a transcrição sera concluida bem antes do processo de nacionalidade. E para o meu processo de cidadania tenho que enviar certidão de casamento dos meus pais? Se sim, inteiro teor, simples, apostilada....? agradeço

  • @Gislaine De Aguiar Guimaraes para o seu processo de nacionalidade a certidão de casamento dos seus pais não é necessária.

    Caso você seja casada e tenha mudado o nome, é preciso fazer a averbação do seu casamento na sua certidão de nascimento, e algumas pessoas nessa situação também enviam junto a própria certidão de casamento para comprovar a mudança do nome.

    Nesse tópico tem mais informações sobre os documentos que você vai precisar para o seu processo: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Boa noite. Tenho uma dúvida parecida. Meu esposo teve a nacionalidade concedida e temos 3 filhos menores em que ele foi o declarante. É preciso (obrigatório) fazer a transcrição do nosso casamento para pedir a nacionalidade deles?

  • @Larissa Abr

    Para poder responder preciso de duas informações:

    1 - Como seu marido obteve a nacionalidade? Por via originária (Como filho ou neto de português) ou derivada (sefardita, tempo de residência)?

    2 - O nascimento dos filhos foi declarado com menos de 1 ano?

    Supondo que foi por via originária e que o registro foi declarado pelo pai com menos de 1 ano, o ACP costuma dispensar a transcrição do casamento.

  • @ecoutinho Sim, nacionalidade originária como filho de português e ele declarou o nascimento dos 3 recém-nascidos.

  • editado January 1

    @Larissa Abr neste caso não precisa fazer a transcrição para a nacionalidade dos 3 filhos menores (envie para a ACP seguindo a lista aqui do fórum disponível em guias e informações úteis). Mas sugiro que façam a transcrição porque esta é obrigatória para que você possa ter a nacionalidade como cônjuge, não deixe de dar entrada no seu processo também.

  • Bom dia a todos, me surgiu mais uma duvida referente aos documentos a serem enviados.

    Para a transcrição de casamento da minha mãe encontrei a seguinte lista:

    1. Requerimento para transcrição do casamento preenchido e sem rasuras, datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE (NÃO PRECISA DE APOSTILAMENTO)
    2. Certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    3. Certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – de inteiro teor (digitada), emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida (APOSTILADA)
    4. Uma cópia autenticada da escritura de pacto antenupcial (SE HOUVER) , mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial; (APOSTILADA)
    5. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa
    6. RG do requerente (Se for o FILHO/A) emitido a menos de 10 anos - autenticado e APOSTILADO

    No caso o item 6 deveria ser enviado se o requerimento estivesse sendo feito por mim, mas como é a minha mãe mesmo que esta assinando tudo então não é necessário? Ou seria o RG dela mesmo? Tem algo mais se seria útil enviar?


    Para o meu processo de nacionalidade como filha de portuguesa encontrei a seguinte lista:

     1. Certidão de nascimento do ascendente português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1C.

    2. Certidão de nascimento do filho requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão reprográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da reprográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

    3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente, se for maior que 12 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.

    4. Pagamento da taxa de €175, através do link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Logo após o pagamento um email será enviado com o formulário 1C, que deverá ser impresso e preenchido conforme as instruções constantes no final do formulário. Se não receber o email, cheque sua caixa de spam. O formulário deverá ser assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade ou no consulado português. 


    Teria outros documentos necessários? Meu irmão também vai entrar com processo, exista a possibilidade de enviar os dois processos de nacionalidade juntos para economizar o envio?


    Peço desculpas pelo textão, mas pensa no medo de algo dar errado😅.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.