Transcrição do casamento (da minha mãe) e nacionalidade (minha) ao mesmo tempo
Bom dia,
me surgiu uma duvida e não estou encontrando a resposta. Se entendi bem tenho que fazer a transcrição do casamento da minha mãe, pois o declarante do meu nascimento é meu pai, antes de dar entrada no meu pedido de nacionalidade como filha de mãe portuguesa. Isso procede? Não a meios de enviar os dois pedidos juntos e no mesmo envelope? Ouvi relatos de pessoas que não fizeram a transcrição, por isso minha questão.
Agradeço quem puder ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gislaine De Aguiar Guimaraes ,
Sim, procede. Você terá que fazer a transcrição de casamento de sua mãe. Não é possível enviar no mesmo envelope, pois precisam ser enviados para locais diferentes.
@Gislaine De Aguiar Guimaraes no mesmo envelope não, até porque a transcrição do casamento e o pedido de nacionalidade geralmente são feitos por lugares diferentes (CRC do Porto para transcrição e ACP para nacionalidade, por exemplo).
O que algumas pessoas fazem - e não estou dizendo se é certo ou errado - é enviarem os dois processos ao mesmo tempo para os seus respectivos órgãos, já que a transcrição do casamento costuma ser concluída enquanto o pedido de nacionalidade ainda está na fila e nem foi analisado (ainda na bolinha 1 ou 2).
Obs: acredito eu (não tenho certeza) que esse método não funciona para os casos em que se utilizam certidões de batismo, pois aí fica de fora do sistema informatizado.
@arthur_azzi e @texaslady agradeço as informaçoes, realmente havia pensado nisto, em enviar os dois ao mesmo tempo, pois creio que a transcrição sera concluida bem antes do processo de nacionalidade. E para o meu processo de cidadania tenho que enviar certidão de casamento dos meus pais? Se sim, inteiro teor, simples, apostilada....? agradeço
@Gislaine De Aguiar Guimaraes para o seu processo de nacionalidade a certidão de casamento dos seus pais não é necessária.
Caso você seja casada e tenha mudado o nome, é preciso fazer a averbação do seu casamento na sua certidão de nascimento, e algumas pessoas nessa situação também enviam junto a própria certidão de casamento para comprovar a mudança do nome.
Nesse tópico tem mais informações sobre os documentos que você vai precisar para o seu processo: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
Boa noite. Tenho uma dúvida parecida. Meu esposo teve a nacionalidade concedida e temos 3 filhos menores em que ele foi o declarante. É preciso (obrigatório) fazer a transcrição do nosso casamento para pedir a nacionalidade deles?
@Larissa Abr
Para poder responder preciso de duas informações:
1 - Como seu marido obteve a nacionalidade? Por via originária (Como filho ou neto de português) ou derivada (sefardita, tempo de residência)?
2 - O nascimento dos filhos foi declarado com menos de 1 ano?
Supondo que foi por via originária e que o registro foi declarado pelo pai com menos de 1 ano, o ACP costuma dispensar a transcrição do casamento.
@ecoutinho Sim, nacionalidade originária como filho de português e ele declarou o nascimento dos 3 recém-nascidos.
@Larissa Abr neste caso não precisa fazer a transcrição para a nacionalidade dos 3 filhos menores (envie para a ACP seguindo a lista aqui do fórum disponível em guias e informações úteis). Mas sugiro que façam a transcrição porque esta é obrigatória para que você possa ter a nacionalidade como cônjuge, não deixe de dar entrada no seu processo também.
Bom dia a todos, me surgiu mais uma duvida referente aos documentos a serem enviados.
Para a transcrição de casamento da minha mãe encontrei a seguinte lista:
No caso o item 6 deveria ser enviado se o requerimento estivesse sendo feito por mim, mas como é a minha mãe mesmo que esta assinando tudo então não é necessário? Ou seria o RG dela mesmo? Tem algo mais se seria útil enviar?
Para o meu processo de nacionalidade como filha de portuguesa encontrei a seguinte lista:
1. Certidão de nascimento do ascendente português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1C.
2. Certidão de nascimento do filho requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão reprográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da reprográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.
3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente, se for maior que 12 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.
4. Pagamento da taxa de €175, através do link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Logo após o pagamento um email será enviado com o formulário 1C, que deverá ser impresso e preenchido conforme as instruções constantes no final do formulário. Se não receber o email, cheque sua caixa de spam. O formulário deverá ser assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade ou no consulado português.
Teria outros documentos necessários? Meu irmão também vai entrar com processo, exista a possibilidade de enviar os dois processos de nacionalidade juntos para economizar o envio?
Peço desculpas pelo textão, mas pensa no medo de algo dar errado😅.